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Navegando por Orientador "SILVA, Anselmo de Athayde Costa e"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da relação entre coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças
    (2018-01-30) CIOFFI, Mônica Lima; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
    Há um crescente número de estudos indicando que adequados níveis de coordenação motora, além de serem essenciais ao desenvolvimento infantil em geral, estão relacionados especificamente com o desempenho cognitivo. Entretanto, até o momento, poucos estudos têm feito relação entre essas variáveis no estado do Pará e na região Amazônica. Neste contexto, compreender as relações entre estas variáveis poderá fornecer informações úteis para implementação de programas de intervenção. O objetivo do estudo foi analisar a relação entre os níveis de coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças. A amostra foi composta por 104 escolares, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 10 anos. Os níveis de coordenação e desempenho acadêmico foram estimados utilizando-se o teste Körperkoordination Test für Kinder(KTK)e as avaliações semestrais respectivamente. Para análise dos resultados utilizou-se estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados demonstraram fracas correlações entre saltos laterais e a nota de Língua Portuguesa (rho = 0,39) e Matemática (rho = 0,29)no sexo masculino. Com isso, concluiu-se de modo geral que não há correlação significativa entre coordenação motora e desempenho acadêmico em alunos de ambos os sexos na amostra estudada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do desempenho descalço em um teste de equilíbrio
    (2018) BRANDÃO, Charles Albert da Silva; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
    O teste KTK (Korperkoodination Test fur Kinder – KTK) é um protocolo para avaliar a coordenação motora em crianças. Uma de suas peculiaridades é o uso de calçados para sua realização. No entanto, nas escolas públicas, as crianças passam por uma carência, isto se da pela falta de calçados adequados para a prática de educação física. Esta ausência inviabiliza a participação das crianças no teste KTK, caso o mesmo seja aplicado. O estudo teve como objetivo analisar o desempenho descalço durante o teste de equilíbrio da bateria de testes KTK. A amostra foi composta por 31 escolares de ambos os sexos, sendo 17 meninos e 14 meninas de 8 a 10 anos de idade cronológica. Os participantes executaram a tarefa trave de equilíbrio de duas formas, calçados e descalços, e posteriormente foram analisados os valores da somatória da pontuação e do quociente motor da tarefa. Não foram observadas diferenças significativas para a soma do teste entre meninos (p = 0,30) e para as meninas (p = 1,00). Em relação ao quociente motor do teste, também não foram encontradas diferenças significativas entre meninos (p = 0,16) e meninas (p = 0,69). A análise do teste de equilíbrio na trave da bateria KTK não mostrou diferenças na execução do teste em duas situações – calçado e descalço. Com isto, acreditamos que esta tarefa da bateria possa ser aplicada em alunos que não estejam utilizando calçado de forma que o teste seja mais acessível para avaliar populações carentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise dos protocolos de medição da variabilidade da frequência cardíaca em homens universitários
    (2018-08-14) MACIEL, Andressa de Souza; SILVA, Eduardo Augusto Farias da; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
    A Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) é o intervalo constituído entre os picosda frequência cardíaca. A medida de VFC fornece informações importantes a respeito de condições fisiológicas e patológicas. O eletrocardiograma (ECG) é a forma mais precisa de se obter dados da VFC, a utilização de cintas torácicas também consiste em uma medida confiável seguida do método da fotopletismografia (PPG). O objetivo do presente estudo foi analisar a reprodutibilidade do aplicativo HRV4Training na mensuração da VFC em diferentes durações de teste. As séries dos intervalos R-R de 1 e 5 minutos foram obtidas de dez homens saudáveis, com idades na média de 27,1 ± 6,28 anos, peso de 82,38 ± 11,20 kg, altura de 1,73 ± 0,05 metros e circunferência abdominal de 88,00 ± 8,61 cm. Um smartphone da marca Apple contendo o aplicativo foi utilizado para realizar as medidas e como referência um cardiofrequencímetro Polar modelo V800. Os parâmetros de variabilidade da frequência cardíaca coletados pelos dois aparelhos foram correlacionados por meio do coeficiente de correlação intra-classe. As medidas de VFC no domínio do tempo por 5 minutos apresentaram os maiores coeficientes de correlação (r > 0,90). Correlações fracas foram observadas nas medidas de VFC por 1 minuto (r > 0,5) nos parâmetros SDNN, HF e LF/HF. Todas as medidas no domínio da frequência apresentaram correlações muito baixas, tanto nas medidas de 5 minutos quanto nas de 1 minuto. As análises no domínio do tempo apresentaram-se mais válidas em relação às análises no domínio da frequência. Os parâmetros da VFC nas medidas de 5 minutos apresentaram maior correlação que as medidas de 1 minuto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A aptidão física relacionada à saúde: uma análise do perfil de escolares de uma escola básica do município de Ananindeua-PA
    (2018-12-21) BRITO, Walber Martins; CORRÊA, Daniel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9207465564686574; https://orcid.org/0000-0003-2315-5753; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    O presente estudo surge de uma pesquisa cujo objetivo geral consiste investigar o nível de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de jovens escolares de uma escola básica do município de Ananindeua-PA, com os seguintes objetivos específicos: comparar os componentes de aptidão física relacionada à saúde entre sexos e identificar a prevalência de escolares que atendem os valores críticos de saúde estabelecidos pelo PROESP – Br, para aptidão física relacionada à saúde. Tratou-se de uma pesquisa desenvolvida na abordagem quali-quantitativa, correlacional, transversal e descritiva. A amostra foi composta por escolares, de ambos os sexos, com idade entre 11 e 16 anos de uma escola Estadual do município de Ananindeua - PA, sendo 30 do sexo feminino e 30 do sexo masculino. Foram realizados os testes antropométricos, de força, de resistência e de flexibilidade com base no instrumento do PROESP-Br. O tratamento estatístico empregado no presente estudo foi composto da análise descritiva dos dados. Dados estes que foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste complementar de médias de Turkey a 5%, utilizando o programa Statistica 7.0. Para todos os procedimentos estatísticos adotou-se um valor de (p≤ 0,05). Os resultados possibilitaram concluir que: na faixa etária de 14 anos, os rapazes apresentam diferença significativamente (p≤ 0,05) maiores na variável de resistência geral do que as meninas; força/resistência abdominal na faixa de 14 anos, sendo maior no sexo masculino e IMC na faixa de idade de 12 e 13 anos, tendo o sexo feminino em ambas as idades valores superiores aos do sexo masculino. Referente aos valores críticos de saúde do IMC, zona saudável: todos os meninos e 83% das meninas e zona de risco: 16% das meninas; resistência geral, zona saudável: 33% de ambos os sexos e zona de risco: 66% de ambos os sexos; flexibilidade, zona saudável: todos os meninos e 66% das meninas e zona de risco: 33% das meninas e força/resistência geral, todos se encontram na zona de risco. Com os resultados encontrados, é importante a realização de atividade física para melhorar os níveis de aptidão física relacionada à saúde dos escolares, desta forma, sugere-se programas de intervenção que objetivem à saúde e qualidade de vida desses alunos, apontando também a importância das aulas de Educação Física no que tange ao aumento do nível de atividade física deles.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da capacidade funcional em idosos que praticam treinamento funcional
    (2018-11-19) MOREIRA, Marcelo Hideo Okada; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    Atualmente, os idosos procuram uma atividade física, não só pelos benefícios físicos, mas também aqueles relativos à saúde mental, em que proporciona ajuda na autoestima do idoso, tornando o idoso mais participativo na vida pessoal e social. Com isso, este estudo objetivou avaliar o equilíbrio e a capacidade funcional em idosas praticantes e idosas e não praticantes de treinamento funcional. Para tanto foi feita por meio da triagem pelo Mini Exame de Estado Mental e através dos testes de sentar e levantar em 30 segundos, Time up and go, escala de Tinetti e escala de Lawton-Brody, bem como os dados socio-demograficos. Foram avaliadas 15 idosas praticantes (60 a 70 anos) e 15 idosas não praticantes (71 a 80 anos). Na comparação dos testes entre as idosas praticantes e idosas não praticantes os escores de respostas foram similares, e que as idosas executaram a tarefa mais vezes sugerindo mais força de membros inferiores, para o teste Timed up and go. As idosas não praticantes apresentam mais risco de sofrerem quedas e para a escala de Lawton-Brody, e houve relação do estado de saúde percebido com o teste Timed up and go para as idosas demostrando que a possibilidade de risco de queda influencia no estado de saúde das mesmas. Assim, pode-se inferir que estudos futuros são indispensáveis para a promoção da saúde e a prevenção de doenças, que possam minimizar os fatores que interferem na capacidade funcional, promovendo maior autonomia e qualidade de vida a este seguimento social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do uso de suplementos nutricionais por adolescentes de uma escola de Belém - PA
    (2018-12-18) FERREIRA, Damyles Nunes; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza como adolescência a faixa etária que compreende entre 10 a 19 anos, sendo dividida em duas fases. A primeira fase é determinada de 10 a 14 anos de idade e tem como característica o início das mudanças puberais; a segunda fase é definida de 15 a 19 anos de idade, e caracteriza-se pelo término da fase de crescimento e desenvolvimento morfológico. A autoimagem dos adolescentes está diretamente associada não só à autoestima como também à inserção social em seus grupos e, assim, estimulados por essa massiva propaganda, utilizam diversas substâncias ditas ergogênicas com a intenção de rápidas mudanças estéticas e visuais, sem se preocupar com os efeitos nocivos ou legalidade das mesmas (BARROS, 2014). Este estudo tem por objetivo avaliar a ocorrência do uso de suplementos nutricionais em estudantes do Ensino Médio. Foi realizado um estudo descritivo transversal analítico, com estudantes de uma escola pública da cidade de Belém-Pa, com idades entre 15 e 17 anos, de ambos os sexos, que afirmaram utilizar suplementos nutricionais, foi aplicado um questionário semiestruturado. A maioria da amostra era composta por alunos do sexo masculino. Todos os alunos entrevistados confirmaram participar das aulas de Educação Física na escola. E além dessas aulas, praticavam outros exercícios físicos. Dos 10 produtos citados, prevaleceu a utilização do BCAA, Whey protein, e Creatina. Sobre a indicação para o uso de suplementos nutricionais, prevaleceu a indicação por nutricionista. Com relação à motivação para o uso de suplementos, a maioria respondeu que o fator saúde foi primordial. O objetivo quanto ao uso de suplementos para a maioria é o ganho de massa muscular. Sobre os critérios utilizados para a compra dos produtos, o fator que mais se destacou foi o preço. Apesar de grande parte dos participantes desse estudo possuir a indicação e acompanhamento do uso de suplementos por profissionais habilitados, essa pode não ser a realidade de muitos usuários desses produtos. Portanto, é imprescindível a necessidade de ações que permitam o acesso dessas pessoas a esses profissionais, possibilitando a promoção da saúde. É importante ressaltar também a necessidade de mais estudos relacionados ao assunto para o acréscimo de mais informações sobre o tema.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A coordenação motora em atletas amadores de beisebol
    (2018-09-06) OLIVEIRA, Jade Bianca Santos de; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
    A coordenação motora é a interação harmoniosa e econômica dos sistemas músculoesquelético, nervoso e sensorial com o fim de produzir ações motoras, precisas e equilibradas e; reações rápidas que exigem uma adequada medida de força que determina a amplitude e velocidade do movimento; uma adequada seleção dos músculos que influenciam a condução e orientação do movimento; a capacidade de alterar rapidamente entre tensão e relaxamento muscular. O beisebol é um esporte coletivo originado nos EUA, atualmente no Brasil é praticado em sua maioria por descendentes japoneses na região nordeste do Pará onde a prática envolve pessoas de todas as idades. O objetivo do trabalho foi analisar se a prática do beisebol interfere na coordenação motora em crianças. A amostra foi composta por 13 indivíduos do sexo masculino com idades entre 5 a 13 anos e 11 meses. A coordenação motora foi avaliada por meio da bateria de testes KTK (Körperkoordinations Test für Kinder) desenvolvida por Kiphard e Schilling (1974). De modo geral observamos valores semelhantes aos valores observados em estudos de outras modalidade. Conclui-se que a pratica do beisebol para crianças em idade escolar melhora a coordenação motora das mesmas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Correlação entre IMC e parâmetros motores: uma análise em atletas masculinos de futevôlei
    (2021-10-14) RODRIGUES, Gabriel Moutinho; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    O presente estudo busca esclarecer as capacidades físicas envolvidas no futevôlei e suas influencias. Este trabalho foi realizado em Belém do Pará e tem por objetivo analisar a relação do IMC e sua influência no desempenho motor em atletas amadores da modalidade. Estudo transversal e observacional, com amostra por conveniência de voluntários atletas amadores de futevôlei do sexo masculino na cidade de Belém, no estado do Pará. Como critério de inclusão todos os jogadores testados obrigatoriamente são praticantes regulares de pelo menos duas vezes na semana, ter no mínimo um (01) ano de prática e idade entre 18 e 35 anos (média: 26,6 anos/ Desvio padrão: ±4,14) . Todos foram avaliados igualmente através de uma avaliação antropométrica que mediu a massa corporal (kg) e a estatura (m). Aplicação de testes pliometricos de salto vertical e agilidade (shuttlerun). Foi relizada a análise descritiva por meio da correlação de Pearson um valor maior que 0 indica uma associação positiva, isto é, a medida que o valor de uma variável aumenta, o mesmo acontece com o valor da outra variável. Um valor menor que 0 indica uma associação negativa, isto é, a medida que o valor de uma variável aumenta, o valor da outra diminui. Foi encontrado uma correlação de (ρ) = - 0,80 para IMC e Salto Vertical, sendo variáveis inversamente proporcionais e (ρ) = 0,85 para IMC e Shuttlerun, como variáveis diretamente proporcionais, além de evidenciar uma forte relação entre eles. Portanto, foi possível observar que há uma influência direta do IMC no desempenho motor dos atletas avaliados. Logo, atletas com IMC mais elevados apresentam uma potência de salto menor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Currículo de graduação em educação física: o desenho universal como princípio para a inclusão nas aulas de educação física
    (2018-12-19) OLIVEIRA JÚNIOR, Luciano Cordeiro de; FERREIRA, Luiz da Conceição; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    Trata-se de estudo sobre o currículo de vinte cursos de Educação Física, nas melhores instituições de ensino superior do Brasil, de acordo com ranking Universitário Folha (2017). Tem como objetivos analisar como os referidos cursos trabalham a inclusão em seus currículos; analisar se o conceito de inclusão no currículo dos cursos analisados respeita os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem; e propor caminhos que favoreçam o estabelecimento da inclusão no currículo da educação física, de acordo com os princípios do Desenho Universal para a aprendizagem. Em relação à metodologia da pesquisa, adotamos como orientação teórica a abordagem qualitativa, e como estratégia de investigação o estudo bibliográfico, que nos permitiu refletir sobre este fenômeno, a partir das ementas das disciplinas dos referidos cursos, disponíveis no site das instituições investigadas. Para tal, realizamos o mapeamento das ementas das disciplinas voltadas para a temática da inclusão e categorizamos como a inclusão é abordada em tais cursos. Recorremos à análise de conteúdo de Bardin (2011) para tratamento dos dados; e aos conceitos de campo em Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014); Desenho universal em (CARLETTO; CAMBIAGHI, 2016); e (CAST, 2011) enquanto aporte teórico. Os resultados nos revelam que, ainda que os cursos analisados percebam a inclusão pela ótica da acessibilidade, nenhuma disciplina ofertada, nos vinte cursos de Educação Física brasileiros, constantes no universo desta pesquisa, desenvolvem a inclusão na perspectiva do Desenho Universal, focam apenas a questão das deficiências físicas, o que ratifica a importância de uma reestruturação curricular no sentido de transversalizar de fato a inclusão e não apenas em favor de alunos com deficiência, mas sim contemplando toda a diversidade presente no ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Deficientes visuais e prática de atletismo paralímpico: uma análise bioecológica desta relação
    (2022-07-08) LOPES, Alexsandro dos Santos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    Esta pesquisa tem como foco a resiliência no desenvolvimento de pessoas com deficiência visual, a partir de uma abordagem contextual com a teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner (1996). O público que compõe este estudo é composto por adolescentes com deficiência visual, com idades entre 12 a 18 anos de ambos os sexos que atuam no atletismo paralímpico. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário semiestruturado com 10 (dez) questões relacionadas a alguns sistemas apresentados por Bronfenbrenner (1996): microssistema, mesossistema e cronossistema. Partindo disso, compreendemos a noção de resiliência a partir de Placco (2002), verificando e compreendendo seu papel no modo como os atletas paralímpicos passam por adversidades e de que maneira eles conseguem superar essas dificuldades. Os dados apontam que o atletismo paralímpico possibilita a inserção do atleta a diversos contextos que proporcionam situações em que o indivíduo assume uma posição resiliente que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento físico, social e psicológico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O efeito do treinamento resistido no tratamento da sarcopenia em idosos: uma revisão sistemática
    (2019-12-16) MORAES, Caio Gabriel Alves; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0003-2315-5753
    O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática acerca do que os estudos relacionados à saúde do idoso apontam sobre a influência do treinamento resistido na qualidade de vida desses indivíduos e no tratamento e prevenção da Sarcopenia, que é a perda de massa, força e potência muscular devido a idade, processo natural do envelhecimento. Com o aumento do número de idosos na população, de aproximadamente 9,8% em 2005 para 14,3% em 2015, de acordo com os sensos do IBGE, e a preocupação com a saúde dessa população aumentou na mesma proporção. Alguns fatores como a diminuição dos níveis de hormônios esteróides, da ingestão protéica, aumento de citocinas pró-inflamatórias e inatividade física durante a vida e a terceira idade contribuem para a aceleração e agravamento desse processo. Apesar de grande parte dos mecanismos responsáveis pela sarcopenia ainda não serem totalmente claros, este fenômeno causa no idoso indisposição, desequilíbrio corporal, perda de força, potência, incapacidade funcional e, devido a esses fatores, pode levar a consequências mais graves, como acidentes, perda de autonomia, entre outras coisas. Comprovadamente, como iremos abordar ao longo do presente trabalho, o treinamento resistido mostra-se como um fator determinante no ganho de força e potência muscular, qualidade de vida e menor dependência de terceiros, por parte dos idosos. A prática regular de exercícios físicos pode ser capaz de promover benefícios aos indivíduos idosos em diversos níveis: morfológico, neuromuscular, metabólico e psicológico, servindo tanto para prevenção quanto para o tratamento das doenças próprias da idade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos do treinamento de força nas atividades da vida diária de indivíduos com deficiência intelectual
    (2021-10-20) BANDEIRA, Bruno Barbosa; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
    O Treinamento de Força (TF) tem sido bastante utilizado como protocolo de treino voltado a melhora do desempenho dos atletas e para a manutenção da saúde de grupos especiais.A Deficiência Intelectual (DI) é uma alteração completa ou parcial que afeta o intelecto e o não funcionamento a mente em geral. A pessoa com DI pode apresentar um comprometimento cognitivo, atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para interagir com o meio em que vive e realizar tarefas do dia-a-dia. O objetivodeste trabalho foi investigar se a prática do treinamento de força em pessoas com deficiência intelectual promove melhorias na saúde e nas Atividades da Vida Diária. Para isto,foi realizada uma revisão bibliográfica,a partir do levantamento dos trabalhos publicados no período de 2003 a 2020, nas plataformas: Google Acadêmico, Scielo, Portal de periódicos Capes e PubMed, utilizando os descritores “deficiência Intelectual”, “treinamento de força para deficiência intelectual” e “Atividade da vida diária”. Os resultados foram apresentados em um quadro, seguindo a ordem cronológica com os nomes dos autores, título do trabalho, local e ano da publicação e um breve resumo dos resultados. Foi possível concluir que o treinamento de força apresenta respostas fisiológicas agudas e crônicas, promovendo melhoras significativas nas variáveis força, equilíbrio, coordenação motora, aptidão física, diminuição da gordura corporal e aumento na massa óssea. Tais benefícios impactam diretamente as Atividades da Vida Diària da pessoa com DI, pois garantem maior autonomia à estes indivíduos no momento de realizarem movimentos do cotidiano como sentar e levantar, subir e descer escadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impactos do uso de aplicativos fitness por profissionais de educação física em academias de musculação de Belém do Pará
    (2022-07-28) SANTOS, Rodrigo Carréra dos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    O seguinte estudo tem como tema os impactos do uso de aplicativos fitness por profissionais de educação física em academias de musculação de Belém do Pará. Teve como objetivo analisar a influência dos aplicativos para os profissionais, caracterizando o uso, os fatores que contribuem para a utilização dos aplicativos e se eles colaboram significativamente com o profissional. Para tal, foi realizada uma pesquisa com 12 professores que atuam em academias de musculação, aplicando questionários estruturados, na qual foi possível mensurar pela escala de Likert de 5 pontos. Os resultados mostraram-se um bom indicador de que essas ferramentas digitais estão cada vez mais atuantes nesse setor, bem como a sua aceitação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção de professores (as) sobre as condições de acessibilidade em academias
    (2021-09-27) SANTOS, Rayssa Marise da Costa dos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    O presente trabalho objetivou analisar a percepção de professores de Educação Física sobre as condições de acessibilidade de academias de Belém do Pará para atendimento às pessoas com deficiência física. Com abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa investigou 26 professores atuantes em 10 academias localizadas em Belém, a partir do formulário preenchido de forma online. Observamos que a formação e o trabalho profissional direta e indiretamente exercem impacto significativo na oferta de atividades e serviços adaptados e com qualidade ao público com deficiência, especialmente a deficiência física. A estruturação das academias com relação às condições de acessibilidade se mostra fator relevante para o acesso, permanência e livre circulação de pessoas com deficiência física em seu interior. As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) se apresentam, nesse contexto, como importantes aliadas a tais finalidades. No olhar da maioria dos professores, as academias se apresentam adequadas no que diz respeito às normas de acessibilidade. Apesar disso, porém, algumas delas ainda precisam se estruturar melhor a fim de que seja garantido o direito de livre circulação e participação em práticas com benefícios inúmeros para pessoas com deficiência física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Qualidade de vida de atletas de voleibol sentado
    (2022-07-08) GONZAGA, Raqueline Trindade; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    Sabemos que a prática de atividade física traz vários benefícios à saúde e tem sido uma importante aliada na melhora da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida é a percepção do indivíduo em relação a sua posição na vida, no contexto cultural e no sistema de valores dos quais vive, e também em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida dos atletas do voleibol sentado, do projeto ACEAB. Para isso, foi desenvolvido um estudo de campo. A coleta de dados utilizou como instrumento o questionário WHOQOL-Bref, aplicado em 13 atletas do sexo masculino, praticantes de voleibol sentado, com faixa etária entre 29 e 52 anos. As informações foram analisadas descritivamente através de gráficos e estatísticas. Os resultados obtidos demonstram que o voleibol sentado influenciou positivamente nos aspectos psicológicos e sociais da qualidade de vida dos atletas que participaram da pesquisa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação entre atividade física, estado maturacional e coordenação motora em escolares
    (2018-01-30) RODRIGUES, Edriely Rayane Lisboa; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
    Mesmo com a importância da prática de atividade física (AF) na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), crianças e adolescentes têm se tornado cada vez menos ativos. Embora seja observada relação entre AF e coordenação motora, pouco se tem se estudado acerca da influência da maturação nesta relação. Logo, o objetivo desse estudo é investigar a relação entre maturação e coordenação motora de escolares, e relacionar também com a atividade física. A amostra foi composta de 104 crianças (55 meninas e 49 meninas) com faixa etária entre 8 e 10 anos. Aferiram-se as medidas antropométricas (massa, estatura, altura tronco-cefálica, comprimento de membros inferiores). Para o nível de atividade física foi aplicado o Questionário de Atividade Física de Tempo de Lazer. A maturação biológica foi avaliada pelo pico de velocidade de crescimento (PVC). A coordenação motora foi determinada pelo Teste Körperkoordination Test für Kinder (KTK). Por último, a análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e verificou-se a correlação entre as variáveis. Foi observada uma correlação moderada entre maturação e escore do Teste KTK (-0,52) e também do PVC com a tarefa salto monopedal (0,41). Portanto, a maturação e PVC foram relacionadas com a variável força de membros inferiores em meninas, por que as meninas se apresentaram maturacionalmente mais desenvolvidas do que os meninos e, por isso o estado maturacional apresentou relação com o desempenho no teste KTK. A respeito da atividade física, não houve correlação significativa com a coordenação motora
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação entre coordenação motora e composição corporal em escolares
    (2018) BRITO, Tatiana da Luz; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514
    O objetivo do estudo foi analisar a relação entre coordenação motora e composição corporal em escolares. 104 alunos (n = 55 masculino e n = 49 feminino) com idades entre 8 e 10 anos foram avaliados por meio de antropometria e a coordenação motora foi avaliada por meio da bateria de teste Korperkoordination test fur Kinder - KTK. As correlações foram determinadas de acordo com a análise correlativa de postos de Spearman (rho), e a significância estatística foi de p ≤ 0,05. Os resultados apresentaram valores de correlação negativa de fraca à moderada entre coordenação motora e composição corporal em ambos os sexos, sendo que as meninas apresentaram os valores de correlação maiores que os meninos. Por exemplo, observa-se que na somatória de pregas cutâneas houve correlação negativa com a força de membros inferiores em ambos os sexos: masculino (rho = -0,43, p = 0,00) e feminino (rho = -0,57, p = 0,00), e com quociente motor do salto monopedal no masculino (rho = -0,44, p = 0,00) e feminino ( -0,49, p = 0,00). Igualmente, o percentual de gordura foi correlacionado com a força de membros inferiores: masculino (SM: rho = -0,43, p= 0,00; QM2: rho = -0,44, p = 0,00) e feminino (SM: rho = -0,57, p = 0,00; QM2: rho = -0,49, p = 0,00). Isto indica que a coordenação motora se relacionou negativamente com a composição corporal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tempo de reação: relações com tempo sedentário e aptidão fisica de atletas de flag football
    (2019-12-16) COSTA, Thiago Henrique Sousa; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    O flag football é um esporte oriundo do futebol americano, esporte que possui características anaeróbias, pois as suas jogadas acontecem em segundos. É percebido que o tempo de reação é uma habilidade fundamental no percurso do jogo, portanto esse trabalho tem como objetivo investigar as relações do tempo de reação com o tempo sedentário e nível de atividade física das atletas de flag football. Foram avaliadas 12 atletas de flag football, sendo realizadas avaliações de estatura, peso, envergadura, e testes de tempo de reação simples (TRs) com suporte do aplicativo TReaction®, arremesso de medicine Ball e salto vertical utilizando o aplicativo myjump2®. A análise estatística foi feita através do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) com nível de significância de p ≤0,05. A amostra analisada apresentou uma média de tempo de tela de 195 ± 146,3 min nos três dias analisados. Quanto ao valor do TR médio e mediano, não apresentou diferenças estatisticamente significativas entre si e corresponderam a 512,83 ± 51,01 e 510,50 ± 48,24 respectivamente. Nos testes físicos foram obtidos: 4,12 ± 0,34 no teste de potência de membros superiores e 29,51 ± 3,24 no teste de potência de membros inferiores. No tempo de tela em relação ao tempo de reação médio e mediano foi encontrada uma boa correlação, rho= 0,650 p= 0,016 e rho= 0,719 p= 0,006, respectivamente. Existe forte correlação entre tempo de tela e tempo de reação rho= 0,719. Como o tempo de reação tem envolvimento na resposta motora, o tempo excessivo em atividades consideradas sedentárias pode ser prejudicial ao desempenho, mesmo em indivíduos com bom nível de atividade física na população de indivíduos considerados atletas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso da escala de desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (2022-02-15) SANTOS, Lucas Justiniano Alves dos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam atrasos de desenvolvimento motor e avaliar esses atrasos ainda é visto como um desafio na avaliação psicomotora principalmente para identificar de forma específica as áreas em que a criança está menos desenvolvida. O objetivo deste estudo foi avaliar se as intervenções psicomotoras causam algum efeito no desenvolvimento motor em crianças com TEA. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, de forma descritiva, que buscou analisar e comparar o perfil motor da criança através da escala de desenvolvimento motor (EDM) antes e após 20 sessões de psicomotricidade. Para a criança avaliada, sua idade motora geral foi de -26 meses no primeiro teste e de -23 meses no segundo teste, se mantendo em idade negativa (IN), porém reduzindo sua IN em 3 meses, aumentado sua idade motora geral (IMG) em 8 meses e seu quociente motor geral (QMG) em 3 meses no segundo teste em comparação com o primeiro. Seus componentes psicomotores que sofreram os principais atrasos foram seu esquema corporal e orientação espacial. Foi possível chegar ao resultado de atraso no seu desenvolvimento motor através do uso da EDM.
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