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Navegando por Autor "COSTA, Barbara Liliane Cardoso"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento e avaliação de oficinas culinárias a partir do uso integral dos alimentos em um CAPS AD
    (2019) COSTA, Barbara Liliane Cardoso; SANTOS, Thaís de Oliveira Carvalho Granado; http://lattes.cnpq.br/0083146548899041; https://orcid.org/0000-0001-9496-4561; MENDONÇA, Xaene Maria Fernandes Duarte; http://lattes.cnpq.br/7489452248839331; https://orcid.org/0000-0002-0958-276X
    Introdução: O Aproveitamento Integral dos Alimentos promove o fácil acesso à alimentação, torna a preparação de baixo custo e melhora o valor nutricional, além de auxiliar com a redução do lixo orgânico descartados no meio ambiente e desperdício de alimentos. As oficinas culinárias com foco na utilização integral dos alimentos estão entre as atividades terapêuticas que podem ser realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool Drogas (CAPS AD) e que auxiliam no tratamento dos usuários de substâncias psicoativas por meio da prática e conscientização do uso integral dos alimentos. Objetivo: Desenvolver e avaliar oficinas culinárias a partir do uso integral dos alimentos em um CAPS AD de Belém -PA. Material e Métodos: Estudo de delineamento descritivo, exploratório e quanti -qualitativo realizado entre junho e outubro/2019 por meio da aplicação de formulário semiestruturado que permitiu identificar o conhecimento do público estudado acerca do uso integral dos alimentos, além da aplicação de um teste de aceitabilidade referente às preparações elaboradas durante as oficinas culinárias. Resultados: Participaram da pesquisa 23 usuários, em que um total de 65,2% dos entrevistados relatou não ter ouvido e não saber se já ouviu falar em uso integral dos alimentos. Com relação a aceitabilidade das preparações, o resultado foi positivo para todas as avaliações realizadas. Conclusão: Foi possível identificar a falta de conhecimento sobre o uso integral dos alimentos pela maioria dos usuários, indicando a necessidade de abordar o tema por meio de atividades educativas.
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