Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "AIRES, Diana Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de escrita em um livro didático do ensino médio
    (2022-10-05) AIRES, Diana Costa; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    O ensino da escrita recebe grande atenção nas aulas de português desde o Ensino Fundamental. No entanto, provas como o ENEM revelam que esse ensino ainda apresenta muitos problemas. Por essa razão, a presente pesquisa teve como finalidade investigar as práticas de ensino de escrita propostas por um livro didático de Língua Portuguesa oferecido nas instituições públicas de Ensino Médio. Para proceder a análise, tomou-se como norte o que nos apresenta Antunes (2003) sobre prática de escrita na escola. Segundo Antunes (ibid), um ensino de escrita que considere a visão interacionalista da linguagem deve ser organizado de forma que verse sobre uma escrita de textos: a) de autoria também dos alunos; b) socialmente relevantes; c) funcionalmente diversificada; d) que têm leitores; e) contextualmente adequada; f) metodologicamente ajustada; g) orientada para a coerência global; h) adequada também em sua forma de se apresentar. Neste estudo analisou-se apenas um capítulo destinado a produção de texto de um LD tendo em vista a grande similaridade que os capítulos têm entre si no que se refere a organização e estruturação. A observação atenta do capítulo tratado permitiu que se perceba certo cuidado com a escrita: em nenhum momento os autores a abordaram de forma mecânica, pelo contrário, apresentaram e discorreram sobre novos modelos e formas de produção. Percebeu-se também a preocupação para com a organização e apresentação do texto escrito, esta preocupação pode ser identificada por meio do número de capítulos dedicados a produção textual (11).
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA