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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo criativo em cena: um processo de criação em dança contemporânea a partir dos princípios somáticos da técnica Klauss Vianna(2015) FRASÃO, Silmara de Nazaré Gonçalves; LEAL, Eleonora Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5518232863247974; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039O presente estudo propõe investigar o processo de criação cênica em Dança Contemporânea de sete intérpretes-criadores do Grupo Coreográfico da Universidade Federal do Pará – GCUFPA, partindo dos princípios somáticos da Técnica Klauss Vianna. A pesquisa é qualitativa de cunho fenomenológico. Os estudos desenvolvidos por Klauss Vianna (1990) e Jussara Miller (2007 e 2012) aliados aos demais autores como Siqueira (2006), Neves (2008), Salles (2011), Mendes (2010), Leal, Gomes e Brito (2012), Bolsanello (2010), Loreiro (2007), Strazzacappa (s/a), dentre outros, contribuem para o desenvolvimento deste diálogo entre o Corpo, a Dança e a Educação Somática. O presente estudo nos revela que partindo de um olhar semiótico proposto pela pesquisa entre a Dança Contemporânea e os princípios somáticos da Técnica Klauss Vianna é possível gerar novos estímulos e descobertas corporais, ou seja, surge um novo trilhar para a criação coreográfica a partir da Dança Somática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança como componente da educação escolar: uma proposta curricular para a inserção da dança na Escola de Aplicação da UFPA(2017-12-22) CHAVES, Larissa Melo; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Esta monografia tem por objetivo propor a estruturação de um currículo de dança para o segundo ano do Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação da UFPA- E/AUFPA, bem como analisar e sugerir metodologias utilizadas na aplicação do mesmo frente à escola em questão. Como fundamentação do presente objeto, utilizo as concepções de dança enquanto linguagem, tratadas por Isabel Marques (2011), na busca por uma aplicação crítica e criativa da dança em contexto escolar, baseando-me nas concepções de currículo referendadas por Silva (2010). Neste contexto, destaco a adoção de alguns documentos produzidos pelo Ministério da Educação como importantes instrumentos de auxílio da prática de dança na escola, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte- PCN arte (1997) e a Base Nacional Curricular Comum- BNCC (2017), bem como o estudo de conhecimentos trazidos por autores que se aproximam da arte-educação, como Rudolf Laban (1978), Thereza e Stephen Cone (2015) e Leonora Lobo e Cássia Navas (2007), de acordo com as atualizações necessárias à E/AUFPA. Na busca pela ratificação da linguagem Dança enquanto componente curricular necessário à educação humana, proponho a compreensão da dança enquanto potência educativa, pautada na relação entre movimento e arte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará(2025-01-10) FIGUEIREDO, Gabriela Costa; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039O trabalho intitulado “Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará” constrói se a partir da relação da área da dança com a psicomotricidade, como um caminho para potencializar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Parte da premissa de que essas duas áreas de conhecimento, quando entrelaçadas, podem contribuir para o amadurecimento de habilidades psicomotoras necessárias ao desenvolvimento das crianças, durante a pré-escola. A pesquisa tem como objetivo geral apresentar práticas para o ensino da dança infantil, na unidade de educação infantil Catalina I, em Belém do Pará, por meio dos estudos da psicomotricidade. O estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de campo com professores e alunos da turma jardim I A, na faixa etária de 04 a 05 anos, durante o período de 12 de setembro a 03 de outubro de 2024, tendo como principais referências os conceitos e atividades propostos por Marques (2004) e Almeida (2014). Por meio dessa pesquisa de campo, foi possível analisar e refletir que as atividades de dança e psicomotricidade, quando trabalhadas juntas, podem propiciar o desenvolvimento das habilidades psicomotoras de forma lúdica e atrativa para as crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dancimagem: por uma relação quinhoeira no ensino e na dança(2018-02-08) CARVALHO, Claudio Leandro Barbosa; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho tem por objetivo geral contribuir por meio do conhecimento produzido em dança para tratar a relação entre ensino e aprendizagem no contexto escolar, evidenciando um modo de estar/ver/ler/expressar/ser no mundo, refletindo a interação entre estudantes e professor de dança por meio de uma relação humanizada, onde a hierarquia é esclarecida ao que compete a sala de aula. Visa, ainda, propor reflexões para uma socialização sadia entre estudante e professor, por meio das vivencias de dança e imagem como caminhos de acionamento do ensino e aprendizagem. Para a compreensão e desdobramento do presente objeto de pesquisa, foram adotados alguns teóricos que contribuíram na composição do pensamento que há aqui, para que, como rabiscos no início de uma pintura, pudessem me servir como referências a todas as abordagens abarcadas, dentre as quais enfatizo alguns conceitos de dança apontados por Adrienne Kaeppler (2013) e Paul Valéry (2012); e as questões sobre imagem apresentadas pelos estudos de Paul Valéry (2012). No ensino e na aprendizagem da dança, rabisco sobre os traçados de Isabel Marques e Fábio Brazil (2014) que apontam questões importantes para o ensino das artes nas escolas, e dialogo com a Adriana Friedmann (2013), em seus estudos sobre as manifestações multiculturais do universo infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desaguar em raízes aéreas: o corpo nas experimentações do processo de criação colaborativo do espetáculo mARESia(2014-05-24) CRUZ, Marina Trindade; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Esta pesquisa desvela as escolhas teóricas e os procedimentos metodológicos do processo de criação colaborativo do espetáculo ―mARESia‖, realizado pelo grupo Projeto Vertigem que busca sua poética na transversalidade de linguagens artísticas. Com intuito de direcionar-se à compreensão do processo de aprendizagem do intérprete-criador inserido em uma criação colaborativa, que lança mão da experimentação como principal estímulo do movimento criador. Assim, com base na minha prática artística e a partir do conhecimento que encontrei na academia, principalmente sobre a arte na contemporaneidade e as novas tendências para este ensino, proponho refletir: de que forma o processo colaborativo e experimental nas artes da cena podem contribuir para aprendizagem dos intérpretes-criadores? Para tanto, lançarei o olhar sobre dois momentos do processo de criação: as experimentações realizadas na Ilha do Marajó e a análise dos laboratórios de criação que propus posteriormente, experiências realizadas a partir do estudo de mitologias das orixás Nanã, Iemanjá e Oxum, aprofundando o entendimento sobre arquétipos femininos nas mitologias com a concepção da autora Clarissa Pinkola Estés. Estudos sobre experimentação e processos de criação colaborativa na contemporaneidade foram realizados a partir dos autores: Fayga Ostrower (1987), Cecília Salles (2004), Lenora Lobo (2008), Waldete Freitas (2012), Ana Flávia Mendes (2010) e Eleonora Leal (2012). Analisar este processo de criação aponta para reverberações na formação das intérpretes-criadoras envolvidas, discutirei esse tema com base no pensamento do pedagogo e pesquisador espanhol Jorge Larossa Bondía (2002), com algumas concepções do educador Paulo Freire e as pesquisas das artistas da dança e educadoras Isabel Marques (2007) e Marcia Strazzacappa (2006). Esta pesquisa, inserida na linha relacionada ao ensino de poéticas e processos de encenação, apresenta o foco na análise da criação para então refletir sobre o corpo do intérprete-criador, parto do lugar de observadora-participante inspirada na etnopesquisa crítica. Disserto sobre os caminhos para a criação, na observação do corpo plural construído através de suas experiências, constatando que todo processo de criação tem potencial para ser uma experiência transformadora, que possibilite ao intérprete-criador refletir sobre a construção de sua autonomia e liberdade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino da dança: fatores do movimento de Rudolf Laban na perspectiva da educação personalizada de Víctor García Hoz(2023-12-12) SANTOS, Alyce Clara Cardoso dos; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039O presente artigo tem como tema o ensino da dança, mais precisamente dos fatores do movimento de Rudolf Laban: a fluência, o espaço, o peso e o tempo inseridos na perspectiva da Educação Personalizada no Colégio Mirante, proposta que conheci em agosto de 2022 ao iniciar estágio na atividade extracurricular de Jazz no referido colégio de sistema privado, sendo a primeira instituição do país a abordar esse modelo, no ano de 2020. Este objetiva apresentar a educação personalizada como uma proposta educativa, bem como propor atividades que integrem a dança, os princípios e os pilares da educação personalizada. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo, com levantamento bibliográfico e os procedimentos para coleta de dados foram entrevistas livres com três professores do Colégio Mirante e experiências vividas no estágio do referido colégio, iniciado em agosto de 2022 e continua até a publicação deste trabalho nas turmas de Ballet e Jazz. Ao longo do estudo, percebeu-se que a educação personalizada é uma concepção pedagógica que atua no desenvolvimento integral do aluno e pode ser inserida no contexto do ensino da dança, que vai além do domínio físico e perpassa pelos domínios cognitivo, sócio afetivo, volitivo e transcendental, além de auxiliar no processo de aquisição da autonomia, liberdade, criatividade, singularidade, abertura e comunicação. Como referenciais teóricos principais, destaco: Hoz (1970), Júnior E Lebiam (2021), Mota (2012), Macedo (2016), Rengel et al. (2017) e o Modelo de Educação dos Colégios de Fomento, com tradução da Solar Colégios. Este artigo é apresentado como trabalho de conclusão de curso pela norma de flexibilização da Universidade Federal do Pará na Instrução Normativa Nº 01/2023 – PROEG/UFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O feminino na dança: um estudo acerca da figura da mulher na dança de salão(2018-01-25) COSTA, Christyane Nunes; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho tem por objetivo compreender o processo de construção das dimensões femininas contidas no universo da Dança de Salão, por meio de um estudo desta linguagem com alguns praticantes na cidade de Belém do Pará. Pretende-se, ainda, observar algumas dimensões femininas contidas nas performances coreográficas dos diferentes ritmos explorados na Dança de Salão, além de possibilitar a utilização da própria dança como contribuição, sendo esta um elemento para os estudos de gênero e suas representações sociais. Para analisar o presente objeto de pesquisa, adotou-se um referencial teórico baseado em coletânea de artigos de diversos autores que comemoram os 200 anos de ensino de dança de salão no Brasil, tomando como base também os trabalhos de Hanna (1999), Gomes (2008), Zamoner (2011) e Zaniboni (2007) entre outros, os quais possibilitaram a construção de um panorama social do gênero feminino no universo da dança. Além desses referenciais, o parecer de alguns sujeitos envolvidos no universo da dança foram considerados para a realização deste estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Freeze: o ápice do B.Boy no breaking(2013-08-26) FREITAS, Elaine Daniely Miranda de; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho de Conclusão de Curso instigo os modos pelos quais os b.boys aprendem a técnica dos freezes, um dos elementos do breaking, que é um subgênero de dança inserido na cultura hip hop. Geralmente, os ensinamentos técnicos deste fundamento não estão em consonância ao conhecimento do corpo pelo b.boy, ou seja, o mesmo, na maioria das vezes, observa os movimentos e executa, sem haver uma preocupação diferenciada para aprender e, consequentemente, ensinar a movimentação de uma forma mais adequada ao corpo. Meu objetivo principal é apresentar e descrever três freezes a partir de uma abordagem anatômica, com ênfase em alguns músculos superiores, para que os praticantes do breaking tenham maior clareza antes, durante e depois da execução dos freezes. Para tanto, dialogo com Jacqui Greene Hass (2011) em seu trabalho relacionado à Anatomia e dança, e Blandine Calais-Germain (1991), nos seus estudos sobre cinesioterapia como Anatomia e movimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mulheres que habitam em mim: um olhar sobre o feminino ancestral familiar como fio indutor para experiências de imersão e emersão em dança(2023-10-20) ARAÚJO, Thays Amanda Mesquita de; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso organizado conforme a Instrução normativa Nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso – TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o Art.4°, parágrafo I que concerne à elaboração de artigo científico. Diante disso, este trabalho apresenta o início de um processo criativo que envolveu escrevivências (Evaristo, 2018) a partir das experiências de imersão e emersão em dança (Souza,2022) intituladas “Tríade de Memórias Ancestrais”, as quais apontaram três desdobramentos, a saber: memórias do benzer com a minha mãe; memórias e brincadeiras da infância nos igarapés e memórias do benzer no terreiro da minha avó. O objetivo da pesquisa foi reafirmar meu corpo afro-indígena, periférico, filha de Yabá, artista, a partir da percepção do poder dos diferentes femininos que compõem minha trajetória ancestral de vida e artística. Logo, o artigo parte das escrevivências como orientação teórico-metodológica usando como Evaristo (2018) e Soares (2017) no que tange à realização das experimentações. Para processos de criação em dança partiu-se da concepção de EIES (experiências de imersão e emersão) fundamentada por Souza (2022). Destacase, ainda, outros referenciais importantes como: Oliveira e Cunha (2022) e Martins (2003). Os resultados da pesquisa revelaram a importância de se reafirmar e dar visibilidade às memórias ancestrais femininas familiares afro-indígenas como fio indutor para processos de criação como campo prático de saberes, expressões e subjetividades de resistência que, também, contribuem em suas epistemes como campo de conhecimento no fazer-pensar em dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) No “ziriguidum” do samba: o aprimoramento da coordenação motora através do aprendizado do samba de gafieira(2014) SOUZA, Luyanne Mayelle Oliveira de; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade refletir acerca da contribuição do samba de gafieira, subgênero da dança de salão, para o aprimoramento da coordenação motora ampla nas fases da Primeira Idade Adulta de 19 a 30 anos, e Segunda Idade Adulta de 30 a 45 anos, segundo Meinel (1984). Através da utilização de diferentes estímulos, a pesquisa de caráter experimental realizada na Escola Espaço Cultural Dança e Arte, busca analisar os mecanismos pessoais de cada indivíduo na aprendizagem do movimento e a forma pela qual ocorre o aprimoramento da coordenação motora ampla por meio das habilidades do samba de gafieira, cujas características possuem especialidades no trato com o movimento dançado. A discussão da pesquisa foi realizada com base principalmente nos autores CERIBELLI (2008), BAENA (2012), RODRIGUES (2011), JOSÉ (2005), BÉZIERS; PIRET (1992), MEINEL (1984).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O passado é uma parada: um estudo sobre o brega dançado nos Bailes da Saudade em Belém do Pará(2013-09-06) NASCIMENTO, Mariana de Fátima Lima do; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Esta pesquisa debruça-se sobre a temática do brega em Belém do Pará, trazendo o Baile da Saudade como lócus de pesquisa, por se constituir em uma festa de brega peculiar, na qual se dançam várias danças de salão, dentre elas o brega. Nesse sentido, expõe-se a dinâmica de um Baile da Saudade, suas danças, suas músicas, a faixa etária do público, o brega enquanto dança importante dentro da festa, onde é produzido e reproduzido. Assim, faz-se um apanhado acerca do significado da palavra brega, considerando a construção e uso do termo tanto pelos paraenses e adeptos da cultura brega, como em outros estados do Brasil. E para compreendermos a dança do brega no Baile da Saudade, esta se encontra descrita com a finalidade de conhecermos como o brega é dançado habilmente pelos frequentadores desses locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Power Move: um caminho dançante para o movimento(2012) ROSÁRIO, Renan Santos do; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho de conclusão de curso está alicerçado nos objetivos de descrever seis movimentos básicos do subgênero de movimento da dança breakin chamado power move, assim como, tecer relações teóricas e filosóficas sobre a dança e as concepções de corpo que nortearam meu caminho durante as vivências e relações estabelecidas rumo ao movimento power move. Para tanto, dialogo com Hoffman e Harris (2002) em seus estudos sobre a cinesiologia, Marleu-Ponty (2006) e a fenomenologia, assim como, Bolsanello (2005) para a noção de corpo enquanto experiência. Esta abordagem busca colaborar com o cenário artístico belenense em sua produção de conhecimento por meio da dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prosexo dhi revolta: Autoinvestigações da trajetória de vida travesti para reelaborações de processos de criação em dança/arte(2023-12-14) LIMA, Hta Shamax Soares; MOURA, Xan Di Alexandria de Oliveira; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Esta pesquisa foi concebida conforme a Instrução Normativa Nº 01/2023 - PROEG/UFPA, que dispõe de acordo com o Art. 4º, Parágrafo único: outras modalidades poderão ser utilizadas, em conformidade com a área de conhecimento, desde que o Conselho da subunidade aprove. Desse modo, este trabalho de conclusão de curso aborda transição de gênero e decolonialidade do corpo na perspectiva de vida travesti preta e amazônida, e apresenta Poética Cênica e Texto memorial intitulados Prosexo Dhi Revolta. A poética foi elaborada inicialmente em 2018 durante mobilidade acadêmica na Universidade Federal da Bahia - UFBA e reelaborada em 2023 na Universidade Federal do Pará - UFPA. Este texto memorial reúne relatos sobre o processo de autoinvestigação e criação da obra, bem como parâmetros achados durante estes processos que estruturam a arte e a artista htadhirua. Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver um processo de criação em arte a partir de questões de transição de gênero e decolonialidade do corpo. Os principais conceitos abordados são pesquisa com prática artística de Ciane Fernandes (2013) e processo de criação de Cecilia Almeida Salles (1998). A metodologia de pesquisa é a “pesquisa cambono” de Luiz Simas e Luiz Rufino (2018) que se baseia nas epistemologias das práticas de terreiro para guiar pesquisadores em arte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança(2017) GOMES, Luana Cristina Ribeiro; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Esta monografia está imersa na ambiência lúdica dos educandos encontrada na escola Estrada Nova em Belém do Pará, mais especificamente no bairro Pratinha II, como fonte propulsora para o ensino da dança neste ambiente. Além de desenvolver um estudo a partir da metodologia cartografia (ROMAGNOLI, 2009) e de análises das mais variadas expressões corporais Laban (1978), em diálogos construtivos com as autoras Andrade (2012), Dowbor (2007) e Marques (2007), no que diz respeito ao ato de educar através de práticas dançantes no âmbito escolar. Para tanto, no que tange as abordagens Dança, Escola e Educação, esta pesquisa se pauta na estruturação de laboratórios de dança a partir do lúdico (ANDRADE, 2013) da garotada, presente em seu contexto sociocultural e tecendo diálogos possíveis para uma educação de corpo inteiro, haja vista que ao se tratar da cultura escolar, percebe- se um corpo que tem pouca liberdade de expressão. Diante disso, tem- se como objetivo principal, a elaboração de estratégias metodológicas para o ensino da dança inspiradas na ambiência lúdica identificada e que reverbera logo após que a segunda campa toca: o recreio da criançada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Raízes Umbilicais: uma poética gerada a partir do programa de criação em dança Mostra Ananin Habitante Criador pela Casa Ribalta(2022-12-15) BRITO, Ully Jéssica Oliveira; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho de conclusão de curso foi organizado conforme a Instrução Normativa No 01/2022 - PROEG/UFPA, que dispõe, de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização do TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração e de apresentação, em virtude das consequências em decorrência da pandemia da COVID-19, de acordo com o Art. 4o, que no parágrafo VIII refere-se à Produção Audiovisual e descrição textual do mesmo. Desse modo, esta pesquisa apresenta caminhos dos processos criativos de uma produção audiovisual em formato de videodança, resultante do programa de criação em dança “I Mostra Ananin Habitante Criador”, realizado pela Ribalta Companhia de Dança, no ano de 2020. Os relatos apresentados tratam de uma experiência de pesquisa pessoal, vivenciada em coletivo com os participantes/habitantes e professores da casa Ribalta, no município de Ananindeua/PA, durante os encontros propostos pelo projeto. As experimentações e laboratórios corporais culminaram na criação da obra audiovisual intitulada “Raízes Umbilicais”, inspirada nas ligações entre as mulheres de minha linhagem familiar e a conexão materna com minha filha. O contexto criativo da obra permeia, ainda, processos e transformações ocorridos a partir do reconhecimento do meu ser mulher, mãe/artista da dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões acerca dos benefícios do ensino-aprendizagem em dança contemporânea no studio de dança Plié, Belém/Pá(2022-12-13) COSTA, Raeuly Pires; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Antes de nos aprofundar em meu trabalho audiovisual, gostaria de abrir um parêntese para falar um pouco dos caminhos percorridos por esta autora. Minha trajetória na dança inicia aos 12 anos de idade, em uma igreja evangélica do município de Portel, à 16h de viagem de Belém. Não tinha domínio de técnicas de danças e tampouco tive contato com profissionais capacitados que pudessem me orientar em tais conhecimentos. Dançava na igreja com as ferramentas que tinha, que eram os vídeos pesquisados no YouTube, onde de certa forma vinha minha inspiração para fazer o que gostava e me fazia bem. Em relação às técnicas de dança, julgava como algo distante, mas que precisava ir em busca para uma melhor compreensão de meu corpo. Assim me deparo com Mauss, que defende a ideia de que “o corpo é o primeiro e o mais natural instrumento do homem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ritmo e dinâmica: : A interseção sobre vivências de uma bailarina clássica oboísta(2022-12-14) SILVA, Andréia Caroline Assunção da; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho de conclusão de curso, desenvolveu sua pesquisa, a partir dos incômodos gerados nas aulas de Ballet Clássico. Há alguns anos atrás, na Escola de Dança Arte em Movimentos. Mas que enfim, teve a construção de conhecimentos, acerca desta inquietação, por meio das vivências nas linguagens Musical, no Conservatório de Música Carlos Gomes. E desta dualidade, ora Dança ora Música, sugeri a organização desta pesquisa, pelo Diagrama de Veen, nomeado aqui de Diagrama das Artes. Destacando então, como objetivo geral, analisar os componentesda interseção/intersecção (ritmo e dinâmica). Afim e mostrar que estes, convergem, paracom, os conjuntos Dança e Música. E para este processo, foram registradas minhas vivências, nas aulas de Ballet Clássico e aulas de Música. E como principais norteadores desta pesquisa, conversaram os seguintes autores: Débora Pinheiro em seus aspectos, da Sinfonia “MUSIDAN” que caminha nas duas linguagens Dança e Música; Agrippina Vaganova, em sua fundamentação da Dança Clássica, mestra regente em meus estudos no Ballet Clássico; Le Breton, como o estudo do corpo em sua inserção social. E para a linguagem musical, conversaram os autores principais: Bohumil Med, com os conceitos básicos da teoria Musical e Roy Benett, para com a organização histórica da Música. A pesquisa mostrou se reveladora, quanto aos aspectos enriquecedores, deste corpo em constante pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O sabor açaí da dança breaking(2016) NASCIMENTO, Layse Ranielle da Silva; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Uma sucinta “degustação” sobre o sabor da dança breaking. Um questionamento sobre o significado do flavor para quem dança e de que maneira pode influenciar no que diz respeito a ser um b.boy ou b.girl. Dialogando com Fleury (2007), a dança como trabalho e laser para dançarinos de rua. Alves e Dias (2004), corpos e sentidos no hip hop. Duarte Júnior (2000), o sabor do saber por meio da dança. Gariba (2007), a dança como educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Similitudes: olhares sobre um processo de criação em dança na E.E.E. Luiz Nunes Direito, em Ananindeua-PA(2012) CUNHA, Antonio Luis Monteiro da; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho promove reflexões a partir do processo de construção coreográfica na linguagem da dança contemporânea, chamadode espetáculo Similitudes, na escola pública Luiz Nunes Direito em Ananindeua, expondo a importância da dança no ambiente escolar. Sendo assim, evidenciando as contribuições no fazer artístico educacional a partir de minha vivência enquanto aluno, bailarino e, consequentemente, coreografo, promovendo um fazer coletivo de descobertas com os sujeitos envolvidos a partir do tema gerador. Contudo, analisando o trânsito livre de ideias para englobar todos no processo. Nesta pesquisa revelam-se aspectos críticos e reflexivos, diálogando com as falas dos sujeitos com o meu olhar, atrelando-se com os dos autores, resultando uma relação entre dança, corpo e educaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vozes da escola: a dança sob o olhar das mães dos alunos do Colégio Sistema(2017) MONTEIRO, Cássia Thais Macedo; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este estudo pauta-se na investigação de perspectivas acerca da dança, especificamente as concepções de um grupo de mães de alunos do Colégio Sistema, de Belém do Pará. A pesquisa dialoga com as discussões a respeito da dança e seu entrelaçamento com a escola e a educação. Objetiva-se despertar a compreensão para a relevância da dança como construtora do conhecimento no contexto escolar, diante da necessidade de conscientizar sobre as contribuições da dança para a educação do indivíduo. A ação metodológica realizou-se por meio de sondagens qualitativas e vivências de dança com as mães dos alunos, permitindo um mergulho na busca de perspectivas, compartilhamentos e conhecimentos. Os principais autores que fundamentam esta pesquisa são: Rubem Alves (2014) com seu olhar voltado para a educação, Fátima Dowbor (2008) com sua noção de educação como marca e Isabel Marques (2007/2011) com suas discussões acerca da dança na escola. Ao final da trajetória desde estudo observou-se que o processo de conscientização/reconhecimento da importância da dança para a educação dos indivíduos ocorreu efetivamente, gerando novos significados e ampliando a rede de conhecimentos.