Navegando por Autor "COSTA, Elizabeth Rodrigues da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A concepção pedagógica norteadora da educação de meninas do educandário “Nossa Senhora dos Anjos” (1953-1970)(2019-07-01) COSTA, Elizabeth Rodrigues da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802A presente pesquisa visa abordar a concepção pedagógica do Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” na cidade de Abaetetuba, no período de 1953 a 1970. Criado pelas Missionárias Capuchinhas por intermédio dos poderes municipais e eclesiásticos, a instituição a princípio voltou seus trabalhos educativos para o público feminino, dispondo do ensino primário, que foi o primeiro curso oferecido pelas religiosas para atender as meninas abaetetubenses. Além disso, o estabelecimento de ensino teve o apoio da comunidade local por se tratar de uma instituição religiosa que dispunha de uma educação diferenciada. Além do cunho religioso, o Educandário se destacava como uma instituição privada, assistencialista e educacional. Com base nisso, as questões norteadoras da pesquisa são: Quais as funções pedagógicas assumidas pelas irmãs no funcionamento do estabelecimento? Quais os métodos que orientavam as práticas educativas em sala de aula? Quais as disciplinas e suas ementas? E ainda, quais as práticas avaliativas do ensino-aprendizagem? Para tentar responder tais questionamentos, a pesquisa tem como principal objetivo analisar os princípios norteadores da proposta pedagógica que orientava o ensino primário de meninas no Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” (1953-1970). Sendo este objetivo distribuído da seguinte forma: identificar as funções pedagógicas assumidas pelas irmãs no funcionamento do estabelecimento; identificar os métodos que orientavam as práticas educativas em sala de aula, listar as disciplinas e conhecer as práticas avaliativas do ensino-aprendizagem. Partindo desses objetivos, buscou-se respostas na documentação produzida pela própria instituição, de modo que viesse elucidar os motivos que levaram a origem do colégio no município de Abaetetuba e principalmente a concepção educativa das religiosas. A análise do período investigado foi feita com base na nova história Cultural defendida por Chartier, que proporciona ao pesquisador analisar de diferentes formas os fatos e acontecimentos singulares de uma determinada sociedade. Os dados encontrados na pesquisa, revelam que os princípios norteadores da instituição, visavam uma educação pautada em princípios religiosos da igreja católica, assim como, a formação de meninas para se tornarem futuramente mulheres encaixadas nos pressupostos dos anseios sociais da época, apoiados pelo Estado e pela igreja. As religiosas que administravam o colégio, além das funções de professoras, mestras, Superiora, diretora e secretária, desempenharam outras funções que envolviam missão para além dos portões do colégio. O currículo do Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” incluía disciplinas como português, história, geografia, aritmética, ciências e religião e as seguintes práticas educativas: Educação Moral e Cívica, Jogos, Recreação e Música. As práticas avaliativas eram realizadas apenas por verificação de notas das provas realizadas pelas alunas para a promoção da série seguinte ou conclusão de curso. As prescrições encontradas nos documentos do Educandário que iam desde os métodos pedagógicos em sala de aula, disciplinas e práticas avaliativas, revelam que a instituição visava formar meninas nos pressupostos de uma educação, que além da base religiosa, valorizava o ideal feminino propagado no período, de forma que as alunas fossem formadas para desempenharem seu papel como futuras mães, esposas e do lar.