Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O conto: um olhar sobre a leitura literária na escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes
    (2019-02-11) CARDOSO, Elianey de Jesus Pena; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945
    O tema: O CONTO: Um olhar sobre a leitura literária na Escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes, foi escolhido a partir das inquietações e observações quanto a importância da prática da leitura literária, no 9º ano do ensino fundamental na referida instituição, durante o turno da tarde onde pude perceber que a leitura literatura é pouco valorizada. A partir desse fato propõe-se este trabalho, que objetiva analisar como os professores do 9º ano do ensino fundamental trabalham a leitura literária em suas aulas, buscando contribuir na formação leitora dos educandos. Este estudo baseia-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo seguindo uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa de entrevistas que seguiram o modelo semiestruturado aplicadas a professora da turma e 10 alunos da turma investigada, bem como das técnicas de interpretação dos dados onde se utilizou como instrumento da análise de conteúdo e documental. O referencial teórico do trabalho é composto por Freire (1981), Koch e Travaglia (2009), Koch e Elias (2011), Lajolo (1993), entre outros autores. Os resultados da pesquisa demostram que as diretrizes da prática pedagógica destinada a leitura literária no ensino fundamental ainda são poucos valorizadas e aprofundadas nos ambientes educacionais. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a prática de leitura literária contribui significativamente para a formação leitora, uma vez que proporciona aos educandos uma grande diversidade de contos e histórias que atraem a atenção dos leitores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da inserção do gênero cordel no ensino fundamental
    (2019-03-12) RODRIGUES, Esmeralda de Sousa; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945
    O presente trabalho tem como tema “A importância Inserção do Gênero Cordel no Ensino Fundamental” na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Enedina Sampaio Melo-ESAM. Objetivou introduzir o gênero cordel no cotidiano da sala de aula de língua portuguesa do Ensino Fundamental. Pesquisa foi feita no o período de 11 de maio a 15 de junho de 2018, por meio de um estudo de caso, com pesquisa qualitativa descritiva com utilização de levantamento bibliográfico de autores adeptos ao tema tais como: Abreu (1999), Aguiar (1996), Assis, (2011), Brito (2001), Candido (1972), Chartier (2011), Cosson (2014), Freire (2008), Lajolo (1993), Lajolo (1996), Martins (1994) e aplicação de questionário e também com atividades. Além de pesquisa quantitativa relatando os percentuais de alunos em relação à leitura, literatura e literatura de cordel, assim como enfatizam a importância de literatura de cordel de uso mais lúdica e prática no âmbito da sala de aula. Este trabalho pautou-se em três capitulo a saber, onde o primeiro tem como tema a formação da leitura: a prática social da leitura e obra literária, o segundo trata-se metodologia e o terceiro aborda análise e resultados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da leitura literária: um estudo de caso na escola Basílio de Carvalho em Abaetetuba-PA
    (2019-04-01) VILHENA, Marielen Ribeiro de; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945
    Nesse trabalho busca-se apresentar as análises acerca da prática de leitura literária através da aplicação do projeto desenvolvido na turma do 7º ano da Escola Estadual Basílio de Carvalho, localizada na zona urbana do município de Abaetetuba, no Pará. O objetivo do projeto foi analisar como os professores vêm a leitura de textos literários nas escolas, no qual nos perguntávamos Como os professores vêem as práticas de leitura literária na sala de aula? o trabalho parte da leitura de textos relativos a formação do leitor e da leitura de obras literárias em sala de aula, em busca de analisar os processos de apreensão de leitura durante o período de aplicação do projeto na turma. Para isso, utilizamos entrevistas realizadas na escola com a professora da referida turma, com a finalidade de analisar os resultados obtidos. Dessa maneira, essa experiência permitiu identificar os aspectos positivos, como no caso do gosto dos educandos pela leitura de contos e lendas e negativos como no caso da dificuldade que eles possuem em interpretar o texto lido, bem como, as dificuldades que circundam às práticas de leitura literária na referida instituição, onde pude perceber a grande dificuldade dos educandos na compreensão de textos literários.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A leitura literária: uma análise do ensino do 7º ano na escola Perciliano Tourão em Igarapé - Miri-PA
    (2019-03-12) GONÇALVES, Cláudia Maria da Cunha; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945
    O presente trabalho foi desenvolvido a partir das pesquisas realizadas durante a prática de estágio em uma instituição municipal de educação infantil e fundamental do município de Igarapé-Miri no Estado do Pará, onde analisamos como se deu o processo de utilização da leitura literária na educação junto aos alunos do 7º ano na Escola Perciliano Tourão em Igarapé-Miri/PA. A pesquisa objetivou analisar como os professores do ensino fundamental atuam com o ensino literário em sala de aula, e como se deu o processo de significação das experiências vivenciadas pelos educandos em seu cotidiano a partir da prática literária trabalhada pela instituição de ensino. Entre os principais achados desta pesquisa se destaca a leitura literária potencializadora da aprendizagem promovendo o alargamento dos horizontes indivíduos e coletivos, no âmbito social e cultural, garantindo uma formação mais crítica e emancipadora. Em que a prática é importante para que os alunos consigam perceber a leitura literária como um instrumento de prazer, que lhes permitam explorar outros contextos, outras pessoas, outras ideias, e, assim, possam interagir na sociedade em que estão inseridos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A literatura no ensino da leitura no 2º ciclo do ensino fundamental
    (2019-03-12) RODRIGUES, Maria Delfina Carvalho; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945
    Este trabalho tem como intuito abordar a importância da literatura na prática de leitura. Busca ainda demonstrar a relevância que a escola tem para que o aluno desenvolva a prática da leitura. O ato de ler está presente em todos os lugares da sociedade. Dessa maneira, é necessário entendermos alguns fatores que podem interferir na formação de leitores competentes. Portanto, nesse estudo, vamos ressaltar algumas ideias e perspectivas em relação à leitura, levando em consideração a importância de incentivá-la para que esta deixe de ser tratada por muitos como algo desinteressante. O presente estudo, segundo a natureza dos dados, é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e qualitativa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A melancolia em A hora da estrela: a dor de existir na personagem Macabéa
    (2018) CUNHA, Jociane Alves da; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945; Orcid iD - https://orcid.org/0000-0003-0552-4295
    Este artigo propõe uma análise da obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, com o propósito de compreender de que maneira se pode conceber a melancolia dentro deste romance, salientando que as tensões presentes no perfil do indivíduo na modernidade constituem-se dentro da obra pela presença do caráter melancólico da protagonista Macabéa. Para tal, discutir-se-á a melancolia fundamentada nos conceitos de Sigmund Freud e Maria Rita Kehl, além de autores que se reportam as obras de Clarice Lispector.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA