Navegando por Orientador "SOARES, Raimunda Lucena Melo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Currículo e transversalidade: um olhar sobre a nova legislação(2019-07-09) SANTANA, Cintia Wanily Oliveira Mendes; SOARES, Raimunda Lucena Melo; http://lattes.cnpq.br/4770593445189343A educação como fator indispensável para o desenvolvimento humano assume um papel de suma importância na vida de todos os indivíduos. Então, pergunta-se: Qual a importância da discussão de gênero e sexualidade na educação escolar, no ensino fundamental? Mediante esse problema central de estudo, pensou-se como objetivo geral compreender a importância da discussão de gênero e sexualidade para a formação escolar, política e social. Entre as fontes bibliográficas destacam-se as obras de Marlucy Paraíso, Dagmar Meyer, Guacira Louro e Michel Foucault. Como metodologia, o estudo baseou-se na perspectiva pós-crítica em educação, deste modo, partiu-se de pistas e suspeitas apontadas por estudiosos afins, para que se pudesse dar movimento a formas outras de refletir sobre o objeto bruto. O estudo permitiu concluir que o currículo, frente às tensões que englobam a vida em sociedade, não pode abrir mão de discutir acerca da multiplicidade, da diversidade e da diferença. Contudo, percebe-se nos tempos atuais a ocorrência do silenciamento da diversidade, do ocultamente da multiplicidade e da exclusão de corpos e identidades. Entende-se que em um currículo há muitos movimentos que assumem caráter políticos ou ideológicos. Diante disso, a formação docente deve inclinar-se para o descobrimento de espaços novos, espaços de resistência e de dissensos, proliferando o desejo e a vontade de potência que impulsiona as ações do profissional da educação. Para que este desejo possa alargar os limites do currículo, dando a ele luz voz, movimento, sexualidades, gêneros e transversalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ética na formação do pedagogo(2018-12-13) PAIXÃO, Ananda Samanta Melo da; SOARES, Raimunda Lucena Melo; http://lattes.cnpq.br/4770593445189343Pensar a respeito da filosofia da educação e da ética na formação humana, sobretudo do pedagogo, levou-me ao principal problema de investigação, qual seja: Como se dá a formação ética do pedagogo? A partir deste problema pensei as seguintes questões: Qual a importância da ética na formação humana nos dias atuais? Como a ética pode contribuir com a formação do educador/pedagogo? Que dificuldades emergem no processo de construção do pedagogo no Brasil? Como a ética é refletida e estudada na educação, sobretudo no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará? Compreender a ética na formação do pedagogo é o objetivo geral a ser alcançado nesse estudo que tem como objetivos específicos: a) Entender a importância da ética na formação humana nos dias atuais; b) Verificar como a ética pode contribuir para a formação do educador/pedagogo; c) Compreender as dificuldades que emergem no processo de construção do pedagogo no Brasil. d) Analisar como a ética é estudada na educação, sobretudo no curso de Pedagogia da UFPA. A metodologia foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos e documentais. Teve como principais fontes históricas livros de autores como Rios (1997), Soares (2000) e Vázques (1995), além de artigos de Antônio Joaquim Severino publicados, especialmente, em Periódicos Nacionais no período de 1974 a 2016, e seu currículo lattes, por meio do qual foi possível verificar a sua produção intelectual sobre ética, o Projeto Curricular do Curso de Pedagogia e as entrevistas realizadas com os discentes de pedagogia. Concluiu-se que os sujeitos implicados com a filosofia da educação aliada à ética, preocupam-se com a formação ético-política dos educadores e questionam as variáveis que determinam o perfil desse profissional. Entretanto, apesar de não existir uma disciplina específica de ética no curso de graduação em Pedagogia da UFPA, Campus de Belém, muitos graduados e graduandos conseguem perceber em algum momento da sua formação referências a essa temática, mesmo que isso ocorra somente em algumas disciplinas como por exemplo, filosofia da educação.