ILC - Instituto de Letras e Comunicação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando ILC - Instituto de Letras e Comunicação por Autor "AMARAL, Edielson Leal"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A escolarização do surdo em classe multisseriada: propostas e estratégias de ensino em uma escola no município de Soure-Pará(2015-06-18) AMARAL, Edielson Leal; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207Este trabalho surgiu a partir das seguintes questões: o que é uma classe multisseriada? Qual o perfil escolar, do professor e aluno surdo de uma classe multisseriada em uma escola de Soure-Pará? Qual a realidade que o professor de classes multisseriadas tem para atuar com alunos surdos? Que estratégias de ensino podemos propor para a educação de surdos em classes multisseriadas? Como objetivo geral neste trabalho pretendo relatar experiências educativas no processo de escolarização do surdo em classes multisseriadas. E como objetivos específicos verificar o perfil da escola, do professor e aluno surdo em classe multisseriada de Soure-PA; perceber e discutir sobre a realidade que o professor de classes multisseriadas tem para atuar com alunos surdos; e propor estratégias de ensino para a educação de surdos em classes multisseriadas. O estudo é uma pesquisa de natureza qualitativa e pesquisa-ação, a investigação aconteceu em uma escola no município de Soure. Primeiramente mostraremos o perfil da escola, do professor e aluno surdo em classe multisseriada; em seguida abordaremos acerca da realidade do professor de classes multisseriadas para atuar com aluno surdo; após isto evidenciaremos a respeito de propostas de estratégias de ensino para a educação de surdos em classes multisseriadas; e por fim concluiremos o trabalho fazendo nossas considerações sobre a temática em questão. Com este artigo pudemos acompanhar as dificuldades, as tristezas, as alegrias e as vitórias de ser um verdadeiro Professor-Educador, para que dentro das suas competências e suas possibilidades fez e vem fazendo com que esse aluno surdo faça parte de um processo educacional que é de todos.