Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "SMITH, Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O direito à convivência familiar da criança e do adolescente: adoção no Brasil
    (2023-12-15) OLIVEIRA, Jaqueline Alberto; SMITH, Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1050234621474472
    O direito à convivência familiar é uma prerrogativa fundamental da criança e do adolescente. No Brasil, este direito é amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas sua efetivação passa por desafios multifacetados no contexto da adoção. A adoção no Brasil é processualmente complexa e influenciada por uma variedade de fatores socioeconômicos e culturais que, por vezes, impactam negativamente a efetividade do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes. Este estudo teve como objetivo geral analisar como os obstáculos legais, sociais e psicológicos impactam o referido direito. A investigação busca responder ao problema: quais são os fatores psicológicos, socioeconômicos e culturais envolvidos na adoção no Brasil e como impactam no direito à convivência familiar de crianças e adolescentes? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, realizando uma revisão de literatura extensiva sobre o tema. Os resultados indicaram que, apesar das legislações existentes, há uma série de barreiras legais que dificultam o processo de adoção. Adicionalmente, preconceitos sociais, estigmas associados à adoção e fatores culturais desempenham um papel crucial na decisão de adotar ou ser adotado. A pesquisa também revelou a necessidade de recursos psicológicos adequados para apoiar tanto as crianças e adolescentes quanto as famílias adotivas, de modo a promover uma adaptação saudável e vínculos duradouros. Em conclusão, o direito à convivência familiar, embora amparado legalmente, enfrenta desafios práticos significativos no contexto brasileiro. É imperativo reconhecer e abordar esses desafios para garantir que todas as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de viver em um ambiente familiar amoroso e de apoio, independente da sua origem ou circunstâncias.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Lei de cotas e reservas de vagas: o abismo entre os dispositivos legais e a permanência de quilombolas no curso de direito da Universidade Federal do Pará
    (2022-05-04) SOARES, Josiane Souza do Rosario; SMITH, Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1050234621474472
    O tema das Ações Afirmativas alcançou forte repercussão na sociedade brasileira, primordialmente após a promulgação e vigência da Constituição Cidadã de 1988, que prevê de maneira positivada a salvaguarda dos direitos humanos, sobretudo a igualdade entre todos os cidadãos. Contudo as políticas de Ações Afirmativas, sempre tiveram uma certa resistência por uma parcela significativa da população brasileira, em relação à adoção de reserva de vagas ou cotas raciais nas instituições públicas de ensino superior. Ressalta-se ainda que, essa resistência é só um dos muitos desafios enfrentados pelos grupos sociais que se inserem no âmbito social e político dessas ações, os quais fazem uso dessas políticas de inclusão para o ingresso no ensino superior, que é o cerne desse trabalho. Ultrapassado esse primeiro momento, se inicia o período pós-ingresso no ambiente acadêmico e os desafios para permanecer nele. Em que pese a criação de dispositivos legais, como a Lei 12.711/2012 que prevê a reserva de 50% das vagas das universidades e institutos federais de Ensino Superior, ou ainda, as reservas de vagas direcionadas à candidatos pertencentes aos povos indígenas e ainda à comunidades remanescentes de quilombos, como fez a Universidade Federal do Pará no ano de 2012, ainda não é suficiente para garantir igualdade e até mesmo as garantias de direitos consagrados pela Constituição de 1988.Mas, para que esses direitos e garantias se efetivem, é imprescindível a quebra de tabus existentes no pensamento e cultura do povo brasileiro há centenas de anos, como acontece com o racismo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Políticas públicas para a proteção da criança e do adolescente no Brasil
    (2021-02-25) COSTA, Lemoel Silva; SMITH, Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1050234621474472
    O bem estar das crianças é responsabilidade de todos e no Brasil a legislação permite que o Estado, a comunidade e a família proporcionem todas as condições para que crianças e adolescentes sejam amparados e protegidos com a garantia dos seus direitos, incluindo a vida, saúde, segurança, alimentação, educação, lazer, e o desenvolvimento social, físico, psicológico, religioso e todas as suas necessidades devem estar asseguradas. As políticas públicas aplicadas para a realização desta proposta, com vistas ao êxito social, mesmo diante dos obstáculos do cotidiano estão presentes neste trabalho para verificar os esforços empreendidos para erradicar a exposição à violência e à vulnerabilidade desses indivíduos. Através de pesquisa documental de algumas das políticas públicas implementadas no Brasil para o enfrentamento dos problemas que podem afetar as crianças, independente das suas condições sócio educacionais e de sua origem, este trabalho aborda um estudo de quais programas de proteção estão disponíveis no Brasil, desde o advento da Constituição Federal e suas previsões acerca da prioridade absoluta e proteção integral, passando pela análise da Lei 8.069, de 13 de julho de 1190, o Estatuto da Criança e do Adolescente, diploma legal importante e imprescindível, que regra o estabelecimento da proteção integral, com o princípio do melhor interesse da criança e a prioridade absoluta para, ao fim, verificar que as políticas públicas revelam o empenho de entidades públicas ou não e de profissionais preocupados em mitigar os riscos e ocorrências de casos que expõem ou podem expor crianças e adolescentes à vulnerabilidade social.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA