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Navegando por Orientador "SOUZA, Helius Cezar Tocantins"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários
    (2014-06-30) SOUSA, Maria Jucinéia Oliveira; SOUZA, Helius Cezar Tocantins; http://lattes.cnpq.br/2046392455224374
    O presente trabalho busca compreender as concepções de literatura Infanto/Juvenil que fundamentam a prática dos professores na formação dos alunos. Entendemos que o tratamento da Literatura Infanto/juvenil visando somente à habilidade de leitura torna-se inadequado para a formação de leitor literário. Pois, o bom leitor é aquele que envolvido numa relação de interação com a obra literária, encontra significado quando lê, procura compreender o texto e relaciona com o mundo à sua volta, construindo e elaborando novos significados do que foi lido. Só assim, a leitura pode contribuir de forma significativa numa sociedade letrada, no exercício da cidadania e no desenvolvimento intelectual. Para isso, é preciso que o livro literário seja agradável aos olhos e possua um texto encantador, estimulando o imaginário do leitor. O problema central dessa tese versa sobre como os professores concebem e desenvolvem a proposta da literatura Infanto/Juvenil na E.M.E.F. Santa Clara, no município de Tailândia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Quais as contribuições dos exercícios de interpretação desenvolvidos no 7° ano da escola Santa Clara para o desenvolvimento e habilidades de leitura
    (2013) SILVA, Ilma de Jesus; SOUZA, Helius Cezar Tocantins; http://lattes.cnpq.br/2046392455224374
    Esse projeto visa analisar como as propostas de interpretação textual contidas nos livros didáticos, os gêneros textuais trabalhados em sala de aula ,e os gêneros digitais podem ser uteis no processo de aperfeiçoamento da leitura dos alunos do 7º ano da Escola Santa Clara, localizada na cidade de Tailândia-PA. A temática surgiu após ser observado o desinteresse dos alunos no processo de ensino aprendizagem no que diz respeito a interpretação textual. A proposta se apoia nas ideias contidas no livro Produção Textual Análise de Gêneros e Compreensão, apesar dos avanços que temos visto na área da educação a compreensão e interpretação de textos continua sendo para os alunos algo vago e na maioria das vezes sem muita importância. Se quisermos formar verdadeiros leitores precisamos mostra-los que para um bom leitor a peça fundamental e a compreensão e interpretação, pois não conseguirei me comunicar com as pessoas da minha própria comunidade se eu não entendo o que esta sendo dito. De forma que preciso entender para repassar de uma forma mais clara e objetiva e só a partir de me fazer entender vou conseguir me comunicar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O regionalismo no conto O Carro dos Milagres de Benedicto Monteiro
    (2014) ALVES, Elis Regina Gonçalves; SOUZA, Helius Cezar Tocantins; http://lattes.cnpq.br/2046392455224374
    O presente trabalho tem por finalidade um estudo sobre o conto O Carro dos Milagres de Benedcito Monteiro tendo como base teórica o regionalismo, partindo-se do princípio que esta tendência literária é vista como uma literatura menor dentro dos círculos mais afamados da literatura brasileira. Para tal, buscou-se um referencial que desse suporte e garantisse a legitimidade do regionalismo como uma forma de expressão ficcional através de uma teorização que procurou conceitos, historização e correntes filosóficas que abordassem o tema. A partir daí, aprofundou-se a análise da temática dentro do conto, buscando paralelos e comparações entre os referenciais teóricos e a ação narrativa arquitetada pelo autor em tela, numa tentativa de relativizar a visão acadêmica e a visão ficcional emanada do conto.
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