(2025-02-21) CRUZ, Raisa Chaves da; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484
O presente artigo analisa os processos de integração de saberes sociais e conhecimentos escolares, a partir do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), no contexto vivido por jovens ribeirinhos, na escola EMEIF Professora Maria Regina Aquime, localizada na comunidade de Mapiraí de Baixo, no município de Cametá, Pará. O estudo investiga como ocorre a integração entre os saberes locais e as práticas pedagógicas no Ensino Médio, levando em conta os desafios enfrentados por estudantes e professores nessa modalidade de ensino. A pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observação participante, mostra como os(as) jovens trabalhadores e trabalhadoras vivenciam o Ensino Médio a partir de práticas pedagógicas e educativas, destacando a relevância do SOME para democratizar o acesso à educação em áreas rurais; revela também problemas estruturais que dificultam sua plena eficácia, como evasão escolar e infraestrutura inadequada nas escolas onde o SOME funciona.