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Navegando por Autor "COSTA, Pamella de Jesus Luz"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de avaliação e intervenção terapêutica por meio do jogo de tabuleiro “jogo da vida ocupacional”
    (2017) PAIVA, Matheus de Almeida; COSTA, Pamella de Jesus Luz; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
    O AVE decorre da interrupção do fluxo sanguíneo cerebral de etiologias diversas, que afeta o suprimento de oxigênio e nutrientes ao tecido cerebral e, frequentemente, culmina com alterações físicas, cognitivas e ocupacionais. Favorecer o equilíbrio entre a manutenção das funções motoras/cognitivas e o desempenho ocupacional é uma das propostas de intervenção do terapeuta ocupacional no intuito de manter a participação das pessoas com AVE em suas atividades cotidianas, preservando a qualidade de vida e aumentando o senso de bem-estar. As ações de reabilitação envolvem a utilização de uma gama de recursos, padronizados e/ou desenvolvidos de modo específico. No processo de reabilitação, os jogos podem ser facilitadores na identificação e análise de comprometimentos e, em contrapartida, podem proporcionar momentos de prazer, garantindo continuidade à rotina ocupacional. Resultados encontrados na literatura demonstram que os jogos tem implicações positivas na melhoria da percepção de si, favorecem a autoestima, promovem a interação social e o bem-estar. Com base nas informações apresentadas acerca das alterações motoras e cognitivas oriundas do AVE e as potenciais contribuições dos jogos de tabuleiro como estratégias de intervenção terapêutica ocupacional, este trabalho tem por objetivo desenvolver e propor um recurso lúdico para avaliação e reabilitação terapêutica ocupacional de pacientes pós-AVE. Consiste em um estudo documental de abordagem qualitativa, descritiva e de cunho tecnológico, no qual é proposto um protótipo de jogo de tabuleiro, o “Jogo da Vida Ocupacional”, para que terapeutas ocupacionais, mediante um roteiro lúdico, possam avaliar e/ou intervir junto a pacientes com sequelas neurológicas provenientes do AVE, baseando-se no grau de independência e autonomia que estes apresentem para desempenhar atividades cotidianas selecionadas. Acredita-se que este recurso prático e de baixo custo venha ampliar as possibilidades de intervenção em Terapia Ocupacional, levando-se em consideração o contexto brasileiro no qual os jogos eletrônicos de alto custo não compõem habitualmente o quadro de recursos dentro das unidades de saúde pública e que ele possibilite ao paciente a extensão do seu potencial de desempenho nas ocupações diárias, contribuindo positivamente na sua saúde e qualidade de vida.
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