Curso de Pedagogia - CUNTINS
URI Permanente para esta coleção
Campus de Tocantins (Cametá) /
Bibliotecário: Éder Antônio Sousa Ferreira
Fone: (91) 3781-1258
Fax: (91) 3781-1537
E-mail: bibcameta@ufpa.br
Navegar
Navegando Curso de Pedagogia - CUNTINS por Autor "SANTOS, Adenilza Silva dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de Jovens e Adultos - EJA: uma análise da prática de ensino dos docentes na turma de 3ª etapa de 2018 da E.M.E.F. Professora Dinorá Tavares Gonçalves.(2019-08-28) SANTOS, Adenilza Silva dos; COSTA, Adalberto Portilho; http://lattes.cnpq.br/0411934571781766A pesquisa intitulada de Educação de Jovens e Adultos-EJA: uma análise da pratica pedagógica dos docentes na turma de 3ª etapa da E.M.E.F Dinorá Tavares Gonçalves, tem como objetivo identificar os métodos e práticas que os docentes vem adotando nesta escola, bem como a capacidade destes em estimular, empolgar e envolver os estudantes de EJA, com vistas a melhorar os índices de aprovação. O desenvolvimento se deu por meio de uma abordagem qualitativa, baseado em estudo bibliográfico e pesquisa de campo, os procedimentos metodológicos utilizados foram observação, entrevistas e questionário. Autores como FREIRE (1996), SILVA (2013), MCLAREN (1997), PIMENTA (1995), LIBANÊO (1997, MIZUKAMI (1986, SAVIANI (2007) e CANDAU (2010), foram alguns dos teóricos que fundamentaram este trabalho. A primeira parte trata de uma contextualização histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e as perspectivas atuais, considerando também o desenvolvimento desta modalidade no município de Cametá, como esta surge na escola Dinorá Tavares e quem são os sujeitos que compõe a EJA nesta instituição, a segunda retrata sobre os métodos e práticas pedagógicas do fazer docente, considerando o currículo nesse processo e a terceira apresenta especificamente os dados obtidos nesta pesquisa, onde os métodos e práticas utilizados em EJA nesta escola caracterizam-se somente tradicionais e sem planejamento por arte dos docentes e não chamam a atenção dos alunos, os desafios concentram-se principalmente no cansaço dos docentes por já virem de um dia corrido de aula e falta de recurso, como consequência os que continuam se formam com conhecimentos pouco reflexivos, outros mostram falta de interesse alguns desistem. Sendo assim, cabe ao professor mesmo diante de muitos impasses, buscar meios que facilite a aprendizagem afim de estimular o interesse de seus alunos, empolga-los a sentir vontade de estudar e envolve-los de forma que se sintam parte desse processo, utilizando metodologias em sua pratica que não só transmita o conteúdo, mas também que contribua na formação destes enquanto sujeitos críticos e reflexivos, compreendendo o meio no qual estão inseridos.