Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BORGES, Eduarda dos Reis"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mapa educacional e cultural do Instituto Santa Teresinha-Bragança-PA, na formação do povo bragantino, no século XX
    (2025-10-24) BORGES, Eduarda dos Reis; ROSÁRIO, Maria José Aviz do; http://lattes.cnpq.br/3131365668866598
    O presente artigo, intitulado Mapa educacional e cultural do Instituto Santa Teresinha - Bragança – PA., na formação do povo bragantino, no Século XX, visa apresentar e discutir os resultados do plano de trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) (UFPA-AF 2024 (IC) – (PRO6174-2022), desenvolvido no período de: 01/09/2024 a 31/08/20251. O plano objetivou construir um mapa com as contribuições educacional e cultural do Instituto Santa Teresinha – Bragança-PA, na formação do povo bragantino, em termos metodológicos, o trabalho foi construído, por meio de fontes históricas impressas e iconográficas (fotográficas) pelas quais se problematizou dados sobre os processos de educação e cultura escolares construídas no Instituto Santa Teresinha, de Bragança do Pará, no século XX, seus resultados apontam, por meio de análise das produções bibliográficas e levantamento documental associadas à entrevista com uma das irmãs que atua a décadas no Instituto Santa Teresinha, possibilitou compreender a relevância da instituição e de seus protagonistas para a formação cultural e educacional de Bragança ao longo do século XX, mostrando que o Instituto não é apenas um espaço escolar, mas um centro de identidade, memória e transformação social. A análise das produções bibliográficas, associada à entrevista com uma das irmãs, possibilitou compreender a relevância da instituição e de seus protagonistas para a formação cultural e educacional de Bragança ao longo do século XX, mostrando que o Instituto não é apenas um espaço escolar, mas um centro de identidade, memória e transformação social.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA