Navegando por Autor "CHAVES, Juliana Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?(2018-07-16) CHAVES, Juliana Silva; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a disciplina ou indisciplina de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), quando ela não se encaixa nos padrões de uma escola regular tendo em vista o seu fracasso escolar, antes de seu diagnóstico definitivo. Busca-se compreender o TDAH, a importância de um diagnóstico e as formas de tratamento, bem como de que modo este vem sendo abordado no campo da Educação. O papel da escola e as questões relativas aos medicamentos utilizados neste tratamento também constituem o campo de estudo desta pesquisa. O referencial teórico principal está baseado no Manual DSM-5 (2014), Silva (2014), Argollo (2003), Mattos (2003) e Manual DSM-IV (2002). O material empírico foi obtido em quatro escolas do município de Barcarena/PA por meio de questionários para docentes. A partir dos dados coletados, pode-se constatar que é preciso descaracterizar o conceito de que comportamentos fora dos padrões pode ser algum tipo de distúrbio e o qual deva ser medicado. E perceber que isso pode acarretar sofrimento para a criança, que apresentava apenas certas dificuldades em que foi transformado em doenças que precisariam ser curadas, para se encaixar em normas pré-estabelecidas.