Navegando por Orientador "SOUZA, Ana Paula dos Santos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Colonização Brasil Novo, Pará: anseios e conquistas(2018) MORAIS, Elton Araújo; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429Este trabalho nasce da busca por entender melhor sobre a colonização do município de Brasil Novo, Pará, a partir dos relatos dos migrantes, dos anos de 1970 a 1976. Cujo objetivo foi entender as razões que fizeram esses camponeses de diversos estados brasileiros migrarem para esta remota região da Amazônia. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa com questionários semi-estruturados e aplicados a oito camponeses deste município. Os resultados alcançados apontaram as conquistas e as mazelas vivenciadas pelos camponeses, sendo a falta de terras em seus estados de origem uma dos principais motivos para a migração e por fim a conquista de terras próprias como uma das maiores conquistas apresentadas por eles.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios da aprendizagem da leitura nas séries iniciais: escola Mem de Sá I, Uruará, Pará(2019-06-19) VASCONCELOS, Daiana Mendes da Silva; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitura e escrita nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na escola Carlos Pena Filho, Brasil Novo - PA(2019-05-30) FERREIRA, Nerli de Lira; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429Este trabalho traz relatos coletados de pesquisa realizada sobre a leitura e a escrita com professores e alunos do 8º e 9º ano da Escola Carlos Pena Filho, km 40 em Brasil Novo, com objetivo de contribuir para solucionar esse problema que afeta os educandos. O interesse pelo tema surgiu a partir dos Tempo Comunidade na referida escola, bem como de minha experiência como educadora no Ensino Fundamental em escolas do campo. Entre os alunos entrevistados há uma diferença quanto ao gosto de ler e escrever para aprimorar os conhecimentos dentro da língua portuguesa. A preocupação da professora de Língua Portuguesa é estar sempre presente fazendo seu trabalho, para isso renova suas metodologias visando atender essa demanda na prática pedagógica com seus educandos, mas sente falta de materiais para ajudar a fazer um trabalho de melhor qualidade. A coordenação pedagógica relata sobre o que mais sente falta na escola para auxiliar os docentes e estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Liderança de mulheres no desenvolvimento da comunidade Divino Espirito Santo Vicinal 15(2018) SANTOS, Maria Sandra do Nascimento; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429O presente artigo aborda a história de uma comunidade rural que sempre esteve sob a liderança de mulheres; No início deste artigo há um apanhado geral sobre a história da abertura da Transamazônica, em seguida consta histórias de mulheres protagonistas para o desenvolvimento social, cultural e intelectual da comunidade Divino Espírito Santo localizada na Vicinal 15, a partir de relatos de mulheres que foram convidadas a participar de uma pesquisa com entrevistas semi-estruturadas, nas quais teriam que contar como foi sua trajetória até os dias atuais na busca de melhorias para esta comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação família/escola – desafios e possibilidades: o caso da escola municipal de Ensino Fundamental Oneide Sousa Tavares – comunidade e agrovila Vale Piauiense, município de Altamira, estado do Pará(2019-07-29) LEMOS, Reinaldo da Silva; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429Este projeto traz em seu esboço uma abordagem de um tema que é discutido mundialmente em vários espaços que é a educação escolar de qualidade a partir de uma relação entre escola, famílias através da participação. Contudo, apesar dos problemas e desafios, a educação escolar é um instrumento de suma importância na Comunidade e Agrovila Vale Piauiense, porém o envolvimento dos sujeitos no processo educacional precisa ser mais trabalhado. O tema proposto nesse projeto é resultado dos tempos comunidades realizado com as famílias ao longo dos quatro anos do Curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Altamira. As ações do projeto ora proposto parte do pressuposto do diagnóstico de um problema identificado pelas famílias, comunidades, profissionais e direção da Escola (EMEF) Oneide de Sousa Tavares localizada na BR 230 km 23 município de Altamira Estado do Pará. O tema proposto e suas ações na modalidade de “intervenção” visa proporcionar possiblidade de melhoria na aplicação e concepção da relação entre família, escola e comunidade, no sentido de uma integração entre ambas as instituições de modo que seja priorizada a gestão democrática da educação na referida unidade escolar, assim também aprimorando o conhecimento/entendimento dos papéis das mesmas frente à política de educação escolar, tornando-os protagonistas a luz da legislação.