Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA
    (2014-12-17) CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    Este trabalho é um relato de experiência sobre as atividades educacionais desenvolvidas a partir do estágio docente realizado no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará no ano de 2012. Para a organização e apresentação das informações, utilizei a narrativa histórica e linear dos fatos. A construção e destaque do enredo descrito foram realizados com base nos momentos formativos de um grupo de professores estagiários, no qual me incluo, e de nossos alunos. Esse processo será evidenciado sob a ótica e ênfase da experiência que tivemos quando desenvolvemos atividades de ensino de física nos anos iniciais, logo os destaques foram dados aos elementos que expressaram as possibilidades de aprendizagem desse processo. Para isso, foram utilizados os diários, atividades, filmagens e entrevistas que ilustrem as experiências vivenciadas por nós, evidenciando a riqueza formativa da mesma com base nas possibilidades e enfrentamento das dificuldades. Nesta perspectiva, para nós professores estagiários, foi evidenciada: a possibilidade de aprender sobre a construção de projeto de investigação científica, o enfrentamento das dificuldades formativas e de conhecimento teórico sobre o conhecimento físico em nível escolar básico, o desafio de ensinar uma temática que não era familiar e de fácil receptividade, transpor de forma didática esse conhecimento aos alunos. Para as crianças, foi evidenciada a possibilidade de aprender ciências com o viés do conhecimento físico, participar de atividades práticas e da elaboração de um projeto de pesquisa infantil sobre a temática. A mudança de abordagem, a rejeição, o enfrentamento e a superação fizeram parte da nossa construção e constituição enquanto docentes. Sincronicamente, entendo que os estudantes têm a oportunidade de participar de aulas de sequências didáticas, experimentos, projeto de ciências, perceber o conhecimento físico como parte integrante da área científica e como conhecimento possível de ser ensinado nos anos iniciais de ensino, com potencialidade de compreensão e aprendizagem dos mesmos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA