Navegando por Orientador "SILVA, Luiza Pereira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental(2019-12-18) SILVA, Sidney Jerfson Couto da; SILVA, Luiza Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3004429125559595O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de Frações Equivalentes com o uso de jogos e/ou materiais manipulativos, sugeridos a partir de uma sondagem realizada com os alunos de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Belém-PA, para verificar as suas aprendizagens com relação ao objeto de conhecimento de Frações. A sondagem continha 17 questões fechadas e foi aplicada na turma de 7º ano, com vistas a diagnosticar quais eram as reais dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo de frações. No tópico Frações Equivalentes, os sub-tópicos: Simplificação e Comparação de Fração, foi solicitado aos alunos que respondessem em forma de fração irredutível, e, em outro item, que fizessem a comparação das frações por meio de símbolos matemáticos (>, <, =), e na tabulação das respostas identificou-se que nenhum aluno acertou o solicitado nesses dois itens da atividade. A partir dessa informação, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o tema verificado e construiu-se uma proposta de uso de jogos e/ou materiais manipuláveis: Frac-soma (frações em tiras) e discos fracionários, para desenvolver as habilidades pertinentes a esses conteúdos de modo que possa corrigir as dificuldades detectadas. Com essa sondagem, pode-se observar a existência de um déficit de aprendizado demonstrado pelos discentes no que se refere à aprendizagem dos objetos de conhecimento matemático necessários ao desenvolvimento das habilidades sobre frações.