Navegando por Autor "CASTRO, Amanda Chelly Nascimento de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ludicidade no ensino de monômios e polinômios: uma abordagem ativa e interativa integrando geometria, material manipulável e recurso digital(2024-08-21) CASTRO, Amanda Chelly Nascimento de; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384Esta pesquisa visa demonstrar como a combinação de conhecimentos prévios dos alunos sobre geometria com materiais manipuláveis e recursos digitais pode melhorar a compreensão de monômios e polinômios. Realizada na Escola Estadual Professor Marcos Nunes, em Santa Maria do Pará, a pesquisa começou em 2022 com um aluno durante a pandemia e foi adaptada para uma turma em 2024. Observou-se que alunos expostos a jogos matemáticos entre 2022 e 2023 mostraram maior receptividade e desempenho com abordagens lúdicas. Apesar de lacunas no aprendizado, a simplificação da linguagem e a introdução de jogos e atividades digitais aumentaram o interesse dos alunos pela matemática. Duas turmas do 8º ano participaram da pesquisa, oferecendo dados quantitativos e qualitativos. As dificuldades no ensino foram evidenciadas, com alunos reconhecendo a importância de métodos diferenciados, embora nem sempre utilizados pelos professores. A pesquisa sugere que a escola revise suas metodologias para melhorar o aprendizado e evitar a antipatia pela matemática.