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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alimentação escolar, um dos fundamentos para uma educação de qualidade, numa perspectiva social e de análise de políticas públicas de alimentação escolar no Brasil
    (2024-07-04) SILVA, Jorge Borges da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este trabalho apresenta pontos extremamente relevantes para compreensão da finalidade da alimentação escolar como fundamento indispensável para promoção de educação e crescimento de condições de igualdade. A alimentação escolar é um direito humano e social de todas as crianças, adolescentes e adultos que frequentam as escolas públicas e um dever do Estado, Governo Federal, Estadual, municipal e distrital. O artigo tem como objetivo principal ampliar a compreensão sobre a finalidade social e política da alimentação escolar como direito humano. Com o intuito de proporcionar uma discussão aprofundada no que concerne a questões fundamentais para o conhecimento de direitos, benefícios, análise de desenvolvimento e controle das políticas públicas de distribuição de merenda escolar no Brasil. Para tanto, analisaremos as diretrizes do PNAE e artigos que estão contido na lei n°11.947, de 16 junho de 2009, entres outros fatores importantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise da condição de vida dos alunos e do ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19 e as possíveis dificuldades para o acesso as aulas no curso de licenciatura em pedagogia em Abaetetuba
    (2024-06-20) RUIZ, Juliana de Fátima Guimarães; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    O presente trabalho é um estudo que busca analisar a condição de vida dos alunos da graduação, especificamente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Tendo o objetivo de identificar os possíveis impactos que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) pode ter causado na aprendizagem. O estudo apresenta a abordagem quanti-qualitativa a luz da teoria de Minayo e Sanches (1993), tendo como metodologia o levantamento bibliográfico e análise de conteúdo. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de perguntas disponibilizado aos universitários, a fim de avaliar a realidade, as principais dificuldades vivenciadas durante a pandemia e de que forma as políticas públicas foram necessárias para promover um ensino de qualidade. Os resultados da pesquisa demonstram que a falta de recursos e equipamentos para acessar as aulas, podem evidenciar a desigualdade, desmotivar e prejudicar a aprendizagem, implicando na continuidade dos alunos na universidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da condição de vida dos alunos e de suas famílias durante a Covid-19 e possíveis impactos e seus resultados
    (2022-07-11) RÊGO, Jully Kelly Moraes; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este trabalho apresenta um estudo sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na vida socioeconômica dos discentes e seus familiares e a influência que tais realidades irão resultar na aprendizagem dos alunos de graduação da Universidade Federal do Pará UFPA, campus de Abaetetuba, o que possibilitou questionamento sobre as medidas governamentais que estão contemplando os discentes e seus familiares nesse cenário de pandemia. Para a construção deste trabalho, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de caráter quanti-qualitativa e, formulários disponibilizados de forma eletrônica, com o objetivo de compreender a realidade dos estudantes universitários e suas famílias durante o período caótico da covid-19. Os resultados encontrados permitem constatar que as políticas públicas abrangem cada vez menos os estudantes e seus familiares, devido aos desmontes das Universidades Federais proporcionados pelo Ministério da Educação e pelas influências externas advindas do sistema capitalista, acabando por afetar diretamente os discentes no ensino e aprendizagem por falta de recursos e materiais de acesso, restando-os a desmotivação e por fim, na pior das hipóteses a evasão, visto que na maioria das vezes não existem meios que possam garantir a continuidade do indivíduo dentro da universidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A concepção de gestão da escola municipal de educação infantil e ensino fundamental Professora Odaléa Maués Quaresma
    (2021-06-09) BITENCOURT, Joyce Barreto; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade trazer resultados do projeto de pesquisa “A concepção de gestão da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Odaléa Maués Quaresma”. O presente trabalho tem como objetivo geral, com base no percurso histórico da administração escolar no Brasil e a identificação e descrição das principais concepções de gestão, identificar qual (is) concepção (ões) de gestão norteia as ações da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Odaléa Maués Quaresma. E como objetivos específicos, descrever o percurso da administração/gestão escolar no Brasil identificando as principais concepções, e identificar qual foi a principal concepção de gestão diagnosticada na escola. A pesquisa é de cunho social, dessa forma, possui uma abordagem qualitativa, a técnica utilizada foi a análise de documentos. Os resultados identificam que a principal concepção de gestão da escola é a democrática participativa, pois a escola incentiva a participação da comunidade escolar e, também, possui um conselho escolar, que tem como função básica democratizar as relações de poder, porém há resquícios de ideias técnico-científica, pois a escola está regulada a um sistema educacional burocrático.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação étnico-racial, lei 10.639/2003: seus impactos na formação dos alunos do ensino fundamental, Acará-PA
    (2019-11-19) MOREIRA, Patrícia Gois; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Tendo em vista que o desejo é conhecer como vem ocorrendo a aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na escola de ensino fundamental Pinto Marques, pesquisa-se sobre Educação étnico-racial, Lei 10.639/2003: seus impactos na formação dos alunos do ensino fundamental, Acará/Pá, a fim de compreender as orientações trazidas pela lei 10.639/2003 que regulamenta a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, especificamente no ensino fundamental. Para tanto é necessário caracterizar como a Secretaria de Educação vem implementando as orientações descritas nos documentos oficiais acerca da lei 10.639 nas escolas do ensino fundamental do Acará, analisar o projeto político pedagógico da escola Pinto Marques e constatar se existem orientações ou ações que direcione o ensino das relações étnico-raciais, perceber qual a interpretação dos professores sobre a importância da lei 10.639 ser aplicada nas escolas do ensino fundamental. Realiza-se, então, uma pesquisa na abordagem qualitativa, como instrumento de pesquisa faz uso de documento e entrevista estruturada. Diante disso, verifica-se que o papel da secretaria de educação ainda é muito superficial, a analise realizada no Projeto Político Pedagógico da escola Pinto Marques esclareceu que não consta nada concreto sobre o problema que permeia esse texto e os avanços deste ensino vêm acontecendo superficialmente na escola, sucedendo de forma sistemática nas datas comemorativas e com muita resistência por parte dos alunos, o que impõe a constatação de que a escola não vislumbra uma aplicabilidade concreta desse ensino como direciona os objetivos da lei.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba
    (2024-06-19) FARIAS, Klyvia Clarisse Xavier; DIAS, Jéssica Costa; http://lattes.cnpq.br/8664180458168854; https://orcid.org/0009-0004-3787-6003; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e;  http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este estudo apresenta um conjunto de discussões sobre a crise que a pandemia do novo coronavírus causou no Brasil no ano de 2020, afetando vários segmentos da sociedade como a saúde, a economia e a educação. Como medida de prevenção e controle da Covid – 19 a UFPA adotou a modalidade do ensino remoto por meio da Resolução n. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é fazer uma a análise do impacto das estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia ao curso de pedagogia. A metodologia é de caráter descritivo e exploratório de abordagem quanto-qualitativa por meio dos instrumentos de análise bibliográfica, documental e questionário estruturado. Os resultados da pesquisa apontam para o esclarecimento da implementação de políticas públicas que foram aplicadas pela iniciativa do Governo Federal, em seguida pelo estado do Pará e dos seus municípios, até a aplicação delas na UFPA, apontando o posicionamento da universidade em aderir pela suspensão das aulas e a implementação da modalidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Dessa forma, o estudo possibilita a discussão em torno das estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas para o processo de ensino no curso de pedagogia, no campus de Abaetetuba.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Evasão escolar na educação de jovens e adultos
    (2024-07-04) NUNES, Michelli dos Santos; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca oferecer oportunidades de aprendizado para aqueles que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica na idade adequada. Apesar dos esforços para democratizar o acesso à educação, a evasão escolar na EJA continua sendo um desafio significativo. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as causas e consequências da evasão na Educação de Jovens e Adultos, buscando compreender os fatores que contribuem para esse fenômeno e propor estratégias para enfrentá-lo, considerando a realidade do estado do Pará, em escolas municipais da educação básica como Ipixuna do Pará. E por objetivos específicos identificar os principais motivos que levam os alunos a abandonar os estudos, analisar o impacto da evasão na vida pessoal e social dos alunos, e analisar a proposta de intervenção e políticas educacionais são os objetivos específicos desta pesquisa. Utilizando uma abordagem bibliográfica, exploratória, qualitativa e descritiva, a pesquisa revela que questões socioeconômicas, infraestrutura inadequada, material didático insuficiente e a necessidade de melhor capacitação docente são fatores críticos que contribuem para a evasão escolar. O impacto da evasão é profundo, afetando negativamente a inclusão social e as oportunidades de desenvolvimento dos indivíduos. Portanto, é essencial desenvolver políticas educacionais e intervenções específicas que melhorem as condições de aprendizagem e promovam a permanência dos alunos na EJA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O fracasso escolar a partir das questões relacionadas à distorção idade-série em uma escola no município de Acará
    (2019-12-17) MAGNO, Janielle Vaz; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    O presente trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Acará, a qual teve por objetivo investigar os fatores presentes na vida dos educandos que os levam ao fracasso escolar a partir da distorção idade-série, bem como identificar de que maneira eles se apresentam e como a escola pesquisada e também o sistema municipal de educação atuam para amenizar esse problema. O estudo se caracteriza em uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas, objetivando uma maior participação dos sujeitos envolvidos na pesquisa, os quais foram três professores, um representante da direção da escola e um representante da Secretaria Municipal de Educação. A partir da análise das informações coletadas, foi possível inferir que os profissionais da escola atribuem as principais causas desse problema à família do aluno, entretanto, observou-se que a própria escola não tem disponibilizado a devida atenção ao problema. Identificou-se também a falta de atenção e de suporte à escola por parte da Secretaria de Educação do município.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A organização do sistema de ensino no município do Acará-PA
    (2019-12-17) PAIVA, Fellipe da Silva; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo trazer resultados sobre a pesquisa com o tema “Política Educacional no Baixo Tocantins: A Organização do Ensino no Município de Acará/PA”. A pesquisa busca compreender como está estruturado a organização do ensino em Acará/PA e perceber de que forma as articulações políticas e sociais vem debatendo em torno de uma proposta efetivamente democrática de ordenação do sistema educacional do município buscando entender de forma sintetizada os resultados das articulações feitas em torno de uma proposta de educação de qualidade, através de um sistema municipal com autonomia. Como opção metodológica foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, por entender que a mesma possibilita uma melhor participação dos integrantes que fazem parte deste processo. Para isso foi realizado análises de documentos como: Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Municipal de Educação do município de Acará. Como referencial teórico da pesquisa foram utilizados os estudos de Diva Sarmento, Demerval Saviani, Alexandre Cals, Maria Piana dentre outros. Os resultados sinalizam que o município de Acará possui um sistema de educação complexo e ousado, com sérios problemas em relação ao enraizamento de uma cultura política partidária local que reflete nas ações de planejamento e organização do ensino, tais grupos políticos são fortes e interferem historicamente no interior das políticas educacionais ocasionando assim alguns problemas para que o município possa se desenvolver com uma política efetiva para a melhoria da qualidade da educação em Acará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Política educacional e participação: a organização do ensino de Abaetetuba/PA
    (2022-07-22) BARBOSA, Thayane Silva; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    No sistema democrático o ensino apresenta muitas mudanças ao longo da história e por isso a participação é efeito imprescindível para a organização. Dessa forma, torna-se importante entender a organização do sistema educacional do município de Abaetetuba/PA e fomentar debates sobre o processo decisório sobre a participação nesse funcionamento. Foi utilizado as referências da pesquisa qualitativa em educação por entender que este tipo de investigação é o mais usado nas pesquisas em ciências humanas e sociais e como estratégia de estudo trataremos de uma pesquisa documental. Objetivamos analisar como ocorrem as relações de participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões da gestão no sistema educacional e perceber de que forma a comunidade escolar contribui na ordenação do sistema educacional neste município. A partir dessa incursão foi possível perceber que o sistema educacional em Abaetetuba ainda está caminhando a passos lentos no que diz respeito a política educacional, ainda que haja participação da comunidade na elaboração de políticas públicas a implantação efetiva é inexistente dentro das gestões democráticas da escola analisada para a pesquisa. Consideramos que o estudo se mostra relevante para a avaliação da organização do sistema municipal de ensino no Baixo Tocantins e assim fomente novas perspectivas de política educacional para a população em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Política educacional no Baixo Tocantins: a organização do ensino no município de Abaetetuba-PA
    (2019-07-01) RODRIGUES, Daniele Azevedo; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    É importante destacar que este estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas de organização do ensino do município de Abaetetuba-Pa e perceber de que forma as articulações políticas e sociais vêm debatendo uma proposta efetivamente democrática de ordenação do sistema educacional no município do Baixo Tocantins. A opção metodológica deste estudo foi de abordagem qualitativa, pois acredita-se que esse tipo de pesquisa por acreditar que essa irá permitir uma investigação minuciosa do objeto de estudo. Além disso, utilizou-se como métodos de investigação o levantamento e análise de dados, de documentos e a entrevista com os representantes da Secretaria Municipal de Abaetetuba, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Conselho Municipal de Educação e a prefeitura. Na pesquisa utilizou-se diversas fontes para compreender os percursos da criação do sistema de ensino, sua construção, o contexto social e econômico desse processo e a relação entre sistema e plano de ensino; portanto fundamentou-se nas concepções de diferentes autores como Diva Chaves Sarmento, Dermeval Saviani, Carlos Roberto Jamil Cury, Alexandre Cals, Antonio Chizzotti, dentre outros. Os resultados indicam que o município de Abaetetuba possui um sistema de educação baseado em uma cultura político partidário, a qual influencia diretamente nas questões de organização, planejamento e também em alguns cargos no setor educacional. Com isso, existe forte interferência nas políticas educacionais, o que provoca obstáculos para que o município proporcione políticas efetivas direcionadas a qualidade na educação abaetetubense.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Política educacional no Baixo Tocantins: a organização do ensino no município de Igarapé-Miri-PA
    (2018-07-04) MORAES, Elze Cristina Brandão de Freitas; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    Este trabalho tem por objetivo trazer resultados sobre o projeto de pesquisa “Política Educacional no Baixo Tocantins: a organização do ensino no município de Igarapé-Miri/PA”. A pesquisa busca compreender como está estruturado a organização do ensino em Igarapé-Miri/PA e perceber de que forma as articulações políticas e sociais vem debatendo em torno de uma proposta efetivamente democrática de ordenação do sistema educacional no município tocantinense. Como opções metodológicas foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo, bem como análise de leis e decretos utilizados para organizar o Sistema Educacional. Como referencial teórico da pesquisa foram utilizados os estudos baseados na literatura de autores como Libâneo (2012), Souza (2015), Meksenas (2005), bem como de publicações de artigos e trabalhos de conclusão de curso sobre a organização do ensino através do processo histórico do Brasil. A pesquisa de campo foi realizada na Secretaria Municipal de Educação – SEMED do município de Igarapé-Miri, onde foram coletados materiais de apoio e através de conversas informais envolvendo o Secretário de educação, integrantes dos conselhos e funcionários efetivos da referida secretaria. Os resultados sinalizam a inconstância no cenário político e que seus enlaces mal sucedidos não tem proporcionado com satisfação o sucesso educacional intencionado pelo processo de municipalização após a Constituição Federal Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9.394/96. Nessa constante o município apresenta obstáculos para organização dos Sistemas de Ensino, especialmente no quesito político, pois toda essa situação gera entraves na consolidação da organização, ao compreendermos que os Sistemas de Ensino são firmados através de processos burocráticos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A política pública de atendimento educacional especializado para surdos: contribuições e limitações no município de Igarapé-Miri
    (2020-12-08) COSTA, Eduarda Gonçalves da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    O presente trabalho tem como objeto de estudo o Atendimento educacional especializado - (AEE). O objetivo geral se concentra em compreender as contribuições e limitações do atendimento educacional especializado no ensino inclusivo dos alunos surdos no município de Igarapé-Miri/PA, a partir da ótica de dois sujeitos surdos e como objetivos específicos descrever o contexto histórico educacional da pessoa surda, assim como, contextualizar os paradigmas da educação especial e as políticas brasileiras de inclusão para somente assim, analisar as limitações e contribuições do AEE em relação ao ensino inclusivo dos pesquisados. Para isso, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, constituindo-se primeiramente em uma pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, por se tratar de uma situação específica, sendo realizado entrevista com duas pessoas surdas. Analisamos que as insatisfações com a eficiência do AEE, em relação ao ensino de surdos, decorrem ainda da falta de domínio da Libras e da não execução políticas e diretrizes para atuação desse profissional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Políticas educacionais de inclusão escolar do aluno com deficiência nas séries iniciais em uma escola do município de Pastos Bons/MA
    (2022-08-11) COSTA, Alessandra Bernardes Almeida da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    O presente trabalho apresenta o processo de inclusão escolar na escola Dr° Temístocles Carneiro Teixeira. Teve como objetivo geral analisar as políticas educacionais de inclusão escolar do aluno com deficiência nas séries iniciais e como específicos identificar as principais ações, diretrizes, programas e planos voltados para inclusão dos alunos com deficiência na escola Drº Temístocles Carneiro Teixeira; contextualizar as políticas educacionais para pessoa com deficiência em documentos normativos referentes à Educação Especial e por fim problematizar como essas políticas têm permitindo a inclusão dos educandos e se estão de fato sendo efetivadas no espaço da escola alvo da pesquisa. A relevância da discussão se deu pelo questionamento sobre de que forma ocorre a implementação das políticas educacionais de inclusão no cotidiano escolar, assim como pela relevância do tema que vem se atualizando e aperfeiçoando nos últimos anos. A metodologia adotada foi a qualitativa por esta nortear e dar sentido à forma como o pesquisador lança mão para investigar, conhecer e buscar os caminhos que o levarão a responder os seus questionamentos e como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação no contexto pesquisado, assim como a entrevista para entendermos como esse processo vem acontecendo na escola. Diante disso, como conclusão, percebeu-se que as políticas educacionais de inclusão escolar no Município ainda enfrentam muitas barreiras para alcançar seus objetivos propostos, que seria oferecer uma educação de qualidade e igualdade aos alunos com deficiência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As políticas públicas da assistência social: o centro de referência da assistência social de Abaetetuba e as ações de intervenção às crianças e adolescentes em riscos e vulnerabilidades
    (2018-07-03) SILVA, Valdinéia Ferreira da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    O presente trabalho tem por tema As Políticas Públicas da Assistência Social: O Centro de Referência da Assistência Social de Abaetetuba e as ações de intervenção às crianças e adolescentes em riscos e vulnerabilidades. Tem por objetivo geral investigar as práticas socioeducativas realizadas no Projeto Sementes do Amanhã através dos programas sociais do CRAS- São Sebastião juntamente com a Secretaria de Assistência Social. Tendo como objetivos específicos Identificar através das vivencias dos agentes envolvidos na pesquisa (aluno, ex-aluno, educadora social) a importância do projeto Sementes do Amanhã e como ele vem contribuindo no desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos das crianças e adolescentes. A metodologia da pesquisa baseou-se em pesquisa de campo, entrevistas, registros fotográficos e revisão da literatura. A pesquisa foi realizada no CRAS do São Sebastião em Abaetetuba que atende pessoas em vulnerabilidade e risco social. Os resultados nos permitem inferir que é de extrema importância o trabalho desenvolvido através de práticas socioeducativas desenvolvidas no Projeto Semente do Amanhã, pois proporciona às crianças e adolescentes a compreensão da importância de vivenciar valores e princípios na convivência familiar, grupal e social, relacionando direitos e deveres, como foco de prevenção e proteção.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica
    (2024-07-02) SANTOS, Regiane Caldeira dos; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    A ideia de que a formação humana é um processo contínuo, conduz estudos e atuações de diversas áreas, junto a seus atuantes e instituições. Analogamente, este trabalho foi inicialmente inspirado nessa consideração, visto que a formação acadêmica, esteve interpretada como parte do desenvolvimento humano e por isso é abordada neste trabalho sendo uma etapa e/ou busca continua, iniciando na infância, e perdurando até a fase adulta. Dessa forma, o presente trabalho trata-se de uma narrativa autobiográfica, de uma mulher pertencente ao Quilombo Tucumandeua, norteada pelo questionamento de: como se dar a trajetória de formação acadêmica de uma mulher pertencente a uma Comunidade Quilombola? Para tanto, utilizou-se aportes de coletas autobiográfica, bibliográficas e de campo, com o objetivo fundamental de refletir sobre a importância da Educação Quilombola e os desafios propostos aos quilombolas para alcançarem todos os níveis da educação brasileira. Entre os autores do referencial teórico destaca-se: Brasil (2013; 2017), ECQ (2023) e Soares (2001). Em apresentação preliminar dos resultados, verificou-se que os membros da Comunidade Quilombola Tucumandeua vivenciam dificuldades semelhantes, relacionadas a transporte, à infraestrutura, e ao ensejo de investimentos em Educação, como o restabelecimento de uma escola na Comunidade Tucumandeua. Concluindo-se que embora a formação acadêmica seja repleta de desafios, para alguns grupos, apontados como “minorias” essas buscas são ainda mais desafiadoras.
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