Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "COIMBRA, Renata Gabriele Ferreira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A inclusão de crianças com TDAH na escola pública: um estudo de caso na E.M.E.I.E.F. “Rotary”
    (2018-08-23) COIMBRA, Renata Gabriele Ferreira; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666; https://orcid.org/0000-0002-6264-5387
    Este Trabalho de Curso (TCC) enfatizou o tema “Inclusão Escolar de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em uma escola pública Municipal de Belém-PA” e é especificamente do tipo estudo de caso. A coleta de dados desse TCC foi feita na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rotary durante o meu período de estágio enquanto bolsista do Projeto “Formação de professores para uma escola inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses” do Grupo de Estudos e Pesquisas INCLUDERE, o qual era financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ocorrido no ano de 2017. Assim, o objeto deste trabalho foi direcionado para “A Inclusão Escolar de Crianças com TDAH nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M. E.I.E.F. Rotary, do Município de Belém-PA”. O objetivo geral desse trabalho buscou compreender como estava ocorrendo a inclusão escolar de crianças com TDAH nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F. “Rotary”. Os objetivos específicos desta pesquisa, com base nos teóricos da área, trataram de: Definir e caracterizar o que é o TDAH; Identificar as propostas dos teóricos acerca de inclusão de crianças com TDAH nas escolas; e, por fim, Analisar o que a escola estava fazendo para garantir a inclusão de crianças com TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental, esta se fez por meio de entrevista feita com alguns professores da sala regular e análise documental mediante ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. Com este estudo, foi possível concluir que o processo educativo de crianças com TDAH bem como sua inclusão na E.M.E.I.E.F. “Rotary”, ainda “caminha” para o que realmente se espera constatar sobre Inclusão Escolar de Crianças com TDAH em Escola Pública. O estudo permitiu concluir que a E.M.E.I.E.F. “Rotary” promove práticas em grande parte em caráter de tentativas de: inclusão, adequação, metodologias... Conclui-se também, a partir dessa pesquisa de campo, que falta assistência efetiva por parte da escola para com os professores. Tendo em vista essas conclusões, percebeu-se que há na verdade nessa escola, uma “inclusão-excludente”, uma vez que, a escola recebe esses alunos com necessidades educacionais especiais, porém esses sujeitos são consideravelmente ignorados e continuam a carecer de um processo de escolarização de qualidade. Também foi possível concluir que a escola pesquisada necessita de mudanças teórico-práticas a respeito do assunto, pois o tema da inclusão ainda carece de um debate maior no interior das escolas públicas e, portanto, convencer a comunidade escolar de que uma escola inclusiva é uma escola que respeita as particularidades dos sujeitos que nela adentram e de que o tema também exige formações permanentes envolvendo não apenas os professores de crianças com TDAH, mas todos os demais membros do coletivo da unidade de ensino, pois a inclusão escolar exige colaboração de todos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA