Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CARVALHO, Tamires Barros de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Era uma vez a educação inclusiva na literatura infantil
    (2018-03-06) CARVALHO, Tamires Barros de; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    O tema Educação Especial, modalidade de ensino da Educação Básica, na perspectiva da inclusão tem ganhado destaque nas obras de literatura para crianças. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar, em livros de literatura infantil, a abordagem feita acerca das pessoas com deficiência na condição de personagens das histórias. Os livros selecionados foram do acervo complementar de alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento disponibilizado às escolas públicas no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os títulos (ABC dos animais; Lilás, uma menina diferente; Sofia, a andorinha; Quem é a Glória?; Quem ganhou o jogo? Explorando a adição e a subtração; O silencioso mundo de Flor) são para o trabalho com a alfabetização dos alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental. A deficiência auditiva, a deficiência visual e a deficiência física, são os temas mais abordados nas obras. A abordagem dada à pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo estudo bibliográfico. Com base na metodologia de análise de conteúdo, a investigação apontou que os livros abordam uma Educação Inclusiva que respeita as diferenças e valoriza os potenciais das pessoas com deficiência. Outro aspecto relevante foi o fato de a literatura infantil possibilitar a formação de leitores críticos, desde crianças.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA