Navegando por Autor "CORREA, Keliane de Avelar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental(2019-09-03) CORREA, Keliane de Avelar; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412Este estudo foi realizado na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “de Jauacá”, na zona rural do município de Cachoeira do Arari. Teve por objetivo geral investigar a prática pedagógica de uma professora no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula e como objetivos específicos apresentar as falas das 5 crianças em torno das práticas pedagógicas em sala de aula e analisar os excertos de fala da professora X e das crianças. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora e cinco alunos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, onde se apresentam as falas da docente acerca de sua prática pedagógica na alfabetização revelando suas concepções sobre estas, e as falas das crianças em não se perceberem como crianças leitoras com base nessa prática. Como fundamentações teóricas/metodológicas destacam-se os seguintes autores: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). No plano metodológico se constitui numa pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. A pesquisa revelou alguns dilemas na prática pedagógica, com compreensões tradicionais e crítico-libertadoras sobre o processo de alfabetização, como também permitiu ampliar o conhecimento acerca das práticas pedagógicas no processo de ensino - aprendizagem em relação a apropriação da leitura e escrita.