(2019-05-20) COSTA, Daihana Maria dos Santos; FELDMAN, Ariel; http://lattes.cnpq.br/0970470588236137; https://orcid.org/0000-0002-8894-8554
Este trabalho objetiva entender o processo de contratação de professores temporários na rede
municipal de ensino de Cametá. O seu recorte cronológico compreende as duas últimas
gestões do município: a gestão do Partido dos Trabalhadores (2013 a 2016) e os dois
primeiros anos (2017 e 2018) da gestão do partido Democratas. Os resultados indicam que a
prática de contratação de professores é pautada em relações de natureza clientelista,
envolvendo diversos atores, como: vereadores, professores temporários, diretores de escola,
professores concursados, entre outros. E que esta não se altera independente do governo que
esteja no poder. Ademais, observa-se que a precarização com relação a atrasos de salário e
meses trabalhados sem receber, que acometem grande parcela dos professores temporários,
acontecem pela inobservância do que dispõe a Lei nº 1.255/94 sobre os direitos e deveres dos
servidores públicos contratados no município.