Navegando por Orientador "SANTOS, Viviane Almeida dos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição do uso da gamificação digital no processo de ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do neurodesenvolvimento no município de Tucuruí(2024-11-25) SILVA, Thales Maurício Gonçalves da; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764A gamificação digital tem sido explorada como uma estratégia inovadora na educação, especialmente relevante para o ensino de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esses alunos enfrentam desafios adicionais no ambiente escolar, e a gamificação, ao integrar elementos de jogos em atividades educacionais, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social desses estudantes. Motivada pela formação em Engenharia da Computação e pelo interesse em tecnologias inclusivas, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: de que forma o uso da gamificação digital pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento nas escolas municipais de Tucuruí? Com foco na Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro e na Unidade Municipal de Ensino Infantil Plácido de Castro, o objetivo central foi analisar a eficácia da gamificação em aspectos como engajamento, motivação e aprendizado desses alunos. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, permitindo observar o impacto de elementos de jogos, como recompensas, desafios e feedbacks imediatos, no ambiente escolar real. Os resultados indicam que a gamificação promove um ambiente inclusivo, reduz o estresse e incentiva a socialização, personalizando a experiência de aprendizado para alunos neurodivergentes. Esta análise culmina em recomendações para a implementação eficaz da gamificação digital, contribuindo para um ensino mais adaptativo e inclusivo na educação pública.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Feira do agricultor familiar: uma iniciativa digital para fomentar o comércio da agricultura familiar no Pará(2024-06-19) VALENTE, Vinícius Louzada; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764A crescente relevância dos negócios digitais se tornou evidente, especialmente durante a pandemia de COVID-19, destacando-se a necessidade de soluções inovadoras para impulsionar os setores econômicos. Neste contexto, este trabalho se propõe a desenvolver, descrever o processo de desenvolvimento e avaliar o e-commerce: Feira do Agricultor Familiar. Esta solução visa ampliar as vendas dos agricultores familiares para regiões do Pará, onde foi identificada a carência de plataformas ativas. A solução adotada foi desenvolver uma aplicação que permite que os agricultores gerenciem seus próprios anúncios na plataforma, colocando-os como protagonistas e promovendo o empoderamento digital neste público que enfrenta desafios ao utilizar soluções digitais. O processo de desenvolvimento abrange as etapas de levantamento de requisitos, casos de uso, modelagem, implementação e refatoração, resultando em uma documentação detalhada. Além disso, foi aplicado um teste de usabilidade, que se baseia no System Usability Scale (SUS). Os resultados da avaliação foram positivos pelo fato de estarem acima da média, atingindo uma média de Índice de Satisfação do Cliente de 75. Esse resultado é crucial para orientar o crescimento e o desenvolvimento de novas funcionalidades na plataforma.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A luta pela equidade de gênero nas engenharias: 5 anos do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias(2024-11-04) SOUSA, Emilda Oliveira de; ALMEIDA, Edileuza de Sarges; http://lattes.cnpq.br/1461881309223581; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764As grandes revoluções na história foram antecedidas por um contexto de agudizamento das desigualdades sociais, exploração, pobreza extrema e crises sistêmicas que aprofundaram as diferenças sociais, construindo-se espaços profícuos para a insurgência de novas formas de pensar e reorganização das sociedades baseadas nas ideias de justiça social, igualdade, liberdade e equidade, a exemplo da revolução francesa e a revolução russa. Cada vez que a sociedade é constantemente violentada em seus direitos mais basilares, movimentos de ruptura emergem como formas de contestação ao status quo, à ordem estabelecida e às opressões que afligem determinados coletivos. E, não poderia ter sido diferente com o surgimento do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias (PMME) no Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao realizar uma retrospectiva de 5 anos do PMME, foi possível observar que a trajetória construída pelo Programa nesse período revelou a sua natureza transgressora, a sua capacidade questionadora, de ressignificar os papéis atribuídos às mulheres e, sobretudo, de construir e reconstruir novos caminhos impulsionados pela atitude ativa e responsiva (Bakhtin e Volochinov, 2006), o que remete a possibilidade de transformação da realidade. Nessa perspectiva, o Programa foi desenvolvendo suas atividades e ações visando sempre a representatividade feminina, o enfrentamento ao assédio e discriminação de gênero, além de estratégias para aumentar a participação de mulheres nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Os resultados alcançados ao longo desses cinco anos, incluindo a criação de espaços de convivência, a elaboração de materiais educativos, a realização de eventos e o desenvolvimento de ferramentas interativas, mostram o comprometimento do programa em transformar o ambiente acadêmico e tornar a engenharia mais inclusiva e acessível para as mulheres.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Proposta de implementação de metodologias ativas em disciplinas de computação no Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará(2024-12-06) DIOGO, Cássia Braga; DIOGO, Carla Braga; http://lattes.cnpq.br/2336150020470041; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de implementação de metodologias ativas no Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará - UFPA. O estudo foi realizado com base em uma revisão sistemática de literatura sobre a temática do uso de metodologias ativas em disciplinas de computação e de um estudo de caso no campus. Através desta pesquisa estima-se que o uso de metodologias ativas pode trazer diversos benefícios, dentre eles a redução do número de discentes evadidos e reprovados.