Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "SANTANA, Ronaldo Henrique"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafio docente na complementação do currículo escolar em uma turma multiano (8° e 9°) ano
    (2018-06-17) FREITAS, Suziane Pereira de; FORMIGOSA, Marcos Marques; http://lattes.cnpq.br/0734899288695479; SANTANA, Ronaldo Henrique; http://lattes.cnpq.br/1079251543891380
    O presente trabalho visa discutir o desafio do trabalho docente na complementação do currículo escolar em uma escola do campo, tendo como base seus aspectos teóricos e práticos na relação que se estabelece a complementação da prática pedagógica para dentro da sala de aula no processo do ensinar-aprender. O ponto principal a ser tratado nesse estudo são as contribuições que os docentes realizam para complementar o currículo escolar em turma multiano nas escolas rurais, no município de Pacajá estado do Pará. Em seguida, discute como os currículos tem se materializado nas escolas do campo e como estas concebem a prática pedagógica, discutindo suas relações e suas implicações. Por fim, apresenta discussões sobre as características das classes multiano enfocando os limites e possibilidades do exercício profissional neste contexto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Evasão escolar na escola São Benedito nos anos de 2010 a 2018: causa e consequências
    (2019-06-14) SILVA, Cícero Jacinto dos Santos da; SANTANA, Ronaldo Henrique; http://lattes.cnpq.br/1079251543891380
    O presente artigo aborda a temática, evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Benedito, localizada no município de Senador José Porfírio, no baixo Xingu, interior do estado do Pará. A fim de mostrar avanços e desafios da escola em questão sobre evasão escolar, identificar o perfil dos alunos evadidos, suas peculiaridades e os motivos nos quais contribuiu para a saída dos mesmos da escola a partir da abordagem de caráter quantitativo e pesquisa semiestruturada, executada junto a comunidade Nossa senhora Aparecida e análise de dados da Secretaria Municipal de Educação. No desenrolar da abordagem foi possível compreender de que maneira a comunidade, escola e SEMED vem se posicionando mediante o assunto. A diversidade de fatores, como questão familiar, problemas sociais, indisciplina a problemática observada como se configuram na prática, não possuem ações que amenizem a situação apresentada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial de formação acadêmica no curso de Licenciatura em Educação do Campo
    (2018-05-17) SANTANA, Maria Aparecida Gomes; SANTANA, Ronaldo Henrique; http://lattes.cnpq.br/1079251543891380
    O presente trabalho teve como objetivo compreender e discutir a importância da educação formal como fundamental para o desenvolvimento humano, a partir das experiências adquiridas ao longo da minha trajetória escolar, sobretudo no curso de Licenciatura em Educação do Campo. As metodologias usadas foram: pesquisas bibliográficas, observação in loco, tempo comunidade e produção de relatórios, onde foi possível obter dados de práticas pedagógicas e estrutura escolar do município de Pacajá/Pa. Tendo como referencial teórico para essa discussão alguns autores como: Cortella, (2011), Pimenta, (2012), Hébette, (2002), Fernandes, (2012), Kralsilchik, (2007), Henriques, (2007). Havendo alguns avanços na área da educação, principalmente no campo, percebeu-se que as políticas educacionais voltadas para os povos do campo ainda não foram pensadas e desenvolvidas levando em conta suas particularidades.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Precarização das escolas do campo: reflexões acerca da situação docente numa escola de Pacajá, Pará.
    (2018-06-26) SILVA, Thaynara Noronha; SANTANA, Ronaldo Henrique; http://lattes.cnpq.br/1079251543891380
    Esta investigação partiu da problemática de como se configura o trabalho docente nas escolas com classes multiano e suas relações com o estado de precarização vivenciado nas escolas públicas do campo. Assim, o objetivo geral é analisar o trabalho docente numa escola do campo e a precarização que configura o contexto concreto dos sujeitos do campo em uma escola pública, a partir da realidade de classes de multiano, localizada no município de Pacajá, estado do Pará. Após o diálogo com o referencial bibliográfico, e através das discussões e análises obtidas através das intervenções na comunidade, pode-se aferir que a realidade vivenciada pelos professores nas escolas do campo do município evidenciam grandes desafios como o espaço físico da escola, onde supre o básico à necessidade tanto dos alunos, quanto dos professores, porém, deixa muito a desejar como, por exemplo, uma infraestrutura inadequada como ventilações, banheiros, carteiras, livros e etc, carentes de políticas públicas educacionais e acompanhamento efetivo do poder público. A melhoria quanto às condições de trabalho assim como a formação de seus educadores faz-se necessário para que aconteça uma educação de qualidade, que identifique a realidade sobre a qual vive o povo do campo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA