Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "SANTOS, Williane Brasil dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    A participação da família na turma de 4º ano do ensino fundamental da E. M. E. I e E. F. Graziela Gabriel
    (2017) CAVALCANTE, Ana Maria; SANTOS, Williane Brasil dos; http://lattes.cnpq.br/0265469819491358
    Este trabalho tem como tema “A Participação da Família na turma de 4º ano do Ensino Fundamental da E. M. E. I e E. F Graziela Gabriel”. Objetiva apresentar como ocorre a integração entre família e escola na visão dos pais, educadores e gestora. Destaca-se como problemática a questão, uma vez que se vivencia no dia a dia como docente, a ausência dos pais que é fortemente notada e vem interferindo no processo ensino-aprendizagem das crianças de forma prejudicial no processo ensino aprendizagem.Em detrimento disso, percebe-se que os alunos precisam de apoio da família para o acompanhamento nas atividades escolares. Justifica-se este estudo pelo fato de se acreditar que é importante a família e a escola caminharem juntas em busca de uma educação voltada para garantir o sucesso e a permanência do mesmo na escola. Para tanto, a pesquisa é caracterizada como bibliográfica e de campo. Utilizou-se um roteiro de questionário, aplicados a gestora da escola, ao professor e a quatro pais de alunos da Escola Municipal de E. I. E. F. “Gabriela Gabriel”, na perspectiva de identificar como ocorre a participação da família na escola. Sendo assim, o estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa. Na análise realizada, constatou-se que a integração escola e família é imprescindível, pois a família, como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo, deve promover juntamente com a escola uma parceria, uma boa relação dialógica, a fim de contribuir no desenvolvimento integral do aluno. Isso se constatou na fala dos entrevistados que foi unanime. Assim, acredita-se que a integração entre a família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem dos educandos. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria no ensino-aprendizagem. Portanto, a escola necessita de pais presentes, que se envolvam no processo escolar de seus filhos, que sejam a base e apoio no processo educacional deles.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA