Navegando por Orientador "SANTOS, Adriana Maria Cruz dos"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arte de contar histórias: um parto de mim mesma!(2017-04-24) SILVA, Marluce Cristina Araújo; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arte é política, afeta e transforma: uma experiência de aprendizagem com as Crias do Curro Velho(2021-01-07) FONSECA, Thalia Santos da; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Este presente estudo gira em torno das vivências na arte com crianças e adolescentes da comunidade da Vila da Barca no projeto da Iniciação Artística do Curro Velho em Belém do Pará. Na pesquisa, da qual sou parte envolvida, me ponho na busca por compreender como as noções de afetabilidade e a fabulação são importantes, no sentido de modificar e gerar novas perspectivas dentro de realidades na periferia, instigando, assim, movimentações dessa coletividade em um ato político. Pontuo como a confiança, trajetória e representatividade dos instrutores se faz crucial durante os meses de processo de trabalho. Aponto na trajetória da pesquisa, como cada elemento que rege a construção dos espetáculos é importante para as crianças como: figurino e cenografia. Falo sobre a transformação mutua entre professor e aluno e como a arte-educação atravessou minha vida pessoal e de pesquisadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caminho de ninguém: Processo criativo de uma atuante no espetáculo Fenda do grupo de investigação do treinamento psicofísico do atuante(2021-07-03) OLIVEIRA, Tais Sawaki; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Esta pesquisa aborda o processo de criação do solo teatral “Caminho de 人間 (ningen)” que compôs o espetáculo Fenda apresentado em 2017. A pesquisa foi realizada dentro do Grupo de Investigação e Treinamento Psicofísico do Atuante, e teve como indução a obra O Rei Lear do dramaturgo inglês William Shakespeare. O presente trabalho objetiva olhar o percurso da criação do solo a partir dos documentos de processo reunidos durante a construção do mesmo, além de abordar o processo criativo sob o ponto de vista pedagógico de uma atuante em formação discutindo as possibilidades de criação a partir das metodologias utilizadas nesse processo de experimentação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Casangrá: casas que sangram(2023-06-15) FRANÇA, Tarsila Maquiavel Rosa de; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O presente artigo científico aborda de maneira reflexiva sobre o processo criativo do espetáculo Casangrá, apresentado no Teatro Universitário Claudio Barradas em novembro de 2022. Casangrá provoca uma discussão entorno dos serviços domésticos, ainda muito presente em nosso cotidiano, focando mais precisamente nas figuras da empregada doméstica e da cria de família. Para a construção do projeto foi utilizado como metodologia a memória oral e a escrevivência, resultando numa dramaturgia dramática que em alguns momentos flerta com a comicidade e uma encenação híbrida que através de elementos cênicos falam da realidade amazônida. Através deste processo criativo é discutido principalmente sobre a condição da mulher periférica na atual sociedade relacionando-a aos processos históricos do capitalismo e seus impactos na raça e gênero. Por fim, o artigo Casangrá é um grande manifesto feminista que trata sobre o processo de criação do primeiro espetáculo de Tarsila Rosa, focando na área da dramaturgia e encenação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O corpo - Encruzilhada(2017-05-22) TEIXEIRA, Joan Pablo Pina; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O Corpo-Encruzilhada é uma pesquisa sobre o processo criativo de mesmo nome, que em forma de rito cênico musical homenageia Exu e o Povo da Rua, projeto que surge a partir de práticas voltadas para a teoria queer e travestismo na rua, e o subsequente contato com a medicina da floresta, especificamente com o uso feito dentro da sincrética doutrina do Santo Daime em Belém do Pará desde 2015, e consequentemente a licença e a busca pela prática e filosofia afro-religiosa em um terreiro de Candomblé de Angola, o Rundembo Gunzo de Bamburucema Mameto de Inkissi Muagilê Oto Torodê em 2016. A organização de meu trajeto enquanto sujeito-pesquisador dá-se através de uma técnica metodológica de pesquisa que lança a imagem-força da encruzilhada como estratégia de investigação usada com o intuito de desvelar e compreender as máscaras do sujeito-pesquisador dividindo o corpo em três vias de uma encruzilhada: o corpo ancestral, o corpo político e o corpo mágico, marcado por histórias de vida e práticas dentro da arte, política e religião. A imagem da Encruzilhada também traça a grafia da metodologia de pesquisa que conta com a Etnocenologia como campo instigante para a consecução desse estudo enquanto base epistemológica, junto à correlata Auto-Etnografia, e na terceira via a Astrologia Natal que possibilita relacionar trechos do trajeto do artista-pesquisador-participante com o mapa natal, abrindo caminhos para novas formas de conceber o processo criador dentro da pesquisa em Artes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Crossplay: a liberdade da fluidez de gênero em minhas práticas de cosplay(2022-02-11) OLIVEIRA, Erika Fiore de; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O presente trabalho foi realizado com a perspectiva de um olhar sobre as minhas práticas em cosplay, traçado em uma linha de tempo cronológica. Destarte, identifico a construção da expressão da minha identidade de gênero, que flui entre os sexos e aponta uma desconstrução da noção rígida das funções de gênero no território da prática do crossplay. A realização deste trabalho teve como suporte teórico o estudo do conceito de Transexualidade Microscópica de Gilles Deleuze e Félix Guattari.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre o teatro e as projeções audiovisuais na Poética de Nando Lima(2004-11-04) PEREIRA, Luana de Fátima Sousa; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O presente trabalho tem como objetivo identificar o recurso audiovisual como uma ferramenta usada no teatro, a partir da análise das performances e da trajetória do artista visual Nando Lima. Diante disso, essa pesquisa irá discutir as questões visuais encontradas em projeções usadas pelo artista e como as suas significações se relacionam com os espectadores em termos de interação e imersão, usando a visualidade e a tecnologia como parte da cena. Para a realização desse trabalho foram analisadas duas performances: “À Sombra dos Homens Ausentes” e “Incidental”. O trabalho consiste em entrevistar Nando sobre seu trajeto artístico e quais suas propostas ao usar as projeções, além de observar características do teatro e do audiovisual inseridas em suas obras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A luta da mulher negra na Comunidade São Sebastião do município de Acará - PA(2023-06-13) SOUZA, Silvanete Lima de; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Este trabalho aborda a qualificação das mulheres quilombolas, observando a trajetória desde a formação básica até o acesso à Universidade. A perspectiva estabeleceu-se a partir de minha graduação na Escola de Teatro e Dança da UFPA, com a compreensão da importância da mesma, enquanto uma luta pelo direito à qualificação e cuja reflete na Comunidade Quilombola de São Sebastião do município de Acará, a qual eu faço parte. Na construção do Trabalho de Curso, compreendo que trago comigo as vozes de outras mulheres da minha comunidade, um coletivo, mulheres negras que lutam como eu, por uma formação de qualidade. Apresento aqui a alegria desse grupo de mulheres ao realizar o sonho que não é só delas, mas, coletivo. Há pouco tempo, essas mulheres não tinham oportunidade de atuar fora da sua comunidade, não podiam sair de casa, mas hoje atuam em vários lugares. A força deste trabalho está nessas vozes, e esta força me leva a traçar novas buscas de conhecimentos para que possamos desenvolver projetos no quilombo. Para construir esta escrita, realizei a leitura do Trabalho de Curso de Ingrid Gomes de Freitas, outra mulher negra, intitulado “Manifesto Pauta Negra: em rastros de criações (po)éticas descoloniais de uma encenadora-produtora” (Ingrid é recém concluinte do curso da Licenciatura em Teatro pela ETDUFPA, com defesa do trabalho em 27 de março, às 14 horas, sob a orientação da Profa Andréa Flores). Também tenho como leitura importante o artigo “A inserção do teatro no currículo de escola pertencente às comunidades quilombolas e suas contribuições naformação discente e na preservação da cultura” de Alex do Carmo Barbosa; Camilla Gonçalode Souza; Renata Rocha da Silva e Renan da Silva Batista em:Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava vir brincar(2023-06-19) COSTA, Rebeca Cavalcante; SANTOS, Adriana Maria Cruz dosAo recordar as brincadeiras de ruas vivenciadas na infância, evidencia-se como essas brincadeiras estimularam criatividade, imaginação e interação com outras crianças. Partindo de experiências pessoais vividas na infância, reflete-se sobre a importância das brincadeiras de rua como estimulo ao desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância das brincadeiras de rua na vida das crianças, assim como o desenvolvimento cognitivo ajuda na vida delas e como o teatro caminha no desenvolvimento infantil juntamente com as brincadeiras, tendo como base memórias pessoais enquanto criança e as contribuições teóricas de Viola Spolin e Tizuko Kishimoto, que desenvolveram técnicas que utilizam o jogo e a improvisação como ferramentas para o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais. Explorando as ideias de Spolin, destaca-se como suas abordagens podem ser aplicadas nos jogos teatrais, ressaltando a importância da liberdade, da espontaneidade e do trabalho em grupo nesse contexto, onde o brincar entrecruza as potencias desses jogos. Por sua vez, Tizuko Kishimoto, é a referência em Educação Infantil, discute a importância das brincadeiras e do brincar na formação da criança. Deste modo, este TCC destaca as brincadeiras de rua proporcionam aprendizado significativo, desenvolvimento motor, socialização, resolução de problemas e construção de identidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ser-atriz e ser-professora – a busca pelo ser-perfeito: atravessamentos de uma trajetória na Graduação em Teatro(2017-04-25) SILVA, Renata dos Santos; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O presente estudo gira em torno da seguinte questão: “para ser professora/professor de Teatro, é preciso ser atriz/ator?”. Este questionamento impulsiona a pesquisa e a minha formação profissional. O trabalho expõe os caminhos percorridos por mim, uma discente de Licenciatura em Teatro que desejava ser atriz, mas se viu em um curso que a formaria professora de Teatro. Aponto relevâncias que atravessam e transformam o processo de pesquisa. A partir do mito grego das almas gêmeas, o qual tomo como analogia, divido-me em duas metades: o ser-atriz e o ser-professora, que buscaram se encontrar para formar o ser-perfeito. Baseio-me em minhas vivências, sentimentos, sensações e escolhas que fiz, buscando responder à pergunta exposta. Não almejo que minha trajetória seja tomada como único modo de resolução da questão. Quero provocar reflexões, pois a pergunta existe para que cada um analise-a de acordo com a sua prática. Tenho encontros com autores que trazem luz aos meus relatos e análises sobre o processo de construção do meu ser-perfeito, entretanto, opto por produzir esta pesquisa, prioritariamente, a partir da autoridade que tenho, e que só eu tenho, para falar sobre meu trajeto teatral e as descobertas da atriz e professora que sou. Não concluo dizendo “sim” ou “não” ao questionamento, pois a única certeza que tenho é que nada está finalizado. Esse ser-perfeito existe mesmo? Estou em estado de busca, esse “ser” está em construção, busco o que me falta, o ser-perfeito quer revelar a busca, o “ser” é futuro.