(2022-06-07) RIOS, Ana Claudia Souza; SANTOS, Cícero Manoel dos; http://lattes.cnpq.br/0504503538506736
A proposta para a execução deste trabalho visa analisar através de bases teóricas sobre educação do campo e empíricas, um estudo qualitativo do uso de experimentos elétricos utilizando materiais alternativos, por meio de feira de ciências em duas escolas do campo na região da transamazônica em busca da promoção de uma melhor integração entre teoria e a prática de conceitos elétricos no cotidiano do aluno. Os resultados foram analisados a partir de entrevistas e observações antes e após a realização do evento, com objetivo de subsidiar melhor a pesquisa a partir de uma perspectiva significativa. Observou-se nesta metodologia que mesmo sem um espaço adequado e poucos materiais para execução dos experimentos, houve um bom desenvolvimento dos estudantes em relação a criatividade, o instinto investigativo, a compreensão dos assuntos e sua associação com o cotidiano, desta forma aproximando os saberes físicos da realidade do aluno. Assim, com base nestes resultados, a aplicação da feira de ciências como ferramenta metodológica, pode contribuir positivamente na minimização das dificuldades de ensino-aprendizagem em escolas do campo.