Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "SOARES, Elziane Monteiro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma proposta de aplicação de métodos de gamificação no ensino aprendizagem da disciplina de algoritmo
    (2019-07-01) BARBOSA, Leandro do Nascimento; SOARES, Elziane Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1861043405161099
    Em muitos casos atrair a atenção das pessoas e motivá-las em suas tarefas diárias, principalmente, com intuito de aumentar a produtividade, tem sido um desafio perceptível no contexto industrial e ambiente acadêmico, pois as ações rotineiras tendem a causar desmotivação aos indivíduos. Diante dessa situação, têm surgido alguns estudos que utilizam a gamificação na educação e em processos empresarias visando suprir ou minimizar tais problemáticas. A gamificação foca na ideia de motivar ou melhorar o engajamento dos integrantes ao mesmo tempo em que desperta o prazer de se sentirem imersos a jogos, propiciando também fomentar a competição entre os participantes, objetivando a conquista de resultados e metas pré-estabelecidas. Considerando esse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de metodologia de ensino-aprendizagem para a disciplina de algoritmo do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará, campus Castanhal, com a utilização de elementos da gamificação, no intuito de auxiliar a aprendizagem dos alunos, uma vez que o ambiente gamificado pode estimular a motivação, despertar o engajamento, o prazer e a competição de forma saudável entre os estudantes frente às dificuldades enfrentadas pelos mesmos na aprendizagem desta disciplina, logo, o ambiente proposto neste trabalho pode vir a ser um recurso importante a ser utilizado no processo educacional, pois pode ter a capacidade de minimizar o índice de reprovações e até a desistência de alguns estudantes na sequência da disciplina.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma proposta de melhoria do processo e qualidade do software usando BPMN: um estudo de caso da COTIC PROEG
    (2018-11-12) BARATA, Juan Carlos do Nascimento; SOARES, Elziane Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1861043405161099
    As técnicas para melhoria de processo se atualizam constantemente para manter as organizações competitivas e suprir as necessidades de seus clientes. Uma organização com a pretensão de alcançar maior produtividade e qualidade no desenvolvimento de software precisa ter seu processo muito bem definido e atualizado. Como forma de constante melhoria, a Notação de Modelagem de Processos de Negócio veio para alinhar a tecnologia da informação e processos para agregar valor ao negócio e, consequentemente, aos seus clientes. O presente trabalho propõe padronizar o processo de desenvolvimento de software da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da PROEG UFPA e incluir uma nova metodologia ágil em uma das etapas do processo como forma de melhoria. Logo, os resultados obtidos através da inclusão do Test Driven Development no processo de desenvolvimento de software da referida empresa, melhoraram a qualidade dos produtos e agilizaram ainda mais o processo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA