Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CARDOSO, Solange de Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologias criativas no ensino de física: histórias em quadrinhos criadas com ferramentas manuais e automatizadas
    (2024-12-20) CARDOSO, Solange de Lima; CHAGAS, Maria Liduína das; http://lattes.cnpq.br/3505845652843695; 0000-0002-5102-0154; MOURA, Thiago Rafael da Silva; http://lattes.cnpq.br/6484641635804030; 0000-0001-8981-979X
    O presente trabalho explora o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como uma ferramenta pedagógica inovadora para o ensino de Física. A proposta consiste em desenvolver duas revistas em quadrinhos baseadas na trajetória de Marie Curie, integrando elementos históricos e científicos com o objetivo de facilitar a compreensão de conceitos complexos, como a radioatividade. O objetivo geral da pesquisa é investigar o potencial das HQs como recurso educacional, analisando o impacto de abordagens construtivistas e de tecnologias digitais no desenvolvimento desses materiais. Especificamente, o estudo busca criar narrativas sobre a vida de Marie Curie e utilizar plataformas como ©Pixton, Microsoft Copilot Designer e Canva para o desenvolvimento das ilustrações e a montagem das revistas. A justificativa do estudo fundamenta-se na necessidade de inovar metodologias de ensino em disciplinas tradicionalmente desafiadoras, como a Física, promovendo uma abordagem mais lúdica e acessível. A metodologia adotada incluiu etapas como: revisão bibliográfica, elaboração de roteiros baseados na vida de Marie Curie, desenvolvimento de ilustrações utilizando ferramentas manuais e automatizadas, e a montagem final das revistas em quadrinhos. Os resultados demonstram que a integração de tecnologias criativas, como a inteligência artificial, e criação de ilustração manual viabiliza a produção de materiais didáticos lúdicos e atrativos, capazes de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Embora o material produzido não tenha sido aplicado diretamente em sala de aula, ele apresenta um grande potencial para engajar estudantes e facilitar a compreensão de conceitos abstratos. O estudo reforça que as HQs podem se consolidar como uma ferramenta eficaz e interdisciplinar no ensino de Física, contribuindo para tornar o aprendizado mais lúdico e acessível.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA