Navegando por Autor "BRASIL, Jeniffer Reis"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O documentário “Homem e os recifes” como instrumento para o ensino-aprendizagem(2018-12-21) BRASIL, Jeniffer Reis; NAKAYAMA, Luiza; http://lattes.cnpq.br/3771896759209007; BEZERRA, Marcia Francineli da Cunha; http://lattes.cnpq.br/2275873646187765O Programa Sala Verde Pororoca: espaço socioambiental Paulo Freire, convênio UFPA – MMA, criado em 2006, vem desenvolvendo trabalhos na esfera da Educação Ambiental (EA) e inclusão social por meio de subprojetos que utilizam o audiovisual como ferramenta de ensino. Dentre esse projeto está o EACINE. Em sua quarta edição, o projeto teve como objetivo contribuir para a aprendizagem em EA, para alunos do ensino fundamental II. Para coleta de dados, aplicamos um questionário semi-estruturado com quatro questões abertas e uma questão fechada aos alunos do sexto, sétimo e oitavo ano do Colégio Dom Mário. O mesmo foi aplicado antes e após a exibição do documentário “Homem e os recifes” do Projeto Coral-Vivo seguido de uma atividade prática com organismos marinhos. Após análise qualitativa das respostas, foi possível identificar em 84,1%, dos 63 participantes, o acréscimo de informações nas respostas em comparação às primeiras respostas dadas antes do documentário e atividade prática. Quando feita a análise dos dados quantitativos das respostas dos alunos do sexto ano, houve um aumento médio de 8 pontos de acertos a mais do que as respostas dadas antes da sensibilização ambiental, no sétimo ano houve aumento médio de 22 pontos de acertos a mais e no oitavo ano houve aumento médio de 9 pontos de acerto. Após a sensibilização ambiental quando perguntados sobre qual atividade trouxe maior contribuição para aprendizagem sobre corais, 73 % responderam que tanto o vídeo quanto a prática foram importantes para o aprendizado. Os parâmetros de qualidade som, imagem e conteúdo foram considerados excelentes em todas as turmas participantes. Concluímos que a utilização de audiovisual para o ensino de EA, como “Homens e os Recifes”, e o momento prático demonstrou ter um grande poder transformador de opinião e de aumento do senso crítico, sendo, dessa forma, um instrumento de ensino e aprendizagem altamente eficaz.