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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Público-leitor da Biblioteca Fran Paxeco do Grêmio Literário e Recreativo Português: um estudo entre temporalidades(2021-10-19) ARAÚJO, Luana Maria Espíndola; QUEIROZ, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/1268264102836755; https://orcid.org/0000-0001-6232-0753; SILVA, Maurila Bentes de Mello e; http://lattes.cnpq.br/6921755449188968Traça os perfis do público-leitor da Biblioteca Fran Paxeco do final do século XIX e do início do século XXI. Tem como objetivo geral comparar o perfil do públicoleitor da Biblioteca Fran Paxeco do final do século XIX e do início do século XXI e como objetivos específicos: a) reconhecer as particularidades do público-leitor da Biblioteca Fran Paxeco entre o final do XIX e do início do século XXI e b) identificar o interesse desse público-leitor pelo acervo da Biblioteca Fran Paxeco. Adota as pesquisas bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, como metodologia. Verifica, nos resultados, que no final do século XIX, o público-leitor era constituído por estudantes que participavam do curso de escrituração mercantil ofertado pelo Grêmio Literário e Recreativo Português. Enquanto que o público-leitor do século XXI é constituído quase totalmente por professores e demais pesquisadores de diferentes níveis de ensino. Conclui-se que, se no final do século XIX, a Biblioteca Fran Paxeco buscava obras para atender aos interesses do seu público-leitor, o que se manifestava pela demanda educacional e de entretenimento, e atualmente essa biblioteca recebe um leitor interessado em seu acervo por sua importância histórica e literária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representação descritiva da informação de livros em braille: estudo comparativo dos códigos AACR2 e RDA(2022-12-23) ANDRADE, Surama Maria Oliveira; SILVA, Eddie Carlos Saraiva da; http://lattes.cnpq.br/2707844545010168; https://orcid.org/0000-0002-9227-3799; SILVA, Maurila Bentes de Mello e; http://lattes.cnpq.br/6921755449188968Este estudo propõe-se examinar a representação descritiva de livros em Braille por meio da comparação dos códigos de catalogação AACR2 e RDA. A justificativa sustenta-se pela proximidade com o tema ao longo do ano de 2021, por meio de atividades acadêmicas proporcionadas pela Graduação. A atividade de extensão realizada na Seção Braille, da Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV) e por escassos estudos sobre a catalogação de livros em Braille nos código de catalogação. A metodologia adotada na pesquisa foi descritiva quanto ao objetivo, com abordagem qualitativa e de natureza básica. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico, por meio do histórico da catalogação, fundamentado nas ideias e pensamentos de autores como Bräscher; Café (2008), Mey (1995), Mey e Silveira (2009), nos modelos conceituais de catalogação FRBR, FRAD, FRSAD e IFLA LRM e documentos normativos elaborados pela IFLA. Foi realizada também a pesquisa documental, com os códigos AACR2 e RDA na catalogação do livro em Braille. O estudo dos códigos foi pensado a partir da necessidade para o entendimento do RDA, sua estrutura, foco, escopo e instruções, sua relação com o AACR2, adequação ao MARC 21, e sua aplicação na catalogação do livro em Braille. Concluiu-se que o RDA traz uma linguagem universal, tornando-a mais precisa na recuperação da informação explorada pelo usuário e observa-se a criação de novos campos no MARC 21, moldando-se as novas diretrizes do RDA. Finaliza com a certeza da necessidade da aprendizagem continuada para melhor entendimento das mudanças e do funcionamento que o novo código traz para a catalogação, não somente na catalogação dos livros em Braille, mas para todo o recurso catalogado por meio do RDA.