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Navegando por Autor "BRIGIDA, Sara Soares de Santa"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios da educação especial sob a ótica do Plano Nacional de Educação 2014/2024
    (2018-08-24) BRIGIDA, Sara Soares de Santa; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666
    O tema norteador da presente monografia é a Educação Especial e seus desafios, pois entendemos que a escola tem a função social de promover a educação formal dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, podendo ainda ser substitutivo à educação regular. Desse modo, o objetivo geral do trabalho foi analisar as estratégias contidas na meta 4 previstas no Plano Nacional da Educação 2014/2024 sob à ótica da Educação Especial. Para elaboração da pesquisa foi utilizada uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental, tendo em vista a consecução do objetivo geral do presente estudo. Caracterizei historicamente a questão da educação especial no Brasil e o tratamento dado pela legislação ao longo do tempo. Apresentei, também, os aspectos relacionados com as metas e estratégias elencadas no PNE 2014-2024. A literatura pesquisada me permitiu concluir que a educação especial é uma mudança de paradigma que envolve ações políticas, sociais e pedagógicas, valorizando a diversidade, e, fundamentalmente, trazendo mudanças estruturais para o contexto escolar, tanto nos profissionais como nos processos. Por fim, entendemos que este estudo é apenas uma pequena contribuição frente ao grande desafio da comunidade acadêmica, profissionais da educação e das políticas públicas em trazer soluções tangíveis no sentido de implementar de forma global a escolarização estudantes com necessidades especiais, entretanto, achamos mais importante foi o fato de problematizarmos todo esse discurso que vem preconizado no PNE 2014-2024 na busca do reconhecimento e na garantia das conquistas históricas dos movimentos sociais e dos direitos humanos.
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