Navegando por Autor "BITTENCOURT, Larissa da Costa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação inicial à docência: uma experiência no programa de residência pedagógica no curso de Pedagogia da UFPA(2024-11-04) BITTENCOURT, Larissa da Costa; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383O presente trabalho é um relato de experiência de participação no Programa da Residência Pedagógica ( PRP) em parceria com o curso de Letras-Língua Portuguesa, intitulado “Saberes tecidos em escritas e leituras: Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica”, desenvolvido na Universidade Federal do Pará - UFPA/campus Belém, na escola-campo, uma Unidade de Educação Infantil do Município de Belém do Pará, cujo objetivo foi problematizar a experiência na escola-campo. O referencial teórico está baseado nos autores Smolka (2012), Cardoso (2020), Fernandes (2024), BNCC (2017), Cunha (2023) e Kárcia (2016). A metodologia da experiência apoia-se na abordagem qualitativa por meio da pesquisa colaborativa, bibliográfica, discussão coletiva entre residente/preceptor para o desenvolvimento do projeto didático-pedagógico, enfatizando a importância da contação de história na creche. O projeto foi desenvolvido em três etapas: a leitura da história da “Folhinha de Outono”, em seguida as crianças realizaram desenhos de diferentes formatos de folhas, tendo como resultado uma árvore com as folhas desenhadas e coloridas por elas, promovendo, de acordo com a BNCC (BRASIL, 2017) várias habilidades, como a criatividade, a coordenação motora, a socialização e o desenvolvimento cognitivo, em consonância com os campos de experiência “corpo, gestos e movimentos”, “escuta, fala, pensamento e imaginação” e “traços, sons, cores e formas”. Conclui-se que a experiência foi significativa para as crianças e também a reflexão de como é importante a contação de histórias em sala de aula para o desenvolvimento da imaginação infantil, de valores e condutas afirmativas diante do contato com a literatura, a leitura e a escrita. Do mesmo modo, a Residência Pedagógica contribuiu com vivências e qualificações formativas sobre a construção da identidade profissional, um aprendizado que tem um papel importante no desenvolvimento dos futuros docentes, como também, a afetividade pelo contato e a vivência com as crianças.