Navegando por Orientador "SILVA, Paulo Lucas da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem da leitura em classes multisseriadas: os desafios da alfabetização(2018-11-21) SOUZA, Maria de Fátima do Vale; SILVA, Paulo Lucas da; http://lattes.cnpq.br/9416262645462548No atual contexto educacional brasileiro, muito tem se discutido a respeito de uma educação efetivamente voltada para as pessoas do campo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir a relação do processo de aprendizagem da leitura nas classes multisseriadas, a partir de uma experiência em uma escola rural, e da leitura de autores que vem aprofundando discussões referentes ao tema deste estudo. As classes multisseriadas são caracterizadas por apresentarem um único professor para atender alunos de diferentes idades e várias séries no mesmo espaço, e são predominantes na Zona Rural. Essa modalidade de ensino apresenta algumas deficiências como uma escassa formação dos profissionais que atuam nessas classes, e ainda, a escassez de políticas públicas voltadas para atender à essa população. Feita dentro campo, mas não para o campo, as práticas pedagógicas nessas classes não condizem com a realidade daqueles alunos, uma vez que os conteúdos aplicados estão distantes da realidade em que vivem. Atuar nessas classes em meio a tantas dificuldades é um verdadeiro desafio para os educadores, que, muitas vezes, sentem as angústias de não cumprirem com êxito seu papel diante da ausência de apoio pedagógico administrativo necessários para sua prática docente. Nesta perspectiva, o presente trabalho faz algumas considerações sobre a necessidade da implementação de políticas públicas eficazes que contribuam para a aprendizagem dos indivíduos ali inseridos, afinal, são grandes os índices de analfabetos e semianalfabetos presentes naquela população, e que ainda desconhecem a importância da leitura como um dos primeiros passos para as mudanças da sua realidade. Com relação à metodologia foram feitas várias pesquisas bibliográficas buscando alguns autores que abordassem a temática apresentada, portanto, caracteriza-se como qualitativa. Tem-se ainda, um relato pessoal, o que a define também como um relato autobiográfico. O trabalho teve como objetivo geral compreender quais fatores interferem na aquisição da aprendizagem quanto à leitura em classes multisseriadas da zona rural de Igarapé – açu. Com relação aos objetivos específicos buscou - se investigar como as famílias colaboram para que haja um bom desempenho do aluno nesse tipo de classe; refletir sobre a educação no campo, bem como a realidade que ali existe; e ainda, relatar as dificuldades do professor frente às necessidades desses alunos. Autores como Hage, Caldart, Oliveira, Waldemar, e ainda documentos oficiais do MEC, como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Projeto Base do Programa Escola Ativa e os Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros, serviram para fundamentar a análise sobre a educação no campo, e as dificuldades no processo de aquisição da leitura pelos alunosVII das classes multisseriadas. Através do estudo, constatou-se que fatores como a ausência de políticas públicas, o pouco interesse dos pais pela educação de seus filhos e a ausência de uma estrutura pedagógica administrativas eficazes interferem diretamente no processo da aprendizagem da leitura. E, ainda que, para que o aluno apresentar um bom desempenho são necessários além de ações governamentais, o apoio da família e a dedicação dos profissionais presentes em sala de aulaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação e emancipação: reflexões sobre a práxis docente(2018-11-07) SILVA, Aline Alves da; SILVA, Paulo Lucas da; http://lattes.cnpq.br/9416262645462548O presente trabalho tem como principal objetivo fazer reflexões sobre a práxis docente, da sua importância como elemento primordial para a produção de uma consciência verdadeira e alguns caminhos que possam levar à emancipação humana. Este trabalho foi produzido na forma ensaística, que é uma forma admitida pelo meu autor base Theodor Adorno em “O Ensaio Como Forma”, e como fundamentação teórica, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e fez-se a análise de dois textos do livro “Educação e Emancipação”. Notou-se, ao longo da pesquisa, que o trabalho docente não pode estar desvinculado da reflexão de suas ações dentro e fora da sala de aula, pois é a partir disto que o docente consegue melhorar a sua prática de ensino/aprendizagem e tornar possível o trabalho da emancipação humana por meio da educação, libertando os sujeitos da alienação. Em uma sociedade democrática, faz-se necessário que o indivíduo se emancipe para que possa refletir sobre o seu comportamento no mundo, romper com os mecanismos de alienação dominante e que consiga fazer suas próprias decisões conscientes, em um processo contínuo de exercício da sua autonomia, mas isso só se torna possível na educação à medida que a escola se atualiza sobre a realidade dentro e fora dos seus muros. Alguns caminhos podem orientar tanto o professor quanto o aluno a realizar a sua emancipação, que é um processo permanente e dura a vida inteira. Os modelos ideais são um dos grandes empecilhos que a educação precisa romper, pois padronizam o comportamento das pessoas e castram nelas a capacidade de serem autônomas e de se construírem a partir da realidade em que estão inseridas por meio de suas experiências subjetivas e coletivas. As escolas têm se preocupado somente em transmitir conhecimentos desconectados da realidade do aluno, oferecendo a ele uma formação cabal e voltada para o mercado de trabalhado, esquecendo que esse sujeito precisa se orientar no mundo em que vive de maneira crítica/reflexiva e autônoma. Foram discutidos, além deste, outros temas acerca da educação ao longo do presente trabalho, tais quais: educação escolar e realidade social, relação professor e aluno, educação e democracia, educação para a superação das desigualdades e as dificuldades de trabalhar pela emancipação humana. O que me levou a fazer uma pesquisa em Theodor Adorno foi a curiosidade que despertei sobre ele em uma disciplina durante a graduação, a qual a professora apresentou, pela primeira vez, este autor para a turma em uma de suas aulas e nos propôs a fazer um fichamento crítico do texto “Educação – para quê?”, trabalho este que me fez conhecer um pouco sobre as reflexões filosóficas dele a respeito da educação que, apesar se serem feitas no século passado, permanecem atuais e nos ajudam a discutir as questões educacionais que se apresentam hoje. Fundamentar teoricamente este trabalho unicamente nos dois textos de Adorno foi uma decisão que partiu de mim e do meu orientador. As reflexões mostradas no presente trabalho mostram a importância da práxis docente para a vida dos indivíduos, da educação de qualidade que esteja para além dos muros da escola e da produção de uma consciência verdadeira que possa libertar esses indivíduos das suas condições de quem é sempre dominado e impedido de viver uma vida edificante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas(2019-01-04) FERREIRA, Maria de Fátima; SILVA, Paulo Lucas da; http://lattes.cnpq.br/9416262645462548Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva analisar o processo de formação desses alunos a partir da experiência docente pessoal. A motivação para essa pesquisa ancora-se na percepção dos desafios que o professor atuante em classes multisseriadas enfrenta para desenvolver suas práticas pedagógicas no cotidiano da escola do campo. Dentre as dificuldades presentes na vida dos educadores encontra-se a falta de uma formação adequada a fim de otimizar suas práticas pedagógicas em salas de aula. Os autores basilares dessa discussão são Molina e Freitas (2012), Gatti e Davis (1993) e Hage (2010) que apresentam estratégias, reflexões, impasses, alternativas concernentes ao processo ensino-aprendizagem das classes multisseriadas. Ademais, como método para análise da temática, há o relato da prática docente nas turmas multisséries, percebe-se, que neste ponto, como aspecto positivo o conhecimento e aprendizado que é alcançado por meio da interação entre os alunos; e negativo, destacam-se as dificuldades em atender diversas turmas de níveis de aprendizagens e idades diferentes. No mesmo tempo e espaço físico das formas de potencializar a resolução de tal problemática seria a inserção, na grade dos cursos acadêmicos, de uma disciplina voltada para o processo de ensino-aprendizagem das turmas multisseriadas, além de outras políticas públicas para educação no campo. Assim, por meio desse estudo será possível pensar numa educação de qualidade para o aluno da escola rural e possivelmente despertar novos estudos acerca das políticas educacionais em prol da melhora da educação multisseriada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática pedagógica em classes multisseriadas: uma análise a partir dos discursos dos professores(2018-11-21) CORDEIRO, Elsa da Conceição; SILVA, Paulo Lucas da; http://lattes.cnpq.br/9416262645462548A pesquisa discorre sobre práticas docentes em classe multisseriada, enfatizando as dificuldades existentes nesta modalidade educacional. Nesse sentido, ela realiza um debate sobre as condições de trabalho com que os educadores da multissérie enfrentam hoje. Ficou evidenciado que a escola multisseriada se faz presente e persistente, predominantemente, em ambientes rurais e é considerada, por muitos pesquisadores como um sinônimo de inferioridade, funcionando de forma precária, com infraestrutura insuficiente e docentes sem oportunidade de continuidade e ampliação de seus estudos. São pessoas e profissionais com necessidades de formação continuada. Os objetivos da pesquisa são: compreender os fatores que dificultam o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores nas turmas multissérie no processo de ensino e aprendizagem dos discentes envolvidos nesse contexto educacional; observar a prática pedagógica dos professores nas classes multisseriadas; descrever os problemas relatados pelos professores, sobre as dificuldades em seus afazeres pedagógicos nas turmas multisseriadas; apresentar os fatores que dificultam a ação educativa dos docentes nas classes multisséries. A metodologia da pesquisa desenvolveu-se, prioritariamente, sob o caráter qualitativo com um estudo de caso junto à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Geraldo de Oliveira Pereira, em Irituia, no Pará. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com perguntas abertas direcionadas à duas professoras, em atividades docentes, nesta EMEIF. Chegou-se à conclusão de que a multissérie no campo irituiense traz as mesmas dificuldades apresentadas em outros espaços, logo esse discurso ganha notoriedade pelo fato de discorrer sobre problemas educacionais comuns ao ensino brasileiro. Como referenciais teóricos foram adotados os seguintes autores Casagrande (2008), Chaves; Foschieera (2014), Hage (2005), Hage (2006), Janata (2014), Silva (2016).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saberes docentes e prática pedagógica: uma análise a partir do discurso docente de classes multisseriadas(2018-11-21) AZEVEDO, Deni Sandra Silva; SILVA, Paulo Lucas da; http://lattes.cnpq.br/9416262645462548Este trabalho aborda a trajetória da minha experiência vivenciada como docente, durante o período de quatro anos em classes multisseriadas, como também descreve os desafios e as dificuldades de ensino e aprendizagem nela existentes e enfrentados com muita coragem e determinação, para que assim a realidade da referida escola viesse obter uma transformação, tanto na qualidade de ensino como também na estrutura física do prédio escolar. A experiência em questão ocorreu, em uma escola pública municipal, a qual se localiza na zona rural, no município de Magalhães Barata-PA. O principal objetivo deste trabalho é analisar e refletir sobre a realidade da minha experiência vivenciada a qual, atualmente, se faz presente e se estende em outros âmbitos escolares na zona rural. Principalmente quando se trata não apenas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, mas também, as dificuldades que geram o impedimento do docente em exercer o seu trabalho de acordo com a necessidade do educando causadas através do descaso do poder público. Também apresenta fatos referentes a comportamentos de aluno e docente diante das dificuldades de ensino e aprendizagem, os quais foram observados e por meio deles foram realizadas reflexões. Observa-se também, um conjunto de saberes e conhecimentos, os quais foram adquiridos em formação ou que acompanham o docente ao longo de sua de vida, os quais o docente deve utilizar para o bom desenvolvimento de sua prática em sala de aula de forma que ofereça um ensino de qualidade com a intencionalidade de haver uma aprendizagem significativa.