Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "SMITH, Daniele Esteves Pereira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio
    (2023-12-13) RODRIGUES, Juliane do Socorro Melo; SMITH, Daniele Esteves Pereira; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972
    O Programa Residência Pedagógica (PRP) é pautado na formação de licenciandos em nível superior, preparando-os para a Educação Básica a partir do exercício de ações ativas que articulam a relação entre teoria e prática profissional docente. Partindo desta premissa maior este artigo relata o desenvolvimento do uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino de probabilidade para estudantes do Ensino Médio em uma escola pública no município de Cametá/PA como parte das ações de um núcleo de matemática do PRP. O principal objetivo da oficina foi utilizar jogos, experimentos e simulações para explorar os conceitos e as aplicações da probabilidade. Entre os resultados obtidos, apresentamos tanto em termos de aprendizagem dos alunos quanto de formação dos residentes com destaque para as contribuições da oficina no desenvolvimento de habilidades matemáticas, pedagógicas e tecnológicas, bem como para a vivência de ações formativas reais no ambiente escolar que impulsionam a formação de futuros professores de matemática. Concluímos que a oficina foi uma experiência enriquecedora e motivadora, que possibilitou aos residentes e aos alunos uma abordagem lúdica e significativa da probabilidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Programa Residência Pedagógica: a utilização das oficinas pedagógicas no ensino de matemática
    (2023-11-27) ASSUNÇÂO, Lucas Lopes; MORAES, Luis Fernando Sá; SMITH, Daniele Esteves Pereira; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972; http://orcid.org/0000-0001-6982-8357
    O objetivo do presente trabalho foi verificar as possíveis contribuições de oficinas pedagógicas de matemática na formação de estudantes do Ensino Médio, dentro do contexto do plano de trabalho desenvolvido pelo Projeto Residência Pedagógica - PRP Núcleo Matemática Cametá 2023. A oficina aplicada tratou da temática sobre propriedades de potências e, foi dividida em três momentos, a saber: a formação dos residentes, a aplicação na Instituição de Ensino Superior (UFPA) como uma oficina piloto e, por fim, a aplicação na escola campo onde o projeto desenvolve seu plano de trabalho de Ensino Médio. O estudo qualitativo utilizou o método de estudo de caso e, concentrou a análise dos resultados em informações coletadas a partir de questionários aplicados, rodas de conversa e produção dos participantes da proposta. Os resultados apontaram que a grande parte da turma do Ensino Médio participantes da oficina tiveram seu primeiro contato com esse tipo de metodologia durante a realização das atividades implementadas pelo PRP, tendo assim pouco conhecimento sobre esse tipo de abordagem em sala de aula. No entanto, a oficina sobre propriedades de potências foi considerada útil pela maioria dos alunos, ajudando a relembrar o assunto e mostrando o potencial para favorecer o aprendizado. O trabalho enfatizou a importância da Residência Pedagógica na formação de professores e destacou a funcionalidade das oficinas pedagógicas para o ensino de matemática. A implementação prática dessas atividades mostrou ser uma forma dinâmica e eficaz de ensinar, facilitando a compreensão dos alunos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA