Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "AMORAS, Llilian Kelly Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades de quilombolas aprovados no processo seletivo especial da UFPA Castanhal em permanecer/concluir o curso
    (2018-04) AMORAS, Llilian Kelly Oliveira; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O Trabalho de Curso (TCC) intitulado: “Dificuldades de Quilombolas Aprovados no Processo Seletivo Especial da UFPA Castanhal em Permanecer/Concluir o Curso”, encerra um primeiro ciclo de estudos sobre populações quilombolas desenvolvidos durante meu curso de graduação e enquanto bolsista do Programa Universidade no Quilombo - UFPA sob coordenação do Prof. Dr. Assunção Amaral. Intenciona-se com a elaboração desse trabalho promover a comunidade docente/discente assim como as comunidades remanescentes quilombolas a oportunidade de entender e compreender as peculiaridades no que tange a questão das dificuldades encontradas pelos alunos oriundos de tais comunidades que são aprovados no Processo Seletivo Especial da UFPA Castanhal em Permanecer/Concluir o curso de graduação. Tem como objetivo geral, buscar meios para explicar as dificuldades de permanecer/ concluir o curso de graduação dos alunos quilombolas aprovados no processo seletivo especial para quilombolas na universidade. Para atingir os objetivos da investigação optou-se como delineamento de pesquisa, o estudo de Casos descritivo, centrado em um caso particular, de seis alunos sobre o Processo Seletivo Especial quilombola (PSE) aprovados no segundo semestre de 2012 a 2017 ingresso no ano seguinte por meio da resolução nº 4.309 que reservou 2 vagas por (acréscimo) a alunos quilombolas. Para tanto realizei uma analise qualitativa dos dados, coletados a partir de uma entrevista, realizada no mês de janeiro, fevereiro e inicio de marco de 2018, com seis alunos aprovados no Processo Seletivo Especial quilombola (PSE). Os resultados apontam a percepção dos entrevistados com o avanço das políticas de ações afirmativas que os possibilitam adentrar e permanecer no ensino superior apesar das dificuldades que podem surgir, porém a discriminação racial dentro da Universidade ainda é algo a ser trabalhado com todos os alunos da instituição.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA