Navegando por Orientador "SOUZA, Nilo Carlos Pereira de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A casa da criança Santa Inês e a mediação de leitura literária(2019-07-19) OLIVEIRA, Glória da Conceição Martins; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181No presente relato de experiência, farei uma reflexão em torno da mediação de leitura literária, tendo como base as ações que desenvolvi na E.E.E.F. Casa da Criança Santa Inês, com alunos de uma turma de 3º ano, durante o período em que cursei a disciplina “Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental”, no curso de Pedagogia da UFPA. Nas ações de mediação trabalhei com a obra Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Tomando como base a carência de experiências com a leitura literária no cotidiano escolar das crianças, a conscientização sobre o preconceito racial e sobre a inclusão, o objetivo maior das ações foi chamar a atenção dos alunos para a prática da leitura enquanto experiência prazerosa, visando proporcionar também a reflexão crítica das crianças. Primeiramente, farei um breve histórico de minhas experiências de leitura para chegar posteriormente às minhas observações durante o Estágio. Para tanto, busquei dialogar com o pensamento de alguns autores que se debruçaram sobre o tema da leitura literária, tais como: Tzvetan Todorov (2009), Antonio Candido (2011), Marisa Lajolo (2005), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição da poesia na formação de leitores do ensino fundamental(2019-07-19) BARBOSA, Thamires do Socorro; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181; https://orcid.org/0000-0001-7642-7551O presente estudo pretende promover uma reflexão sobre a contribuição da poesia no processo de formação de leitores do Ensino Fundamental. Ao apresentar os conceitos de poesia, leitura e formação de leitores compreenderemos de que forma a poesia, de fato, contribui nesse processo de formação do aluno leitor. Para tanto, faremos um diálogo com alguns autores que já trataram de forma direta ou indireta sobre o tema, tais como: Magda Soares (2006), Marisa Lajolo, Regina Zilberman (1995, 1998), Paul Zumthor (1993, 2007, 2010), Maria Cunha (2003) e Vigotsky (2004, 2007, 2014).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades em trabalhar a leitura literária em sala de aula(2019-06-19) COSTA, Mailsa Sebastiana Ferreira da; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181O presente artigo trata das dificuldades enfrentadas pelos professores ao se trabalhar a leitura literária em sala de aula. Sabemos que uma das maiores dificuldades que os professores encontram dentro das escolas diz respeito à leitura, ou melhor, à falta dela. Buscar entender como e porque crianças e jovens passam por várias fases do ensino escolar sem construir o gosto pela leitura certamente nos levará a muitas causas. Nesse caso, o objetivo central desse estudo é realizar uma reflexão a respeito da leitura literária em sala de aula para se perceber dentro do processo educacional os principais problemas que impedem a formação de novos leitores. Ou seja, nosso foco é o método de abordagem que predomina nas escolas públicas, suas falhas e contribuições em se tratando do trabalho com o texto literário. Para tanto, faremos o diálogo com alguns autores que tem a leitura como ponto central em suas pesquisas, tais como: Lajolo (1982), Soares (2001), Freire (1995), Candido (2004) e Todorov (2009). Tanto como base a pesquisa bibliográfica, nosso estudo visa contribuir para a ampliação e o aprofundamento das questões que envolvem a mediação e a formação de novos leitores nas escolas.