Navegando por Autor "BRITO, Jamile da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiência docente com dialogicidade em estágio supervisionado na EJAI do curso de Pedagogia da UFPA/CCAST(2023-09-18) BRITO, Jamile da Silva; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182O presente trabalho tem como objetivo relatar as vivências na docência com dialogicidade de uma acadêmica de pedagogia no estágio supervisionado na Educação de Jovens, Adultose Idosos (EJAI). Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e descritiva, com uso de observações, diário de campo e conversas informais durante a realização do estágio de observação e regência no primeiro semestre de 2023, em uma turma no turno da noite do 1o seguimento e 2a etapa A, que corresponde ao 4o e 5o ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, composta por 22 alunos matriculados, com uma professora regente, em uma escola municipal de Castanhal. Os resultados da experiência, no estágio de observação, permitiram momentos de vivências humanizadas e aprendizagens dialogadas com superação dos atos de ensino. Percebeu-se a presença do método tradicional de ensino da professora regente. Porém, com diálogos construtivos, considerando as necessidades e anseios dos alunos, constatando-se que para a regência na EJAI, podem ser utilizadas diferentes estratégias de ensino. Conclui-se que a dialogicidade, na sala de aula, é fundamental para entender a realidade, as dificuldades, assim como, criar um ambiente em que os educandos se sintam bem em compartilhar suas dúvidas, tornando o aprendizado significativo e envolvente, pois encontram-se mais motivados para participar das aulas na EJAI.