Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CHAVES, Larissa Melo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança como componente da educação escolar: uma proposta curricular para a inserção da dança na Escola de Aplicação da UFPA
    (2017-12-22) CHAVES, Larissa Melo; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Esta monografia tem por objetivo propor a estruturação de um currículo de dança para o segundo ano do Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação da UFPA- E/AUFPA, bem como analisar e sugerir metodologias utilizadas na aplicação do mesmo frente à escola em questão. Como fundamentação do presente objeto, utilizo as concepções de dança enquanto linguagem, tratadas por Isabel Marques (2011), na busca por uma aplicação crítica e criativa da dança em contexto escolar, baseando-me nas concepções de currículo referendadas por Silva (2010). Neste contexto, destaco a adoção de alguns documentos produzidos pelo Ministério da Educação como importantes instrumentos de auxílio da prática de dança na escola, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte- PCN arte (1997) e a Base Nacional Curricular Comum- BNCC (2017), bem como o estudo de conhecimentos trazidos por autores que se aproximam da arte-educação, como Rudolf Laban (1978), Thereza e Stephen Cone (2015) e Leonora Lobo e Cássia Navas (2007), de acordo com as atualizações necessárias à E/AUFPA. Na busca pela ratificação da linguagem Dança enquanto componente curricular necessário à educação humana, proponho a compreensão da dança enquanto potência educativa, pautada na relação entre movimento e arte.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA