Navegando por Orientador "SANTOS, Raul da Silveira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo dos processos de alfabetização e letramento em uma classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Infantil E Fundamental Professora Mercedes Costa de Loureiro no município de Santarém Novo/ PA(2023-07-13) FERREIRA, Maria Gislanne de Sousa Silva; SANTOS, Raul da Silveira; http://lattes.cnpq.br/8857084478164330; https://orcid.org/0000-0001-5217-9450Este trabalho tem como objetivo investigar os processos de alfabetização e letramento em uma classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Mercedes Costa de Loureiro, localizada em Santarém Novo, Pará. A metodologia utilizada é qualitativa, com base em estudos de Brandão (1981), Libâneo (2013), Beltrame (2009), Hage (2010) e outros teóricos. O estudo constatou que a Educação do Campo, especialmente as turmas multisseriadas, enfrenta dificuldades de visibilidade nas políticas públicas. A pesquisa encontrou obstáculos para acessar informações relevantes, como o Censo Escolar e avaliações da qualidade da educação, que acabam excluindo das avaliações turmas com poucos alunos na Educação Básica. Além das dificuldades enfrentadas pelas escolas rurais, a heterogeneidade das turmas, com alunos de diferentes faixas etárias, contribui para a redução da qualidade do ensino nesse modelo. Apesar dos desafios, a maioria dos profissionais e das famílias envolvidas demonstra interesse em melhorar o ensino e facilitar a aprendizagem. Apesar dos avanços na educação do Campo no Brasil, ainda existem dificuldades e desafios diários para atender às necessidades desses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A gestão no Campus Universitário de Bragança no período de pandemia da COVID-19: desafios e possibilidades(2023-06-29) SILVA, Jordana Melo da; SANTOS, Raul da Silveira; http://lattes.cnpq.br/8857084478164330; https://orcid.org/0000-0001-5217-9450O presente trabalho tem como tema a gestão no Campus Universitário de Bragança durante o período de pandemia da COVID-19, explorando os desafios enfrentados e as possibilidades surgidas nesse contexto. A pandemia representou um desafio sem precedentes para as instituições de ensino superior, exigindo a adoção de medidas emergenciais e a reconfiguração das práticas de gestão. O objetivo deste estudo é analisar como a gestão do Campus Universitário de Bragança se adaptou e enfrentou os desafios impostos pela pandemia, buscando identificar as estratégias utilizadas e as possibilidades surgidas nesse período. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, utilizando como principais fontes de dados entrevistas com gestores e docentes. Uma parte importante da pesquisa é dedicada à análise das estratégias adotadas pela gestão do campus para superar os desafios e explorar as possibilidades surgidas durante a pandemia. São identificadas ações como a criação de grupos de trabalho para o planejamento e monitoramento das atividades, a realização de capacitações para os docentes no uso de tecnologias educacionais, a implementação de sistemas de suporte psicossocial aos estudantes e a promoção de ações de solidariedade e engajamento com a comunidade. Por fim, o estudo conclui que a gestão do Campus Universitário de Bragança enfrentou grandes desafios durante a pandemia, mas encontrou possibilidades de inovação e transformação. A adaptação “rápida” e eficiente às novas demandas, a busca por soluções criativas e a preocupação com o bem-estar da comunidade acadêmica foram elementos-chave nesse processo. A pesquisa ressalta a importância de continuar aprimorando a gestão e desenvolvendo estratégias que possibilitem enfrentar futuros desafios de forma mais resiliente e preparada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança(2022-08-31) SILVA, Joelma Santos da; SANTOS, Raul da Silveira; http://lattes.cnpq.br/8857084478164330; https://orcid.org/0000-0001-5217-9450 https://orcid.org/0000-0001-5217-9450O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a percepção de inclusão e acessibilidade de estudantes do ensino superior. Desse modo, foi realizado uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e roteiro pré estabelecido com os acadêmicos dos cursos de Biologia, História, Engenharia de Pesca e Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Ao decorrer da pesquisa pudemos perceber que o lócus não está adequado a acolher esses alunos, assim foram encontradas várias problemáticas e mesmo que alguns espaços que contemplem esse público, ainda é pouco ao que esta possa ajudar estes a terem uma educação ao que se determina em Lei, com suportes e adaptadores em geral.