Navegando por Orientador "SILVA, Juanielson Alves"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Deságua uma pororoca no cordão de pássaro: o processo de criação de um corpo-pororoca no Pássaro Junino Tangará(2021-02-02) PACHECO, Thaiana Caroline Falcão; SILVA, Juanielson Alves; http://lattes.cnpq.br/1533903414717314; https://orcid.org/0000-0002-4077-4591Este trabalho tem como objetivo desvelar o processo de criação da personagem Pororoca, interpretada por mim, enquanto brincante no Cordão de Pássaro Junino Tangara, um grupo de teatro experimental de Mosqueiro-PA que trabalha com Teatro Popular, mais especificamente com Pássaro Junino. A saber, Pássaro Junino (Moura, 1997) é uma manifestação cultural da região amazônica que consiste em uma opereta cabocla. Para tal, utilizo-me de aspectos de uma abordagem autoetnográfica na dança, que descreve os desafios de composição para a cena, bem como outros aspectos que envolvem o contexto sócio-político e cultural dos Cordões de Pássaro, além de dialogar com alguns autores importantes na busca de conceitos que contribuíam com o processo em questão, tais como Loureiro (2001), Moura (1997) e Maués(1997) que em suas pesquisas estudam a manifestação cultural do pássaro junino como constituinte da cultura amazônica paraense, Fabião (2010), que em seus estudos apresenta uma compreensão de um corpo cênico que contrapõe a dicotomia ficção x realidade ao não dissociar corpo cênico de corpo cotidiano, Ferracini (1998), Vianna (1990) e Laban(1978), que me possibilitam, por meio de seus estudos, pensar a construção de um técnica pessoal para o corpo que dança. Como resultado, aponta-se que o pássaro junino é uma manifestação cultural que contribui para a valorização da cultura popular paraense, bem como o processo de criação da personagem Pororoca como uma experiência que desvela a subjetividade da intérprete-criadora como lugar-potência na criação de uma personagem na dança e no teatro popular.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere(2021-02-12) SILVA, Jeniffer Patrícia Moura da; SILVA, Juanielson Alves; http://lattes.cnpq.br/1533903414717314Este é um memorial de obra coreográfica que trata de minha experiência enquanto familiar de um detento, mediante as dificuldades de estar experienciando o cárcere e como a dança auxilia neste processo. Apresenta desta forma, um processo sobre o cuidado de si por meio da dança, assim como, relata como estas experiências vividas se tornaram propulsoras de uma poética cênica. Nomeei a abordagem metodológica criada para esta pesquisa-criação como coreovisita, nela além das visitações ao espaço físico do cárcere, realizo relatos de experiências, um processo de composição coreográfica e um estudo bibliográfico acerca do contexto do cárcere por meio de autores como Michel Foucault (2012), Fábio Godoi e Rafael Mallart (2017); sobre Processo criativo em dança e política por meio de autores como André Lepecki (2012), Helena Katz e Christine Greiner (2012) que traçam suas experiências teóricas por meio da dança em relações com o mundo, sem uma espécie de regra ou predefinições; e ainda a compreensão de conversão semiótica de João de Jesus Paes Loureiro (2007) para pensar como criar dança por meio de uma experiência cotidiana. Como resultante, posso dizer que todo este processo se baseia na continuidade de movimentos, gestos e ressignificação de vivências e experiências e, por conseguinte, ele contribui para um cuidado de si em uma experiência de vida difícil e, além disso, percebo que, assim como os processos de vida, os processos em dança seguem em estado de inacabamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere(2021-02-12) SILVA, Jennifer Patrícia Moura da; SILVA, Juanielson Alves; http://lattes.cnpq.br/1533903414717314; https://orcid.org/0000-0002-4077-4591Este é um memorial de obra coreográfica que trata de minha experiência enquanto familiar de um detento, mediante as dificuldades de estar experienciando o cárcere e como a dança auxilia neste processo. Apresenta desta forma, um processo sobre o cuidado de si por meio da dança, assim como, relata como estas experiências vividas se tornaram propulsoras de uma poética cênica. Nomeei a abordagem metodológica criada para esta pesquisa-criação como coreovisita, nela além das visitações ao espaço físico do cárcere, realizo relatos de experiências, um processo de composição coreográfica e um estudo bibliográfico acerca do contexto do cárcere por meio de autores como Michel Foucault (2012), Fábio Godoi e Rafael Mallart (2017); sobre Processo criativo em dança e política por meio de autores como André Lepecki (2012), Helena Katz e Christine Greiner (2012) que traçam suas experiências teóricas por meio da dança em relações com o mundo, sem uma espécie de regra ou predefinições; e ainda a compreensão de conversão semiótica de João de Jesus Paes Loureiro (2007) para pensar como criar dança por meio de uma experiência cotidiana. Como resultante, posso dizer que todo este processo se baseia na continuidade de movimentos, gestos e ressignificação de vivências e experiências e, por conseguinte, ele contribui para um cuidado de si em uma experiência de vida difícil e, além disso, percebo que, assim como os processos de vida, os processos em dança seguem em estado de inacabamento.