Navegando por Orientador "SOBRAL, Maria Lizete Sampaio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abordagens teóricas sobre educação de surdo: a produção científica no contexto do Campus Universitário do Marajó-Soure(2015-06-30) AMADOR, Enilza Silva; MORAES, Rayanne Salgado de; SOBRAL, Maria Lizete Sampaio; http://lattes.cnpq.br/3069431289099456O presente trabalho tem como objetivo abordar aspectos ligados à produção de trabalhos teóricos que versam sobre a temática da educação de surdos, sobre a legislação que trata das políticas inclusivas de surdos e sobre outros aspectos ligados ao fenômeno da inclusão. Para isso, tratamos, inicialmente, sobre algumas noções circunscritas ao contexto da educação de surdos, no que se refere, sobretudo, à criação de cursos de nível superior, tais como cursos de graduação em LIBRAS e/ou Libras e Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos, os quais têm favorecido a formação de profissionais que atuam na área de interesse desta proposta. Para isso, elencamos como corpus teórico e físico deste trabalho as monografias realizadas junto ao Curso de Especialização em Estudos da Linguagem Aplicados à Educação de Surdos, do Campus do Marajó/Soure, da Universidade Federal do Pará, e, para o conhecimento da realidade local, circunscrita ao município de Soure, realizamos entrevistas semi-dirigidas com professores que trabalham em escolas de ensino regular locais.