Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BARBOSA, Andressa Fabyann de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desigualdades raciais vivenciadas por crianças negras no Ensino Fundamental em Bragança (PA)
    (2025-10-21) BARBOSA, Andressa Fabyann de Oliveira; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061; https://orcid.org/0000-0002-3503-963X
    Este trabalho teve como objetivo geral analisar as desigualdades raciais vivenciadas por crianças negras no Ensino Fundamental em Bragança (PA). O método se fundamenta em abordagem qualitativa, com desenvolvimento de observação participante e roda de conversa estruturada em contação de história e elaboração de desenho, com participação de 9 (nove) crianças matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental de escola pública municipal. A interpretação dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo, conforme Laurence Bardin. Os resultados evidenciam em desenhos a centralidade da figura humana, valorização do protagonismo e vínculo com contextos culturais. Observou-se, ainda, que certas práticas de supervisão e disciplina podem reproduzir hierarquias, conferindo papéis desiguais às crianças com base na cor da pele, mesmo quando seus comportamentos são semelhantes aos dos colegas. As interações lúdicas revelam como estereótipos e desigualdades raciais manifestadas de forma simbólica, limitando o protagonismo das crianças negras. Conclui-se a necessidade de práticas pedagógicas que promovam alternância de papéis, valorização da diversidade e reconhecimento racial, garantindo que todas as crianças possam expressar-se plenamente e ocupar posições centrais em suas interações e atividades escolares.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA