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Navegando por Autor "ALMEIDA, Lucas Oliveira de"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem computacional no movimento de partículas em suspensão no estuário do rio Pará
    (2019-12-05) ALMEIDA, Lucas Oliveira de; ROSÁRIO, Renan Peixoto; http://lattes.cnpq.br/8003860457518342; https://orcid.org/0000-0003-2913-0514
    Esta pesquisa investigou a movimentação de partículas em suspensão no estuário Rio Pará, um dos maiores rios do norte do Brasil, através da modelagem computacional. Utilizando o estuário do rio Pará e uma parte da plataforma continental próxima como domínio, realizou-se a modelagem hidrodinâmica utilizando o programa Delft 3d flow para a criação de malha flexível e a função drogues para a simulação da movimentação das partículas em suspensão. Foram realizadas simulações para dois períodos de diferentes descargas fluviais, um de baixa descarga fluvial(2200 m3/s) e outro de alta descarga fluvial (12200 m3/s). Ambos cenários foram concluídos com 30 dias de simulação, utilizando um passo de tempo de 5 minutos gerando resultados de uma em uma hora. A calibração do modelo foi realizada através da comparação dos dados da modelagem computacional e dados in situ. Quatro derivadores virtuais foram lançados para simular o movimento de partículas em suspensão no fluido. Sendo o derivador 04 lançado às proximidades do fundeadouro de Mosqueiro à aproximadamente 85 Km da boca do estuário, o numero 1 à aproximadamente 50 Km da boca, o segundo cerca de 13 Km do cabo Maguari (porção externa) e o número 3 na porção externa central a boca do estuário(à 20Km da ilha dos Guarás) . Os resultados mostram que em períodos de baixa descarga fluvial há uma tendência de deslocamento de partículas para noroeste, com maior dificuldade das partículas localizadas na região mais interior do estuário de chegarem ao oceano. Já em períodos de alta descarga fluvial há maior facilidade das partículas na região interior chegarem ao oceano com uma ligeira tendência de movimento para leste (movimento em direção ao salgado paraense)
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Monitoramento da qualidade da água, saneamento e higiene em escolas públicas de Bragança, Pará
    (2022-06-29) ALMEIDA, Lucas Oliveira de; SILVA, Simoni Santos da; http://lattes.cnpq.br/0818422393872186
    Água potável, saneamento e higiene são imprescindíveis para a manutenção da saúde e bem-estar da população humana. Uma vez que saúde, higiene e aprendizado são interconectados, as escolas são ambientes que precisam de especial atenção no tocante à qualidade da água, higiene e saneamento. No entanto, no Brasil, muitas escolas não dispõem de acesso à água potável ou sistema de saneamento básico, o que é mais crítico na região Norte onde apenas 55% da população utiliza água potável e somente 10% dos efluentes são conectados à rede de esgotos, geralmente sem tratamento, podendo contaminar a água de consumo. Portanto, o presente estudo teve como objetivo monitorar a qualidade água e aspectos higiênico-sanitários de escolas públicas de Bragança, Pará. Ao longo de dois anos foram avaliadas a qualidade da água e aspectos higiênico-sanitários em 16 escolas do município. Os resultados mostraram que, na maioria das escolas, a comunidade escolar consumiu água não potável em algum período avaliado pois, das 144 amostras analisadas, 45,8% (N = 66) apresentaram coliformes totais e termotolerantes em concentrações que variaram de 3,0 a >1100 NPM/100 ml. Também foi identificado que 56,7% das amostras excederam o limite de 5,0 uT, estabelecido como aceitável para a água potável pelo Ministério da Saúde. No tocante às condições higiênico-sanitárias, foram identificados problemas como: ausência de manutenção nos banheiros, lixo acumulado nos terrenos de escolas e ausência no tratamento de água e esgoto, sendo este último despejado, predominantemente, nas ruas. Tais resultados mostram que os gestores escolares devem pleitear, junto às autoridades competentes, melhoria na infraestrutura das escolas, tratamento da água de consumo, bem como desenvolver atividades de educação sanitária com a comunidade escolar. Considerando tais aspectos, foi entregue aos gestores escolares a cartilha desenvolvida no início do programa de monitoramento nas escolas, que contém orientações quanto ao tratamento da água, e cuidados relativos aos aspectos higiênico-sanitários. Todas estas medidas podem ajudar a melhorar a qualidade da água de consumo e as condições higiênico-sanitárias das escolas de forma que estas sejam um ambiente salubre que proporcionem o bem-estar da comunidade escolar.
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