Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CORDEIRO, Andreza da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Oralidade e saberes tradicionais sobre ervas medicinais: uma sequência didática com o gênero entrevista
    (2025-11-05) CORDEIRO, Andreza da Silva; FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8155333994769932; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128
    O presente artigo busca desenvolver e refletir sobre a possibilidade de práticas educativas que relacionam os saberes sobre as ervas medicinais como suporte para o desenvolvimento da escrita, leitura e oralidade. Este estudo tem como principal base teórica Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2005), que fundamentam a construção proposta de uma sequência didática para trabalhar esse saber a partir do gênero entrevista. Assim, este estudo foi motivado pela questão: de que maneira, a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual entrevista com foco nos saberes das ervas medicinais, pode contribuir na ampliação das práticas de escrita de alunos da rede municipal de Tracuateua-PA? Dessa maneira, esse estudo tem sua importância atrelada à promoção da valorização de um saber tradicional que está se perdendo com o tempo. Portanto, pode-se observar que o gênero entrevista é uma ferramenta pedagógica com grande potencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, assim como de oralidade. Outrossim, os resultados também estimulam reflexões acerca da importância da oralidade na construção de conhecimentos dentro da disciplina de língua portuguesa e na comunicação social por parte do alunado, pressupondo que o trabalho pedagógico com o gênero textual entrevista por meio de uma sequência didática pode contribuir para a valorização do conhecimento sobre ervas medicinais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA