Navegando por Orientador "TAVARES, Francinei Bentes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Discussão sobre a diversificação produtiva na agricultura familiar da comunidade quilombola de Jacundaí (Moju-PA)(2018-08-27) MORAES, Richelly Valadares; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O presente trabalho buscou a realização de uma pesquisa quanti-qualitativa na comunidade de Jacundaí, município de Moju, Nordeste do Estado do Pará, onde se tentou identificar por quais fatores a maioria dos agricultores familiares da referida comunidade não conseguem diversificar a sua produção, investindo basicamente na produção de farinha de mandioca. Sendo que a diversificação produtiva agrícola apresenta inúmeras vantagens quando comparada à monocultura, pois a mesma é uma estratégia para a redução de riscos e possibilita renda ao longo do ano. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado e contou com a participação de 10 (dez) agricultores, tendo como embasamento o Diagnóstico Rural Participativo (DRP), elaborado durante as pesquisas do Tempo Comunidade do Curso de Educação do Campo, através da disciplina de Práticas Pedagógicas. O principal objetivo deste trabalho é proporcionar a discussão de outras possibilidades de produção agrícola que envolvam a diversificação das atividades produtivas de cultivo e criação na comunidade estudada. A pesquisa desenvolvida com o uso de questionários e entrevistas trouxe várias respostas ao problema levantado, e constatou-se que os agricultores da comunidade precisam de mais incentivos e oportunidades para conseguirem melhores resultados nas atividades produtivas, propiciando assim um desenvolvimento sustentável da família e da comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os impactos na diversidade produtiva resultante da intensificação da produção do açaí na comunidade quilombola do rio Genipaúba, Abaetetuba-Pará(2019-07-11) CUNHA, Odileni do Socorro Rodrigues; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005Este trabalho teve como objetivo avaliar as influências do processo de intensificação da produção do açaí em áreas de terra firme em relação à diversidade ambiental e produtiva dos agricultores da Comunidade Quilombola do Rio Genipaúba Abaetetuba-Pará. O açaí é hoje um dos principais produtos cultivado na localidade devido o consumo se dar de forma efetiva, cultural e diariamente na mesa dos ribeirinhos. De forma geral pode-se dizer que atualmente o açaí está entre os frutos que estão no rol da economia local e empresarial da região, pois a cada safra criam-se novas estratégias de exportação e se amplia as formas de aproveitamento do fruto. Entretanto, nesta pesquisa buscou-se analisar os impactos que o aumento da prática do cultivo do açaí tanto em área de várzea como em terra firme, vem interferindo na diversidade ambiental e produtiva da localidade, evidenciando a participação da família no processo de produção do açaí sem deixar de pontuar a importância dessa prática para crescimento econômico da localidade. A pesquisa foi desenvolvida através de questionários semiestruturados com perguntas abertas, aplicadas a 10 (dez) produtores, também as entrevista contou com observação participante, onde as mesmas foram gravadas e depois analisadas. Foi possível perceber também nos produtores que estes pretendem continuar cultivando a palmeira e que veem nela a perspectiva de melhora cada vez maior de seus recursos econômicos familiares. Mesmo com as dificuldades enfrentadas para que essa palmeira possa ser cultivada em área de terra firme, em função da irrigação do solo, e a mesma cie precisa de muita água, esses produtores buscam as melhores formas para manter suas áreas de açaí e pretendem cultiva-lo ainda mais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O movimento social cáritas na luta pela melhoria da educação do campo nas ilhas de Abaetetuba-PA(2018-06-20) SENA, Leonice Dias; COPETTI, Lucia Daiane; http://lattes.cnpq.br/3141154260010648; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O referente artigo apresenta o movimento social Cáritas nas Ilhas de Abaetetuba-PA, organizada pela Paróquia Rainha da Paz, sendo um movimento mundial da Igreja Católica. Neste artigo mostramos como a mesma se organiza internacionalmente até a região pesquisada, dando ênfase à sua estrutura até a atuação nas Ilhas, pois a mesma trabalha com compaixão e profissionalismo sem fins lucrativos, para responder a emergências, promover o desenvolvimento e defender um mundo mais justo, no qual todos são iguais. A Cáritas nas Ilhas vem atuando por melhorias desde a saúde até a segurança pública, mas será apresentado especificamente a sua ação diante da educação do campo, que já se é carente nos centros urbanos, quanto mais nas ilhas cuja qualidade deixa a desejar, carente desde a estrutura até professores qualificados para trabalhar no campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção ambiental sobre a degradação da mata ciliar em torno das margens da comunidade de rio Alto Ajuaí (Abaetetuba-PA)(2018-11-01) SILVA, Elidiene Corrêa da; GOMES, Rosenilda Botelho; http://lattes.cnpq.br/5734338495521003; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O presente trabalho tem como objetivo estudar sobre a percepção ambiental e os problemas em torno da mata ciliar, na comunidade de Rio Alto Ajuaí, no município de Abaetetuba – PA. Assim, diante da situação degradante as margens do rio e dos igarapés da comunidade citada, foram levadas em consideração a percepção dos moradores que possuem atividades agrícolas nas margens do rio. Como objetivos específicos buscou-se compreender a importância de manter a mata ciliar nas margens do rio; apresentar os problemas ocasionados pela degradação da mata ciliar; e estudar as causas de degradação da mata ciliar em torno dos cursos d’água. O motivo de trabalhar este tema foi para entender o que leva as famílias a retirarem a vegetação ciliar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, seguido de entrevistas semiestruturadas com aplicação de questionários apresentando questões abertas e fechadas, por meio de amostragem aleatória, com os representantes de 23 famílias, correspondendo a uma amostra de 10% do total de 230 famílias da comunidade, no período de março a setembro de 2018. Os resultados da pesquisa comprovam que a degradação da mata ciliar está relacionada com o manejo dos açaizais, pois as espécies ciliares são substituídas pelo cultivo do açaí, que incide em vários problemas como; a erosão do solo, na qualidade da água, no desaparecimento das espécies aquáticas e silvestres e também na própria atividade agrícola. Esses problemas são consequências da forma como esses recursos são conduzidos, sem nenhum acompanhamento técnico e principalmente influenciados pelo interesse econômico. Através deste estudo constatou-se que os impactos ambientais em torno da mata ciliar na comunidade do Rio Alto Ajuaí são resultantes da ação socioeconômica, uma vez que os agricultores derrubam as árvores para o plantio do açaí. Essa prática emana para o processo de erosão do solo citado pelas famílias entrevistadas. As matas ciliares estão estabelecidas no Código Florestal Brasileiro como Área de Preservação Permanente (APP), e por isso não deveriam ser retiradas do seu lugar de origem. Porém, é importante que as pessoas da referida comunidade possam contar com a atuação do poder público, possuindo o papel de proporcionar políticas voltadas para a conscientização sobre o problema, políticas de incentivo à recuperação das áreas degradadas e de apoio técnico aos projetos de cultivo agrícola e extrativista que não interfiram com a conservação das matas ciliares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O resgate da identidade quilombola na escola municipal Professor Rildo Valadares, na comunidade de Jacundaí Moju-PA(2018-08-27) SENA, Viviane Caroline Valadares; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as principais estratégias de expor o que é ser quilombola, e se são postas em prática pelo corpo docente da instituição denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Rildo Valadares, localizada na comunidade quilombola de Jacundaí, no município de Moju-PA. Ao se falar em Educação Quilombola, principalmente referente às comunidades rurais, muito se propôs para definir de forma introdutória o que de fato a Educação Quilombola representa, bem como a ancestralidade e os saberes territoriais do local em que a mesma está inserida. Portanto, é necessário lutar pela importância dessa forma de educação, compreendendo que sua implantação é fundamental para o currículo escolar da comunidade, através da junção tanto da ancestralidade como da cultura, porque muitas vezes o currículo atual está longe da realidade histórica e cultural destes alunos e alunas. Essa parceria entre dois saberes (cultura e ancestralidade) que se completam e se complementam estão no território como uma forma nova e muito envolvente, explanando de forma real e necessária a realidade existente e pouco mostrada dos territórios quilombolas. Culminou-se essa análise em como foi esse processo de aceitabilidade e as razões que antecederam essa inclusão do conhecimento do que realmente seria a implantação do currículo escolar quilombola na escola estudada. Analisou-se ainda como tal currículo ajuda na formação e no convívio social dos estudantes da comunidade quilombola analisada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização da horta orgânica suspensa e com materiais recicláveis na escola São João Batista do rio Campompema, em Abaetetuba-PA(2019-07-11) PEREIRA, Klebson Clayton Santos; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O presente estudo versa sobre “A utilização da horta orgânica suspensa e com materiais recicláveis na escola São João Batista do Rio Campompema, em Abaetetuba-PA”, e trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica que tem como base documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, além de autores como Rocha (2013) e Silveira Filho (2012), que apresentam em seus estudos a temática abordada; e pesquisa in loco (de campo), na qual utilizamos como meio de coleta de dados questionários semiestruturados, sendo feitas 10 entrevistas com professores, diretora, coordenadora e serventes da escola. Posteriormente, foram analisados os resultados e apresentadas as principais questões acerca da temática. A pesquisa foi realizada de Janeiro a Dezembro de 2018. Buscou-se evidenciar com este trabalho a influencia na alimentação, enriquecimento da merenda escolar e na educação das crianças da escola do interior de Abaetetuba-PA. No decorrer do trabalho, discutiu-se sobre a evolução histórica do desenvolvimento sustentável, hábitos alimentares saudáveis bem como da educação ambiental, além de evidenciar a importância da criação de uma horta no decorrer do processo educacional dos estudantes da comunidade estudada. Em relação aos motivos pelos quais a horta fortaleceu a merenda escolar, os 100% dos entrevistados, afirmaram que a merenda escolar agregou mais sabor, nutrição e satisfação por estar consumindo um produto de qualidade, sem a presença de agroquímicos e outros produtos potencialmente danosos à saúde. Espera-se que este trabalho seja mais uma fonte de pesquisa para outros estudos acerca desta temática.