Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "AMARAL, Thaiyza Mirela Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta pedagógica para o ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação nos cursos de graduação em enfermagem
    (2019-12-25) AMARAL, Thaiyza Mirela Oliveira; BRITO, Stelacelly Coelho Toscano de; http://lattes.cnpq.br/1551922001847261; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953
    Considerando a questão da pesquisa: como introduzir o ensino do Empreendedorismo na Enfermagem? Este estudo tem o objetivo de construir uma proposta pedagógica para a introdução do ensino do Empreendedorismo a estudantes de nível superior em Enfermagem. Trata-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa, fundamentada no método Delphi, em que foi utilizado o e-Delphi. O estudo é feito em quatro rodadas, sendo a primeira qualitativa e as demais, quantitativas. O tipo de amostra deste estudo é nomeado como Bola de Neve, e nove professores participaram das rodadas. Como resultados obtidos, as seguintes variáveis atingiram consenso: compreensão do que é empreendedorismo; vertentes do empreendedorismo; competências empreendedoras; características do enfermeiro empreendedor; maneiras de fomentar competências empreendedoras; experiência docente; impacto do contexto no ensino do empreendedorismo; desafios do ensino na área; período do ensino do empreendedorismo dentro dos cursos; estratégias de inserção do ensino do empreendedorismo; caráter das disciplinas de empreendedorismo. número ideal de disciplinas; carga horária ideal; metodologias ativas para o ensino do empreendedorismo; caráter dos projetos de pesquisa e extensão; atividades dos projetos de extensão e temas dos projetos de pesquisa. Conclui-se que o estudo atingiu o seu objetivo e que foi relevante devido a sua contribuição para a temática, que ainda é limitada no Brasil, se comparada a outros países. O quantitativo de participantes e a permanência dos mesmos durante as rodadas foi um fator limitante do estudo. Além disso, os resultados evidenciam que as competências e as características não dialogam entre si, ou seja, o que se entende por ser competências importantes a serem trabalhadas nos estudantes não possui relação com o perfil apontado como o ideal para o enfermeiro empreendedor com êxito no mercado de trabalho. Sendo assim, é possível vislumbrar para um próximo estudo envolver os enfermeiros que possuem experiências em empreendimentos, para buscar identificar e entender quais fatores foram fundamentais e que tornaram possível empreender na enfermagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA