Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BITTENCOURT, Larissa da Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação inicial à docência: uma experiência no programa de residência pedagógica no curso de Pedagogia da UFPA
    (2024-11-04) BITTENCOURT, Larissa da Costa; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    O presente trabalho é um relato de experiência de participação no Programa da Residência Pedagógica ( PRP) em parceria com o curso de Letras-Língua Portuguesa, intitulado “Saberes tecidos em escritas e leituras: Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica”, desenvolvido na Universidade Federal do Pará - UFPA/campus Belém, na escola-campo, uma Unidade de Educação Infantil do Município de Belém do Pará, cujo objetivo foi problematizar a experiência na escola-campo. O referencial teórico está baseado nos autores Smolka (2012), Cardoso (2020), Fernandes (2024), BNCC (2017), Cunha (2023) e Kárcia (2016). A metodologia da experiência apoia-se na abordagem qualitativa por meio da pesquisa colaborativa, bibliográfica, discussão coletiva entre residente/preceptor para o desenvolvimento do projeto didático-pedagógico, enfatizando a importância da contação de história na creche. O projeto foi desenvolvido em três etapas: a leitura da história da “Folhinha de Outono”, em seguida as crianças realizaram desenhos de diferentes formatos de folhas, tendo como resultado uma árvore com as folhas desenhadas e coloridas por elas, promovendo, de acordo com a BNCC (BRASIL, 2017) várias habilidades, como a criatividade, a coordenação motora, a socialização e o desenvolvimento cognitivo, em consonância com os campos de experiência “corpo, gestos e movimentos”, “escuta, fala, pensamento e imaginação” e “traços, sons, cores e formas”. Conclui-se que a experiência foi significativa para as crianças e também a reflexão de como é importante a contação de histórias em sala de aula para o desenvolvimento da imaginação infantil, de valores e condutas afirmativas diante do contato com a literatura, a leitura e a escrita. Do mesmo modo, a Residência Pedagógica contribuiu com vivências e qualificações formativas sobre a construção da identidade profissional, um aprendizado que tem um papel importante no desenvolvimento dos futuros docentes, como também, a afetividade pelo contato e a vivência com as crianças.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA