Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CARVALHO, Aurilene de Jesus Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre perspectivas e desafios: atuação do pedagogo/a na classe hospitalar
    (2021-02-22) CARVALHO, Aurilene de Jesus Costa; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Este estudo buscou evidenciar os desafios e perspectivas acerca da atuação do/ pedagogo/a na classe hospitalar. Objetivo central deste estudo se pautou em compreender a atuação e papel do/a pedagogo/a em classe hospitalar. Para tanto, utilizamos como artifício de investigação a pesquisa bibliográfica na perspectiva qualitativa, no qual foi realizado uma análise teórica-metodológica a partir da releitura das principais pesquisas que publicizam dados e informações pertinentes aos trabalhos pedagógicos no âmbito dos hospitais. Desta forma, o trabalho foi subsidiado a partir das contribuições teóricas de alguns decretos e autores Brasil(2002), Matos (2010), Mugiati (2006), Fonseca(1999, 20030) Ribeiro (2012) e entre outros que foram de suma importância para concretização deste estudo A referida pesquisa encontra sistematizada em três ensaios que trazem apontamentos acerca dos desafios e perspectivas do pedagogo nas classes hospitalares. Sendo que as DCNs da Pedagogia (BRASIL, 2006) salienta que o curso visa formar o pedagogo para atuação em espaços escolares e não escolares, no entanto, é notório que a formação de professores é priorizada para o espaço escolar, no entanto, a pedagogia hospitalar que se constitui enquanto uma área da docência bastante relevante, em muitos casos é negligenciada. Desta forma, são encontrados alguns desafios da docência na Pedagogia hospitalar, como o direito negado, desvalorização profissional da Pedagogia Hospitalar; processo emocionais relacionados ao sofrimento e morte dos pacientes-estudantes; ausência da estrutura física e de profissionais qualificados, haja vista que a formação continuada não é oportunizada, promovida e instigada.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA